A internet provocou grandes mudanças na sociedade e também na maneira como geramos e fazemos negócios. Com este crescimento, houve também uma mudança drástica no comportamento do consumidor, que passa a ter acesso a muitas informações e, com isto, se torna mais exigente e mais comunicativo em relação às suas necessidades.
O que são as mídias sociais?
As mídias sociais são ferramentas poderosas para aumentar o alcance de seu negócio já que possibilitam o contato direto com muitas pessoas do seu público-alvo, promovendo um contato rápido e eficaz entre empresa e consumidores.
Mas como podemos usar as mídias sociais para desenvolver novos negócios e ampliar o alcance no mercado? Veja, a seguir, algumas dicas de como utilizar as mídias sociais para o seu negócio:
-
Estruture uma marca digital:
Antes de montar uma estratégia de marketing utilizando as mídias sociais, a empresa precisa analisar corretamente o tipo de imagem que deseja levar no meio digital. Esta etapa é fundamental para se ter resultados eficazes, já que a informação na internet flui de maneira muito rápida e uma imagem ruim pode destruir uma boa empresa em pouquíssimo tempo.
Avalie sua identidade, qual a mensagem que deseja passar e estruture todo o planejamento de marca antes de definir qualquer estratégia;
-
Crie canais de comunicação com seu público-alvo:
Existem muitos canais de mídias sociais, mas a empresa não precisa estar em todas, o ideal é escolher duas ou três, no máximo, e tornar-se presente e ativo nestas. O que faz diferença é o quanto de valor está sendo levando para o mercado e também a consistência deste trabalho.
Mantenha canais de comunicação como telefones para contato, e-mails, endereço e deixe seu público ciente de que você está receptivo para atender fora das mídias sociais também;
-
Leve valor para o mercado consumidor:
Um dos grandes erros cometidos por boa parte das empresas é focar somente em publicidade ou em promoção de seus produtos e serviços. As pessoas gostam e querem ter acesso a informações de valor. Use a estratégia de marketing de conteúdo para aumentar a adesão das pessoas aos seus canais, através de artigos, vídeos, áudios e cursos.
Levar valor através de conteúdo de qualidade também aumenta o compartilhamento de informação e promove o efeito viral das suas publicações, aumentando muito o alcance e a divulgação do seu negócio;
-
Analise os indicadores de controle:
Esteja sempre atento aos números das mídias sociais como, por exemplo, total de visualizações, de inscrições, de “curtidas”, de compartilhamentos, total de comentários, e sempre esteja receptivo para responder, de maneira rápida, quaisquer observações ou objeções. Isto torna a empresa viva para o consumidor e irá trazer credibilidade ao seu negócio;
Conclusão
As mídias sociais são excelentes para aumentar o alcance do seu negócio e ajudar no crescimento da sua marca. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.