E-commerce com Programas de Afiliados

Marketing de Afiliados

E-commerce com Programas de Afiliados

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em fevereiro 12, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Pensando em montar um e-commerce com programas de afiliados? Confira algumas ideias sobre esse tipo de negócio e veja se ele realmente é para você!

Trabalhar com Marketing de Afiliados não é novidade para nós que somos empreendedores digitais. No entanto, abrir um E-commerce com Programas de Afiliados é algo um pouco mais diferente.

Nos Estados Unidos, a prática de ter uma loja virtual por intermédio de um sistema de afiliação é comum. Entretanto, no Brasil ainda existe uma certa resistência quanto a esse tipo de negócio.

Fato é que, o Magazine Luiza, assim como outras grandes redes varejistas do país, já oferecem a possibilidade do usuário montar sua própria loja pela internet sem precisar ter um estoque e/ou dores de cabeça com burocracia.

Você também vai gostar de saber: “Afiliado Magazine Luiza: Dá Dinheiro?”

O que é um Programa de Afiliados?

Para que fique claro e não haja dúvidas sobre trabalhar com e-commerce com Programa de Afiliados, devemos relembrar seu conceito.

Um programa de afiliados nada mais é que um modelo de negócio que une três partes importantes de um mesmo processo de vendas.

Em resumo, as transações acontecem da seguinte maneira:

  1. Existe um produtor que desenvolve um produto físico ou digital e coloca em uma plataforma de afiliados (Hotmart, Monetizze, Eduzz etc);
  2. A pessoa interessada em promover (divulgar) aquele produto é o afiliado, que por sua vez, se afilia a ele dentro da plataforma e passa a vendê-lo em troca de comissões. Nesse sentido, o processo funciona do mesmo modo que acontece em uma loja de roupas, por exemplo, onde o vendedor é comissionado;
  3. Para que o afiliado receba a comissão, o cliente final precisa comprar o produto através de um link de afiliação, que por sua vez, é exclusivo e serve como número de identificação do afiliado.

Para quem deseja ter um e-commerce usando o mesmo conceito de afiliação, é necessário criar um cadastro em uma plataforma que ofereça esse serviço, como a Magazine Luiza, por exemplo, e em seguida será preciso escolher os produtos que deseja divulgar.

Ou ainda, você pode montar sua própria loja de maneira independente. Isso dá um pouco mais de trabalho, mas também dá mais dinheiro. Visto que, você pode inserir no catálogo, produtos dos quais você se afiliou na Monetizze, Braip, etc.

Em suma, quando você abre um e-commerce como afiliado, pode vender diversos produtos de uma só vez. Pois, dentro da sua loja virtual, você monta sua própria galeria, com a finalidade de deixá-la com a “cara do seu negócio”.

E-commerce com Programas de Afiliados

O que é Preciso para Criar um E-commerce com Programas de Afiliados?

Vou listar aqui alguns pontos essenciais que todo empreendedor que deseja trabalhar com essa modalidade de negócio precisa saber:

#1 – Definir um Nicho de Mercado

Ainda que você possa divulgar todo tipo de produto físico ou digital, é muito importante que você foque em apenas um nicho.

Vamos imaginar que você decida vender produtos físicos. Nesse caso, seu e-commerce pode ser dedicado a suplementos alimentares, produtos de emagrecimento, produtos de beleza etc.

Perceba que você terá liberdade para vender mais de um tipo de produto. No entanto, estará focado(a) em produtos físicos voltados para saúde e beleza.

É muito importante que sua loja virtual tenha um foco, pois, dessa forma o seu negócio será lembrando pelo segmento em que atua. O que por sua vez, fortalece sua marca no mercado.

#2 – Estudar a Plataforma em que irá Trabalhar

Criar uma loja virtual não é uma tarefa fácil. Na verdade, pode ser bem complicado caso você não faça a mínima ideia do que está fazendo.

Por isso, recomendo que você avalie todas as possibilidades do mercado!

Se você quiser algo pronto e fácil de mexer, aposte em e-commerce com Programas de Afiliados intuitivos, onde é só escolher os produtos que deseja divulgar e pronto. A loja fica pronta em minutos, como em um passe de mágica.

Todavia, vale dizer que esses programas pagam uma comissão muito pequena.

O ideal é montar seu próprio e-commerce, usando imagens e descrição fornecidas pelo produtor que disponibiliza um material de divulgação para os afiliados.

Mas, o maior desafio de abrir sua loja virtual do zero está na plataforma em que irá trabalhar.

Atualmente, a Loja Integrada é uma das plataformas mais simples de se usar, pois existem muitos vídeos tutoriais sobre ela na internet. Vale a pena dar uma olhada para saber se ela vale realmente a pena.

Salve para ler depois: “Loja Integrada é Bom e Confiável?”

#3 – Dominar as Estratégias de Divulgação

Outro aspecto muito importante para quem deseja trabalhar dessa forma, é saber divulgar os produtos corretamente.

Em primeiro lugar, lembre-se que no botão de compra do produto deverá estar o seu link de afiliado.

Esse passo parece bobo, mas muita gente se confunde na hora de divulgar o próprio link de afiliado. Portanto, comece revisando essa etapa.

Depois você precisa decidir em quais plataformas irá promover sua loja virtual. Para isso, recomendo meu artigo sobre Google Ads para Afiliados. Leia, pois nele explico todas as técnicas essenciais para se dar bem usando essa plataforma.

Você também precisa apostar nas redes sociais para fortalecer a imagem do seu negócio. Portanto, crie perfis no Instagram e Facebook e não se esqueça de oferecer um suporte para o seu cliente. Esse, pode ser via e-mail ou WhatsApp.

#4 – Avaliar os Ganhos e Reestruturar a Estratégia quando Necessário

Um dos maiores erros do afiliado, sobretudo, do iniciante – é ser inflexível.

Muita gente “bate o pé” que vai vender como afiliado apenas através de blogs e mini sites. Em contrapartida, há quem diga que apenas através do Facebooks Ads é possível ganhar dinheiro sendo afiliado.

A verdade é que nesse mercado você precisa, basicamente, de apenas duas coisas:

  • Consistência
  • Perseverança

Não adianta querer “fincar bandeira” em apenas um tipo de estratégia, quando na verdade para lucrar é necessário ir além!

Para superar os concorrentes, para atrair mais clientes e para ganhar acima de 6 dígitos como afiliado, você precisa reavaliar sua estratégia, diariamente.

Ganhar dinheiro é importante, mas será que suas comissões pagam o tráfego que está sendo investido?

No final de cada semana, coloque na ponta do lápis os gastos que você está tendo com sua estrutura de afiliado e, veja se está havendo retorno.

Não espere um retorno imediato, mas não se iluda achando que ele só virá após 1 ano.

Na verdade, se você não está conseguindo vender nos primeiros meses como afiliado, é porque existe algo de muito errado em sua estratégia! CUIDADO!

#5 – Estudar, Estudar e Estudar mais um pouco

Acha que já sabe tudo sobre Marketing de Afiliados?

Tenho uma péssima notícia para você…

Todos os dias surge algo novo nesse modelo de negócio e, é nossa obrigação, ir atrás de conhecimento para estarmos sempre à frente dos concorrentes!

A boa notícia é que você pode receber novidades sobre Marketing Digital e de Afiliados, diretamente, em sua caixa de e-mail. Para isso, basta inserir seu nome e e-mail aqui embaixo e, eu vou te enviar conteúdos novos, repletos de dicas, técnicas e oportunidades!

Um abraço e até lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “E-commerce com Programas de Afiliados”

Cashback: O que é e Qual o Melhor?

[…] Marketing de Afiliados […]