Vídeo Marketing

Como Usar o OBS Studio Corretamente?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em novembro 3, 2021

Quer aprender como usar o OBS Studio para gravar vídeos e editar seus conteúdos? Com o programa baixado e instalado em seu computador, você pode iniciar uma gravação sem grandes dificuldades.

Ele é bastante útil para quem deseja apresentar slides e fazer vídeos explicativos para o Youtube, como, por exemplo, o passo a passo de como realizar algo ou um vídeo tutorial.

Então, leia este post para acompanhar as dicas! Boa leitura!

Você também vai gostar de saber: “O que é Vlog e Como Fazer Para Ganhar Dinheiro?

como usar obs studio

Entenda Como Usar o OBS Studio

Que Elementos Estão Presentes na Interface?

A parte central é dedicada a exibir o que você transmite ao vivo, por exemplo, ou o que você grava. Quando você abre o OBS, essa tela geralmente fica preta.

Na parte superior está a barra de menu a partir da qual você pode acessar todas as funções do programa.

Na parte inferior, por outro lado, há seções, por exemplo, de cenas, mixer de áudio, transições de cena, controles e outras, que são mostradas em pequenas janelas.

Como Incluir uma Fonte de Áudio no OBS Studio

Para incluir uma fonte de áudio, primeiro clique no + e escolha a opção Captura de entrada de áudio. Depois, clique em Ok.

Em seguida, basta selecionar qual dispositivo de áudio vai usar e ir de novo em Ok. Agora, vai aparecer uma lista de fontes, além da opção Captura de Entrada de Áudio.

Como Criar uma Janela de Apresentação no OBS Studio

Para entender como usar o OBS Studio e criar uma janela de apresentação, clique no + e escolha a opção Captura de Janela.

Selecione a alternativa para Mostrar janelas com nomes vazios e escolha a janela da sua apresentação.

Se for, por exemplo, uma apresentação em Power Point, selecione o arquivo na lista.

Como Usar o OBS Studio para Transmissão ao Vivo

Se você quiser fazer uma live no Youtube, pode usar o OBS Studio. Primeiro, abra o OBS, vá em Configuração e, em seguida, na aba Stream.

Selecione Servidor de Streaming Personalizado. Depois, é só clicar no ícone de câmera no canto superior direito do YouTube e optar por Transmitir ao Vivo.

Agora, você pode dar um nome para a descrição e clicar em Criar. Vai abrir outra janela, na qual está a opção Configurações de Transmissão. Copie a chave e a URL e cole nos campos da OBS.

Depois de escolher a plataforma de streaming a ser usada, você pode inserir os dados da sua conta ao conectar a conta ou no botão para usar o código ao vivo.

Após esta configuração inicial, pressione o botão para prosseguir e finalize.

No caso de streaming de conteúdo de vídeo, por exemplo, deve-se destacar que, por se tratar da transmissão de dados em tempo real pela internet, pode ser necessário ajustar a qualidade de áudio e vídeo.

O requisito mais relevante para streaming é, na verdade, a largura de banda de upload disponível para a conexão com a internet.

Como Incluir Cenas e Fontes

Para aprender como usar o OBS Studio, no seu vídeo, você pode incluir cenas e fontes. Para quem não está familiarizado com a ferramenta, ela funciona por meio de uma estrutura de cenas.

Cada cena é transmitida uma por vez. Então, você consegue personalizá-las. Para criar uma cena, basta clicar no + no canto inferior da tela. Depois, digite um nome para a cena e vá em Ok.

Já para incluir fontes de captura, como webcam, computador ou câmera, clique no + abaixo da listagem de fontes.

Depois, cada fonte é exibida e você pode incluir um novo recurso à cena. Para excluir a fonte, contudo, é só clicar no sinal de menos.

Como Usar o OBS Studio para Gravar com Duas Câmeras

É possível usar duas câmeras no OBS Studio. Portanto, é diferente de uma live no Youtube ou no Facebook, por exemplo, quando isso não é possível. Com isso, você pode fazer cortes e deixar o vídeo mais dinâmico.

Então, basta conectar as câmeras ao computador para ativá-las. Escolha o ícone Dispositivo de Captura de Vídeo. Em seguida, vai abrir uma janela e você seleciona a câmera que vai utilizar clicando em Ok.

Depois, para adicionar a segunda câmera, repita o mesmo procedimento. Portanto, você escolherá outra câmera diferente da primeira. É só isso!

Na hora da transmissão, você pode definir, por exemplo, qual imagem quer que os espectadores vejam.

Como Apresentar Slides

Ainda para quem deseja saber como usar o OBS Studio, caso você faça um vídeo review para o Youtube ou se você for gravar um vídeo explicativo, o recurso de slide é bastante útil.

As apresentações em slides deixam o conteúdo mais completo e facilitam o entendimento do espectador.

No caso de vídeo review, este recurso é utilizado para quem deseja fazer vendas como afiliado explicando como é o produto e apontando seus pontos positivos.

Para exibir slides, o procedimento é um pouco mais complicado. Vamos ver como é?

Apresentação de Slides

Antes de tudo, clique no + e opte por Apresentação de slides. Depois, digite o nome da apresentação e vá em Ok.

A próxima etapa é escolher o comportamento de visibilidade e o modo slide. Se você vai produzir um conteúdo mais teórico, escolha “Sempre reproduzir, mesmo quando não visível”. Defina também a opção Manual, para usar teclas de atalho.

Vale lembrar que essa apresentação de slides não é em documento ppt, como acontece em arquivos de computador para esse fim. Logo, a apresentação é por imagens.

Adicionar Pastas ou Arquivos

Vamos ver o próximo passo de como usar o OBS Studio. Para iniciar a apresentação, clique no + após descer a barra de rolagem e vá em Adicionar Pastas ou Adicionar Arquivos.

Escolha uma delas e, quando uma nova janela abrir, você consegue identificar onde as imagens da apresentação se encontram. Escolha os arquivos e clique em Abrir.

Além disso, faça uma numeração das imagens para que elas fiquem na sequência. Depois de adicionar as imagens de transmissão, é só clicar em Ok.

Controle dos Slides

Quanto ao controle dos slides, você faz por meio de atalhos do teclado. Contudo, isso só acontece depois que você adiciona os slides na cena.

Então, abra as configurações para criar um atalho. Clique, em seguida, em Teclas de Atalho e vá até Apresentação de Slides.

Nessa etapa, clique no atalho que deseja e no botão do teclado para exibir aquela função. Por exemplo, você pode escolher as setas do teclado para prosseguir ou recuar nos slides.

OBS Studio para Gravar o Vídeo

Para começar a gravação, vá em Configurações e ajuste o formato da saída de vídeo. O formato mais comum é o mp4, que possui alta qualidade e não é muito pesado.

Basta clicar em iniciar gravação e começar a apresentação do trabalho. Escolha Apresentação em tela cheia e o vídeo será gravado na pasta selecionada em Configurações e Saída.

Por fim, você consegue fazer o download se quiser postar no Youtube.

Espero que este post tenha sido útil! Deixe seu comentário e até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.