Marketing Digital

Como se tornar um Profissional de Marketing Digital?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 8, 2015
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O mercado está em constante mudança, trazendo novas maneiras de gerarmos negócios e também abrindo oportunidades para profissionais em áreas até então desconhecidas.

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Vamos falar, neste artigo, sobre como você pode se tornar um profissional de marketing digital com algumas dicas simples. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também os artigos o que um consultor de marketing digital faz em uma empresa e qual é o salário de um consultor de marketing digital.

Como funciona o Marketing Digital?

O marketing digital inclui técnicas e ferramentas utilizadas no marketing online para divulgação de produtos e serviços pela internet. Por ser um mercado amplo, podem existir diversos perfis profissionais, abrindo uma grande oportunidade tanto para quem busca uma nova carreira em alguma empresa, como consultor ou até dono do próprio negócio.

O profissional de marketing digital deve, de uma maneira mais ampla, conhecer as ferramentas necessárias para promover marcas, produtos e serviços, gerando aumento na captação e na retenção de clientes.

Veja, a seguir, algumas das principais características e habilidades de um profissional da área de marketing digital:

  1. Conhecimento sobre gestão de marcas:

Todos os conceitos de marketing tradicional se aplicam ao marketing digital e devem ser conhecidos pelos profissionais. Saber desenvolver a imagem de marcas, analisar seu público-alvo, definir corretamente produtos e serviços fazem parte dos conhecimentos de marketing mais importantes.

A identidade da empresa ou da marca deve ser bem definida antes de se traçar qualquer estratégia de promoção ou comunicação online, montando-se um bom planejamento de marketing online;

  1. Conhecimentos sobre a geração de conteúdo:

Fazer propaganda é coisa do passado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes com o acesso às informações e não querem mais serem bombardeados por propagandas de produtos e serviços.

Portanto, aprender a levar valor ao mercado é fundamental para se ter sucesso e quem faz muito bem este trabalho é o marketing de conteúdo, gerando informação em diversas mídias, sejam através de artigos, vídeos, áudios, cursos, infoprodutos ou quaisquer outros formatos próprios para o meio digital;

  1. Conhecimentos sobre mídias sociais:

A internet é formada por pequenos grupos de pessoas que se conectam através de links e que se definem por interesses comuns. Estes grupos formam as chamadas mídias sociais como redes, fóruns e quaisquer locais na internet que conectem pessoas.

As mídias sociais são hoje o maior veículo de comunicação dentro do ambiente digital. Dentro das mídias sociais, o profissional de marketing digital precisa entender sobre cada plataforma existente, a geração de contatos, estratégias de divulgação e formas de promover e comercializar produtos e serviços;

  1. Conhecimentos sobre as ferramentas de análise:

Mais importante do que saber criar estratégias é saber analisar se os resultados estão de acordo com as propostas inicialmente definidas e quais as mudanças necessárias para se atingir cada meta.

Existem muitas formas de análise e métricas para controle dos números relacionados ao marketing digital. Esta, provavelmente, é uma das melhores habilidades do profissional de marketing digital que está apto a definir propostas e também analisar se os resultados estão satisfatórios ou não;

Conclusão

O profissional de marketing digital precisa estar antenado com todas as tendências tecnológicas, incluindo-se os novos recursos associados à internet, às ferramentas disponíveis para promoção e divulgação de produtos e serviços, assim como as maneiras de se analisar cada indicador de controle.

Confira 10 Lições sobre Marketing:

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