Quando falamos em Youtube SEO, estamos nos referindo as estratégias de otimização para canais e vídeos. O objetivo é melhorar o posicionamento do conteúdo nos resultados de busca.
A saber que o Youtube é a maior plataforma de vídeos de toda a internet, devemos compreendê-lo como sendo também, um dos maiores buscadores do mundo. Afinal, o Google e o Youtube fazem parte da mesma empresa e estão cada vez mais unificados.
Boa parte das pessoas prefere fazer pesquisas no Youtube do que no próprio Google. Isso porque, obter soluções em formato de vídeo facilita o entendimento. Por isso, o formato de conteúdo em vídeo é o que mais converte no Marketing Digital.
Nesse sentido, ao aplicar as técnicas de SEO no Youtube, você aumenta (e muito) suas chances de ranqueamento dentro e fora da plataforma.
Você também vai gostar de saber: “7 Ideias de Vídeos Virais para Gravar para o Youtube 2021“
O que é e Como Funciona o Youtube SEO?
Em síntese a sigla SEO significa Search Engine Optimization, que por sua vez, representa um conjunto de estratégias de otimização da experiência do usuário. Todas essas estratégias visam melhorar o posicionamento de uma página, site, blog ou vídeos, nos mecanismos de pesquisa da internet.
De modo geral, o SEO é usado para melhorar o ranqueamento de sites e blogs dentro do Google. Dessa forma, é possível ter uma página entre as primeiras posições, sem precisar pagar por anúncios patrocinados.
No entanto, o Youtube SEO veio para fortalecer esse tipo de estratégia. Como resultado disso, muitas pessoas estão conseguindo viralizar seus vídeos, fazendo com que seus canais cresçam rapidamente, sem precisar anunciar no Youtube Ads.
Dentro do Youtube o SEO funciona da seguinte forma:
- Um criador de conteúdo define qual será a palavra-chave usada em seu vídeo;
- Feito isso, ele cria um título e uma descrição que tenham essa palavra-chave inserida dentro;
- Além disso, as tags do vídeo e a thumbnail, também podem receber essa palavra-chave;
- O objetivo disso é fazer com que seu vídeo seja encontrado, sempre que alguém buscar por um termo que tenha a palavra-chave em questão;
- Quanto mais vídeo o criador de conteúdo otimizar em SEO, mais bem posicionado ele ficará na plataforma.
Toda essa “mágica” só é possível, porque os robôs da plataforma são capazes de encontrar canais e vídeos que correspondem às buscas dos usuários. Atribuímos a essa capacidade, a fórmula secreta dos algoritmos do Youtube, que por sua vez, considera diversos fatores antes de sugerir um vídeo.
Youtube SEO: Como fazer corretamente?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o Youtube SEO, vamos conferir algumas dicas para aplicá-lo corretamente em seu canal:
Defina sua Palavra-chave
Em primeiro lugar, será preciso encontrar sua palavra-chave. Existem diversos sites que auxiliam nessa busca. Mas, antes de tudo, você precisa pensar naquilo em que sua audiência deseja assistir.
Se o seu canal é de Marketing Digital, por exemplo, pense em um conteúdo que responderá as dúvidas dos usuários. Feito isso, pense em uma palavra-chave que poderá chamar a atenção deles.
Para encontrar os melhores termos para criar seu conteúdo, sugiro que você utilize o site do Ubersuggest. Inclusive, fiz um artigo ensinando como usar a extensão do Ubersuggest corretamente. Confira!
Faça a Otimização do Título e Descrição
Depois de ter criado um conteúdo utilizando a palavra-chave escolhida, é hora de colocá-la no título e em sua descrição.
Lembre-se que os algoritmos do Youtube são muito inteligentes, portanto, você precisa citar sua palavra-chave no vídeo (já que o algoritmo reconhece sua fala para exibir legendas); usar a palavra-chave no título e na descrição.
Ao realizar essa otimização básica, ficará mais fácil ser encontrado pelos usuários, através da busca dentro da plataforma. Pois, seu vídeo poderá ser sugerido com uma frequência muito maior!
Crie um título atraente e chamativo, mas evite enganações e falsas promessas. Coloque no título, o que o usuário realmente encontrará em seu vídeo.
Adicione Tags
Embora, recentemente, o Youtube tenha derrubado as tags, como sendo algo fundamental para os vídeos, continuar utilizando-as fará com que seu vídeo seja encontrado com facilidade. Isso porque, as tags servem, sobretudo, para buscas erradas. Isto é, termos que digitamos errado, mas que o algoritmo consegue interpretar corretamente.
Exemplo: “Yutube” ou “Yotube”. Se você usar tags que fazem menção a sua palavra-chave, mas estão escritas erradas, o algoritmo saberá do que se trata seu vídeo. E sempre que alguém digitar algo errado, poderá indicar seu conteúdo.
Mas usar tags escritas corretamente, também é uma ótima opção. Visto que, elas poderão melhorar o alcance dos seus vídeos.
Crie uma Capa Persuasiva
Atualmente o Youtube considera um vídeo bom se a taxa de clique estiver alta.
Segundo a própria plataforma, para aumentar a taxa de cliques de um vídeo, é preciso chamar a atenção com o título e com a capa (miniatura).
Você pode criar sua thumbnail pelo Canva (site gratuito de criação de imagens) ou em outros sites. Mas, lembre-se de criar algo inovador e que represente exatamente o que seu conteúdo tem a dizer.
Leia também: “Thumbnail: O que é e Por que Usar?”
Aumente a Retenção do seu Vídeo
Quem é Youtuber sabe que a retenção do vídeo é outro fator determinante para que o Youtube recomende o conteúdo. Ela consiste em “segurar” o usuário por mais tempo dentro da plataforma.
Para conseguir fazer com que os usuários te assistam por mais tempo, o ideal é criar vídeos de pelo menos 10 minutos.
Existe uma “lenda” de que o Youtube prefere vídeos acima de 10 minutos. Mas na verdade, o que o Youtube realmente gosta é de pessoas assistindo seus vídeos.
Sendo assim, se você criar um vídeo de 5 minutos que prendam as pessoas nele, do início ao fim, será muito melhor do que criar um vídeo de 10 minutos, onde as pessoas assistem apenas 2 min.
Não Foque no Número de Inscritos
O Youtube já deixou claro que o número de inscritos é uma consequência do trabalho bem feito. Por isso, ele precisa de um canal que faça um grande número de visualizações, independentemente, do número de inscritos.
Nesse caso, fazer um conteúdo original e de qualidade, é o mais importante para se dar bem na plataforma. Inclusive, no Youtube SEO.
Sempre que for gravar seu vídeo, lembre-se de falar sua palavra-chave no vídeo. Além disso, crie um enredo que chame a atenção dos usuários.
Outro aspecto relevante é criar uma conexão com as pessoas que estão assistindo. Tente se aproximar das pessoas e crie um elo entre vocês. Dessa forma, as visualizações aumentarão e, por consequência, o número de inscritos subirá naturalmente.
Compartilhe os Vídeos nas Redes Sociais
Por fim, é preciso compartilhar os vídeos nas redes sociais. O Youtube considera essa prática importante para melhorar o posicionamento do conteúdo dentro da plataforma.
Sempre que publicar um vídeo novo, copie o link e publique no Facebook, WhatsApp, Twitter e em outras redes sociais que você tiver!
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