Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e como usar?

Mídias Sociais

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e como usar?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 2, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O Gerenciador de Negócios do Facebook é uma ferramenta criada pelo próprio Facebook para auxiliar profissionais que precisam administrar mais de uma conta de anúncio dentro da rede. 

Quando decidimos trabalhar com links patrocinados, ou seja, anúncios pagos, qualquer ajuda é bem-vinda. Afinal, criar e administrar campanhas não é algo simples de se fazer.

Em função disso, o Facebook decidiu oferecer aos usuários, um recurso facilitador. Que por sua vez, tem a finalidade de simplificar a criação de postagens orgânicas, de anúncios pagos, entre outros.

Dentro da plataforma você pode analisar os resultados de suas páginas comerciais, assim como, pode acessar a biblioteca de mídias, a fim de adicionar ou remover imagens e vídeos que são utilizados em suas campanhas.

De modo geral, ao disponibilizar o Gerenciador de Negócios do Facebook, a maior rede social do mundo “revolucionou” a forma como as pessoas podem fazer publicidade online. Isso porque, o gerenciador é bastante intuitivo e fácil de usar.

Você também vai gostar de saber: “Qual é a Estrutura Básica para Vender como Afiliado (Domínio + Hospedagem)

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Em linhas gerais, o Gerenciador de Negócios do Facebook, também chamado de Business Manager, é a plataforma do Facebook que permite o gerenciamento de publicações orgânicas e pagas, para o Instagram e o Facebook.

Nesse sentido, a ideia é facilitar a gestão de empreendedores e agências de marketing que precisam administrar diversos perfis e contas de anúncios, sobretudo, quando essa gestão é para clientes diferentes ou produtos diferentes.

Dentro do Gerenciador você consegue agendar campanhas; segmentar seu público-alvo; determinar orçamento e muito mais!

Mas o maior benefício da ferramenta, sem dúvidas, é a facilidade de organização. Pois, além de possibilitar a gestão de inúmeros conjuntos de campanhas, você ainda consegue mensurar os resultados de maneira individual. Isto é, sem que haja conflito entre os resultados de uma publicação e outra.

gerenciador de negócios do Facebook

Para que Serve o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Em suma, pode-se dizer que o Gerenciador de Negócios do Facebook tem diversas funcionalidades. Ademais, ao longo dos últimos anos, a ferramenta já passou por várias transformações, onde a equipe do Facebook sempre implementa recursos, a fim de melhorar a usabilidade dos usuários.

Quando você acessa o painel de controle do gerenciador, se depara com uma divisão muito clara de todas as etapas necessárias para a criação e gestão de campanhas.

De modo geral, o Gerenciador de Negócios do Facebook se divide da seguinte forma:

Plano

Antes de tudo, você verá a aba de planejamento, onde a ferramenta disponibiliza inúmeros insights sobre sua audiência. Sem contar que, o Facebook oferece modelos prontos de anúncios que podem ser editados por você.

Na verdade, você terá acesso a uma ferramenta chamada “Central de Criativos”, cuja finalidade é facilitar a aprovação interna de campanhas.

Criar e gerenciar

Em segundo lugar, você terá acesso à aba de criação, onde é possível fazer upload dos seus anúncios. Assim como, dá para criar postagens orgânicas, ou seja, que não serão impulsionadas.

Em resumo, essa etapa está dividida da seguinte forma:

  • O Gerenciador de Negócios revela toda a atividade da conta no geral;
  • Já o Gerenciador de Anúncios permite a criação e a análise do desempenho dos anúncios;
  • Por fim, o Gerenciador de Comércio é capaz de integrar os resultados e pedidos recebidos através de anúncios específicos voltados à venda.

Mensurar e relatar

Depois você terá acesso à aba que oferece os relatórios detalhados de seus anúncios.

Além de conseguir verificar detalhadamente o desempenho de cada anúncio, você também terá acesso ao Analytics, que por sua vez, mostra uma análise mais ampla de toda a movimentação feita dentro da conta.

Por meio dessa aba, você conseguirá adicionar o pixel do Facebook, por exemplo, ferramenta essencial durante a criação de campanhas pagas.

Configurações

Por último, é possível acessar e gerenciar as informações de cobrança (o modo como você pagará pelos anúncios). Além disso, você também poderá adicionar gestores à sua página, ou seja, adicionar pessoas à sua equipe, com o objetivo de dividir as funções de cada participante.

Como Usar o Gerenciador de Negócios do Facebook?

Agora vamos aprender o passo a passo para que assim, você possa começar a utilizar o Gerenciador de Negócios do Facebook em seu negócio digital:

#1 – Crie uma Conta

Em primeiro lugar, você deverá criar uma conta no site do Gerenciador de Negócios do Facebook.

Para isso, você deverá ter uma conta pessoal no Facebook. Por meio dela, será possível adicionar as páginas que serão gerenciadas dentro da ferramenta.

Clique na opção “Fazer Login” para associar seu perfil pessoal a uma nova conta do Business Manager.

#2 – Associe uma ou mais Páginas ao Gerenciador de Negócios

Depois de estar logado na ferramenta, uma tela se abrirá, nela você verá a opção de associar uma ou mais páginas (Fanpages) à sua conta do gerenciador.

Você precisa estar como administrador da página, antes de associá-la a ferramenta. Certifique-se disso! Se a página for sua, como por exemplo, uma página que você criou para divulgar infoprodutos, não será preciso fazer nada, pois, o Facebook te coloca como administrador de forma automática.

#3 – Inclua uma Conta de Anúncios

Depois será necessário associar uma Conta de Anúncios àquele Gerenciador de Negócios.

Você pode associar diversas contas de anúncio, mas nesse primeiro conta, basta seguir as instruções da tela para associar sua nova conta. Dentre as opções sugeridas pela ferramenta, estão:

  • Adicionar uma conta de anúncios já existente – Se em outro momento você teve uma conta de anúncios, poderá optar por usá-la novamente para promover todos os novos produtos em um único local;
  • Adicionar uma conta de anúncios de outra pessoa – Já aqui, você teria que solicitar a permissão de alguém para administrar outra conta. No caso dos afiliados, essa opção é pouco usada. Convém apenas para produtores e coprodutores que compartilham essa função;
  • Criar uma conta de anúncios – Essa opção é a mais viável para quem está começando. Pois, se você nunca criou um perfil no Gerenciador de Negócios do Facebook, terá que configurar uma nova conta pela primeira vez. Nessa etapa você escolherá como pagará pelos anúncios (boleto, cartão de crédito, PayPal ou débito).

#4 – Determine as Responsabilidades

Após ter configurado sua conta, será preciso atribuir permissões.

Existem diversas funções, como por exemplo:

  • Administrador
  • Editor
  • Analista Financeiro
  • Editor Financeiro

Se você for gerenciar a conta sozinho(a), não precisa fazer alterações. Mas caso tenha uma equipe, pode adicionar usuários ao perfil da conta.

Os convites são feitos pelo próprio Facebook, nesse caso, todo mundo da equipe precisará ter um perfil ativo dentro da rede.

#5 – Integre uma conta do Instagram

Por fim, você poderá incluir um perfil comercial do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook.

O objetivo dessa função é garantir que seus esforços sejam mais efetivos. Isto é, suas campanhas criadas no Facebook também poderão ser visualizadas no Instagram. Em síntese, esse recurso potencializa o alcance de seus anúncios, melhorando ainda mais suas conversões.

Para integrar seu perfil do Instagram vá até “Configurações do Negócio” e acesse “Contas do Instagram”. Feito isso, basta incluir o perfil a ser associado.

Benefícios de usar o Gerenciador de Negócios do Facebook

Agora que você já sabe o que é e como usar o Gerenciador de Negócios do Facebook, vamos conhecer as principais vantagens dessa ferramenta:

Facilidade no Cadastramento e na Atribuição de Funções – A primeira grande vantagem está no fato da plataforma ser bem simples e intuitiva. Com poucos cliques você consegue acessar a ferramenta para começar a impulsionar suas publicações. Além disso, poder atribuir funções a outros perfis, também é um diferencial positivo da plataforma, que por sua vez, busca inovar e trazer facilidades para os usuários do Facebook;

Possibilidade de Anunciar Diversos Produtos em uma Só Conta – Outra grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de anunciar diversos produtos em uma só conta. Por ser bem segmentada, a plataforma facilita os processos e permite ao afiliado, por exemplo, divulgar diversos produtos (inclusive, de nichos diferentes) sem precisar mudar de conta;

Facilidade de Pagamento e Controle de Gastos – Poder escolher como pagar e quanto gastar é outro benefício da ferramenta. Assim como acontece no Google Ads, o Facebook permite que o usuário defina o gasto diário que deseja ter. Além disso, também é possível adicionar um limite de gasto total por campanha. Isso é excelente para quem está com baixo orçamento e precisa controlar as despesas com anúncios pagos;

Inclusão de Diversas Fanpages – Supondo que você trabalhe com diferentes nichos de mercado e, para tal, possua diversas páginas dentro do Facebook, não precisa se preocupar em criar contas distintas para promover seus produtos. Isso porque, com poucos cliques é possível definir para qual página você criará uma nova campanha;

Mensuração dos Resultados – Obviamente que, quando trabalhamos com links patrocinados, um dos nossos maiores objetivos é mensurar os resultados para saber o que funciona e o que não funciona. Nesse hiato, o Gerenciador de Negócios do Facebook é perfeito, pois, oferece relatórios detalhados sobre o perfil de quem interage com os anúncios e de quem, efetivamente, compra os produtos. Por meio desses relatórios, você conseguirá fazer testes A/B para aprimorar suas campanhas e aumentar ainda mais suas conversões dentro da rede.

Quer mais dicas como essas? Cadastre seu e-mail em meu banco de dados para receber nossas novidades em primeira mão!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Replies to “O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e como usar?”

O que é um Pixel do Facebook e como criar um?

[…] Mídias Sociais […]

O que são Públicos Personalizados?

[…] Salve para ler depois: “O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e como usar?“ […]