Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Comunidade do YouTube: Como usar?

Vídeo Marketing

Comunidade do YouTube: Como usar?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 30, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

A aba Comunidade do Youtube é mais um recurso que facilita sua comunicação com seus inscritos. Além de melhorar o engajamento do seu canal, ela serve como um recurso de aproximação entre você e seus seguidores.

Sabemos que as mídias sociais possuem dezenas de recursos para melhorar o engajamento de quem depende dos perfis para vender ou promover uma marca na rede. E com o Youtube, isso não seria diferente!

Atualmente, o Youtube é o maior site de vídeos do mundo e, “crescer no Youtube” tem sido o sonho de muita gente. Afinal, ao produzir conteúdo dentro da plataforma, é possível ganhar uma grana considerável, sem precisar sair de casa.

Nesse sentido, o Youtube disponibilizou para seus criadores, a aba “Comunidade do Youtube” – onde os produtores de conteúdo podem fazer postagens para interagir com os inscritos. E é sobre essa funcionalidade que falaremos hoje!

Você também vai gostar de saber: “Hacks para Aumentar Views no Youtube

Comunidade do YouTube

O Que é a Comunidade do YouTube?

Antes de mais nada, você precisa saber que a Comunidade do Youtube funciona como uma espécie de feed de publicações. Ou seja, é “tipo o Facebook”, onde você pode publicar seus pensamentos para seus amigos que te seguem.

Através dessa aba, o criador de vídeos pode publicar textos; imagens; GIFS; links; criar enquetes e; promover seus vídeos do canal.

Portanto, essa ferramenta ajuda a impulsionar o conteúdo do criador, onde ele pode usá-la como um “lembrete” para os inscritos visualizarem seus vídeos novos, bem como pode usá-la para divulgar outros projetos e ideias.

E, assim como acontece no Facebook, por exemplo, os inscritos podem interagir com essas postagens. Curtindo, “descurtindo” e comentando nas publicações.

Como a Comunidade do Youtube Funciona?

Quando a aba Comunidade do Youtube está ativa no canal, ela aparece tanto na seção Início do canal, quanto no feed dos inscritos. Ou seja, aparece na timeline junto com publicações de outros canais.

Mas, antes que você corra para usufruir dessa ferramenta em seu canal, saiba que o Youtube solicita que o dono do canal atenda a alguns requisitos para ter acesso a esse recurso. São eles:

  • É necessário ter mais de 1.000 inscritos no canal;
  • Não pode ter penalização no canal, como por exemplo, ter um vídeo removido pela plataforma por infringir regras ou direitos autorais;
  • O canal não pode ser definido como “conteúdo para crianças”;
  • É preciso ativar o layout de canal personalizado.

Para ativar a opção de personalização, basta acessar seu canal e clicar no botão azul “Personalizar o Canal”. Você será redirecionado(a) para uma página onde pode definir como deseja que seu canal apareça para os inscritos.

Quais são os Benefícios de usar esse Recurso?

Sem dúvidas, o maior benefício da Comunidade do Youtube é o engajamento. Conseguir melhorar o engajamento do seu canal através de publicações corriqueiras, pode te ajudar a aumentar o número de visualizações e, consequentemente, sua renda com o canal.

Além disso, você pode promover outros links, como os de afiliado, por exemplo. Isto é, se você divulga produtos relacionados com o que você fala nos vídeos, pode inserir um link na postagem para influenciar os inscritos a comprarem de você.

Outro grande benefício está na possibilidade de conhecer sua audiência e saber o que eles querem ver no canal. Ao criar enquetes, por exemplo, você consegue entender o que mais atrai os inscritos. Dessa forma, pode produzir um conteúdo ainda mais específico. Como resultado, seu engajamento aumentará ainda mais!

Salve para ler depois: “Como Ver o Contador de Inscritos do Youtube

Como Usar a Comunidade do YouTube?

Agora vamos aprender como usar a Comunidade do Youtube para melhorar ainda mais sua produção de conteúdo.

Em primeiro lugar, assim que sua aba Comunidade ficar ativa, ela aparecerá no cabeçalho do seu canal. Confira a imagem abaixo para saber a localização exata da aba:

Comunidade do YouTube

Dito isso, anote aí algumas dicas importantes para usar esse recurso a favor do seu canal:

Use a Comunidade para Promover seus Vídeos

Você pode promover vídeos novos e vídeos que não tiveram um bom engajamento. Para fazer isso, siga o seguinte passo a passo:

  • Acesse a aba de Comunidade em seu canal;
  • Clique em “Adicionar um vídeo existente do YouTube”;
  • Escolha o vídeo que será divulgado e pronto.

Usando a Comunidade para Promover Produtos

Como citei anteriormente, você pode usar esse recurso para promover seus produtos como afiliado, por exemplo. Para tal, basta escrever uma boa chamada para ação e inserir o link do produto.

Mas atenção: Promova apenas produtos que tem a ver com seu conteúdo no Youtube, do contrário, seus inscritos poderão perder o interesse em continuar te seguindo, e você terá um efeito contrário. Ou seja, vai perder seguidores em vez de ganhar mais!

Crie Enquetes e Faça Pesquisas de Interesses

Uma outra opção excelente para melhorar o engajamento do canal é criar enquetes.

Quando você criar uma enquete, instiga o usuário a respondê-la e isso pode te ajudar a criar conteúdos mais específicos para sua audiência.

Além disso, com pesquisas de interesses, você abre espaço para que os inscritos escolham o tipo de conteúdo que desejam ver no canal. Isso é uma ótima maneira de crescer ainda mais no Youtube.

Conclusão

A Comunidade do Youtube é um lugar pouco explorado que ao ser utilizado com sabedoria, pode potencializar ainda mais o conteúdo do seu canal.

E se você ainda não atende aos requisitos do Youtube para ter acesso a esse recurso, vou deixar aqui alguns links importantes que te ajudarão a melhorar seu alcance na plataforma:

Ficou com alguma dúvida? Se Inscreva no Meu Canal e assista minhas aulas sobre engajamento na internet. São aulas gratuitas para quem deseja ter uma renda extra ou fazer do Marketing Digital uma carreira de sucesso!

Te espero por lá! Abraços!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Replies to “Comunidade do YouTube: Como usar?”

O que é Twitch e Como fazer lives na plataforma?

[…] Vídeo Marketing […]

Como conseguir 4 mil horas e 1 mil inscritos no Youtube 2021

[…] Salve para ler depois: “Comunidade do YouTube: Como usar?“ […]