Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como gravar videoaulas: Tutorial com Passo a Passo

Vídeo Marketing

Como gravar videoaulas: Tutorial com Passo a Passo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 10, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Aprenda como gravar videoaulas com um tutorial didático e bem simples que preparei para você. Confira e aproveite para se dar bem no mundo EAD.

Depois que a pandemia se instalou no planeta, muitas pessoas tiveram que trabalhar remotamente. Nesse sentido, aprender como gravar videoaulas se tornou uma necessidade. Visto que, muita gente teve que migrar seus escritórios ou mesmo, suas salas de aulas, para dentro de casa.

No entanto, existe uma outra parcela de pessoas que, compreendeu, os benefícios de criar cursos online para vender em plataformas de afiliação, como a Hotmart e Monetizze, por exemplo.

Em síntese, se você faz parte do primeiro grupo de pessoas, que precisou migrar “do trabalho para casa”, ou do segundo, que deseja criar seu próprio curso – saiba que esse artigo é para você!

Você também vai gostar de saber: “Como fazer um Lançamento de Produto de sucesso?

O que Fazer Antes de Começar a Gravar Videoaulas?

Em primeiro lugar, o planejamento deve ser considerado um dos aspectos mais relevantes de todo o processo.

Imagine você, comprar um curso ou preparar-se para assistir uma aula e, de repente, perceber que o professor não sabe o que está dizendo, simplesmente, porque não se preparou para isso.

Isso é péssimo, não é?

Em função disso, antes de aprender como gravar videoaulas, comece fazendo o seguinte:

  • Crie um Conteúdo em Ordem Cronológica – Isso significa que, todo curso ou toda aula precisa de uma introdução; desenvolvimento e; conclusão. Por isso, sempre que começar um conteúdo, atente-se para a qualidade dele, bem como para a importância de sua apresentação estar em ordem cronológica. Dessa forma, seus alunos conseguirão compreender o que está sendo dito.
  • Separe as Aulas em Módulos – Todo curso ou toda aula precisa ser dividida em módulos. E isso, é importante para que os alunos conseguiam assimilar o conteúdo, aumentando a absorção do que foi ensinado. Quando você divide as aulas em módulos, consegue organizar sua disciplina ou seu curso, a fim de que todos os alunos e você mesmo, não se perca durante o aprendizado.
  • Ofereça Materiais Complementares – Outro ponto importante é que seus alunos precisam de materiais complementares para aperfeiçoar seus conhecimentos. Ainda que a aula seja deveras importante, incluir textos, links e outros tipos de arquivos, irá garantir que o aprendizado seja ainda maior!

Como gravar videoaulas

Passo a Passo de Como Gravar Videoaulas

Lembre-se que antes de começar a gravar suas aulas, você precisa saber ter em mente que seus alunos estão em busca de algum conhecimento. E, por isso, seu conteúdo não será apenas um entretenimento. É necessário entregar valor para quem assiste.

Dito isso, vamos ao tutorial:

Você já deve imaginar que os equipamentos são uma parte importante do processo, certo?

Pois bem…

Câmera

A câmera é essencial. Ainda que você use um celular para gravar, ele precisa ter uma boa qualidade de imagem, sobretudo, nos vídeos.

Sua câmera ou seu celular, precisa gravar em alta resolução. Minha dica é: opte por um celular ou uma câmera que grave em Full HD. Mas, a imagem em HD já será de grande valia!

Tripé

O tripé é outro equipamento essencial para quem vai gravar videoaulas. Isso porque, seus vídeos não podem ficar tremidos ou desfocados.

Com um tripé simples, você já consegue manter sua câmera ou seu celular estabilizados para produzir boas imagens.

Microfone

Outro fator essencial de uma aula bem gravada é o microfone. Isso porque, ninguém consegue assistir uma aula até o final, se o áudio não estiver bem gravado.

A qualidade do som é tão importante quanto a qualidade da gravação.

Atualmente, existem muitos microfones bom e barato no mercado. Incluindo, microfones de lapela para celular. Confira aqui.

Iluminação

A iluminação também é muito importante, pois, sua aula não pode ficar escura. Do contrário, dificilmente alguém conseguirá identificar o que você está apresentando.

Para garantir que sua aula fique bem iluminada, recomendo um anel de luz iluminador. Esse adereço é muito usado por Youtubers. E serve para professores e outros profissionais que desejam gravar suas próprias videoaulas.

Cenário

Uma outra parte importante que deve ser considerada, é o local onde você gravará suas aulas.

O cenário não precisa ser requintado, mas precisa ser bem ajustado.

O ideal é que toda aula seja gravada em um mesmo local. Ou seja, que seja gravada sempre em um local bem iluminado e organizado.

Você pode gravar suas aulas com apenas uma parede atrás de você, desde que ela esteja limpa e iluminada. Assim como, você pode decorar um cantinho da casa, deixando-o mais personalizado.

Edição

Por fim, chegamos ao ponto mais relevante de todos, a edição.

A edição de vídeo precisa ser muito bem-feita. Pois, ela será fundamental em todo o processo. Recorte tudo o que não for essencial e, certifique-se de tudo o que é importante, apareça nas aulas.

O áudio também pode ser melhorado durante a edição, aumentando o volume e removendo ruídos. Para isso, procure um bom editor de áudio. Na internet, existem muitos editores gratuitos.

Aproveite para ler depois: “Como Editar Vídeos Caseiros para Youtube

Dicas Bônus

E para assegurar que seu trabalho fique perfeito, quero te dar duas dicas bônus, que particularmente, considero fundamentais:

  • Não fique enrolando durante a aula – Seja breve e conciso. Ou seja, fale o que precisa ser dito, sem enrolação. Quando você consegue passar a informação de maneira concisa, garante que seus alunos fiquem focados na aula. Portanto, não fique “enchendo linguiça” e use a edição para garantir que a aula fique perfeita!
  • Fale com calma, porém, na velocidade certa – É muito importante que seus alunos compreendam o que está sendo dito. Nesse hiato, cuidado com a dicção. Fale pausadamente, porém, não fale muito devagar. O mesmo vale para a fala acelerada. Não fale correndo. Respeite o ouvinte e se coloque no lugar de quem está assistindo seus vídeos.

Bom, em resumo, essas são minhas dicas para quem deseja aprender como gravar videoaulas em casa.

Você já sabe que não precisa de muitos recursos para iniciar seu projeto ou dar continuidade em seu trabalho. Mas, já percebeu que é muito importante estar ciente do que precisa ser feito para conseguir realizar um bom trabalho!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos do Facebook e até a próxima!

Abraços e sucesso!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.