Marketing de Afiliados

Como se Tornar um Coprodutor de Produto Digital?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 10, 2021
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O Coprodutor se une ao produtor para vender infoprodutos. Diferentemente do afiliado, ele é responsável pela gestão do lançamento e pelo tráfego do produto.

Não há como negar que o Marketing de Afiliados veio para ficar. Anualmente, centenas de pessoas conseguem alcançar sua liberdade financeira, ultrapassando os 6 dígitos com a venda de produtos físicos e digitais como afiliado.

Mas, há quem deseja ir além!

Nesse sentido, diversos afiliados buscam maneiras de se unir com produtores para se tornar um coprodutor. Dessa forma, os ganhos podem aumentar ainda mais e, o reconhecimento no mercado passa a ser uma sacada de mestre em um segmento tão concorrente.

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O que é a Coprodução?

A coprodução consiste em se aliar a outras pessoas para comercializar um infoproduto. Isto é, um produto digital.

Em suma, um produtor fica responsável pela criação e o desenvolvimento do produto, enquanto o coprodutor responde pelo gerenciamento do lançamento e da gestão de tráfego do produto em questão.

Nesse sentido, pode-se dizer que o coprodutor e o produtor são sócios. Porém, é preciso que aconteça um acordo entre ambos, a fim de definir se haverá prazo de vinculação e participação nos lucros das vendas.

Um dos maiores benefícios da coprodução é que o coprodutor passa a receber as comissões de maneira automática e, não através de pedidos de transferências bancárias após um mês depois da venda. O que por sua vez, acontece com quem é afiliado.

Você pode se tornar um coprodutor se aliando a um produtor em específico ou ainda, fazendo uma parceria com uma agência de lançamentos.

Essas agências buscam profissionais capacitados para criar produtos digitais sobre determinado nicho. Em seguida, vão atrás de coprodutores para lançar e gerir o tráfego desses produtos.

Portanto, é possível se tornar um coprodutor de mais de um produto digital.

coprodutor

Como funciona a coprodução?

Duas ou mais pessoas podem se unir para produzirem um produto. Dentro da Hotmart, por exemplo, existe um recurso chamado “coprodução”, que por sua vez, pode ser usado para editar informações sobre vendas e comissões.

O produtor pode escolher qual será a porcentagem que cada coprodutor receberá por venda. Em síntese, sempre que uma venda cair, o pagamento é feito de maneira automática; havendo a divisão de valores de acordo com que o produtor determinou.

Além disso, o coprodutor pode se afiliar ao produto, aumentando ainda mais suas chances de ganhos. Sendo assim, além de ganhar sua parte da coprodução, ainda ganhará sua comissão pós-venda.

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Quais as Funções do Coprodutor?

Em síntese, existem 3 responsabilidades que podem ser atribuídas ao coprodutor:

Gerenciamento de lançamento do produto

De modo geral, o coprodutor responsável pelo gerenciamento de lançamento terá que desenvolver toda a parte de estratégia de marketing do produto.

Podemos listar alguns pontos importantes a serem trabalhados por esse profissional:

  • Criação da página de vendas;
  • Gestão de e-mail marketing;
  • Reuniões com outros coprodutores;
  • Captação de afiliados;
  • Entre outros.

Em resumo, esse tipo de coprodutor tem um papel fundamental na corporação. E pode ser chamado de “gerente de afiliados”.

Gestão de tráfego do produto

Já este profissional é àquele que fica responsável pelo engajamento do produto nas mídias sociais, blogs, sites e afins.

Ele pode trabalhar em prol da captação de backlinks; dedicar-se ao SEO em blogs, e claro; focar no uso de links patrocinados, como o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo.

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Gestão de agência

Por fim, temos ainda o coprodutor gerencia uma agência.

Ele fica responsável pela parte organizacional da empresa, onde analisa os dados, corre atrás dos números e dá suporte para afiliados.

O coprodutor responsável pela gestão de agência pode responder por mais de um produto e, por isso, esse é um dos formatos mais difíceis de lidar.

Como se Tornar um Coprodutor de Produto Digital?

E agora vamos ao que mais interessa, como se tornar um coprodutor de produto digital?

Você já viu que essa atividade pode ser muito lucrativa né? Afinal, imagine você ganhando duas vezes com o mesmo produto? Sendo coprodutor e afiliado ao mesmo tempo!

Pois bem, diante disso você precisa saber que para se tornar um coprodutor será preciso:

Estudar o nicho de mercado e o produtor

Antes de se oferecer para ser coprodutor de qualquer produto, estude muito sobre o assunto.

De nada adianta mostrar vontade, sem ter o mínimo de conhecimento e domínio sobre o tema.

Você precisa “sondar” produtores experientes (que sempre estão lançando produtos). Para isso, siga-os nas redes sociais, puxe conversa sobre negócios, se interesse pelo nicho de mercado em que ele atua etc.

Além disso, “espione” os concorrentes. Dessa forma, você terá propriedade para falar sobre o assunto e conseguirá conquistar a atenção do produtor.

Tenha foco

Não seja afobado(a), tentando atirar para todos os lados!

Foque em um nicho em específico; em seguida, foque em um produtor em específico.

Depois que você conseguir se tornar um coprodutor, ficará mais fácil ir atrás de outros produtos. Mas por ora, foque em apenas um, ok?

Em síntese, você precisa estudar e adquirir conhecimento sobre apenas um produto. Fique “fera” no assunto e demonstre suas habilidades para o produtor em questão.

Escolha sua função e dedique-se a ela

Como falei lá atrás… Você pode ser um gerente de afiliados, um gestor de tráfego ou ainda, gerir uma agência.

Portanto, diante dessas opções, escolha apenas uma e trabalhe duro para conseguir se aperfeiçoar na área pretendida.

O ideal é que você faça cursos, assista vídeo-aulas no Youtube e estude muito para obter o máximo de conhecimento possível para exercer tal profissão.

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