O gerenciamento de mídias sociais quando feito corretamente é capaz de trazer resultados positivos para a marca, empresa ou negócio, causando engajamento e conversão em vendas. Para isso, entretanto, é preciso conhecer alguns fatores importantes e por isso conheça 5 fatores fundamentais do gerenciamento de mídias sociais.
-
Planejamento
O planejamento deve ser o passo inicial de qualquer estratégia de marketing digital, incluindo o gerenciamento de mídias sociais. Assim, é importante decidir quais as mídias sociais mais importantes a serem utilizadas e traçar um planejamento estratégico para seu gerenciamento.
O planejamento também precisa incluir, além de em quais mídias sociais estar, como será a atuação, a frequência de atuação e produção de conteúdo, além de deixar espaço para o dinamismo inerente às mídias sociais.
-
Entendimento do público
Também é indispensável que você conheça o seu público, como sua faixa de idade, hábitos de consumo e de uso das mídias sociais. Para desenvolver um gerenciamento efetivo é preciso falar diretamente com o público e isso só possível ao conhecê-lo profundamente.
Saber em que momento do dia o seu público está mais ativo, por exemplo, garante que mais pessoas sejam alcançadas com o seu conteúdo, tornando o gerenciamento mais efetivo. Da mesma forma, é importante saber qual linguagem utilizar para conseguir falar com o público, criando um canal direto de comunicação.
-
Investimento na variedade de conteúdos
Outro fator fundamental para o gerenciamento de mídias sociais é apostar e investir em diferentes tipos de conteúdos, como textos, imagens e vídeos, pois assim é possível alcançar um número ainda maior de pessoas.
A variedade de conteúdo de qualidade atrairá uma gama maior de pessoas e o seu gerenciamento se tornará mais efetivo, além de dar espaço para um maior engajamento.
-
Regularidade nas publicações
A regularidade nas publicações é indispensável para se obter bons resultados nas mídias sociais, já que postagens esporádicas e sem planejamento farão pouco ou nada para o engajamento e conversão.
Assim, é importante criar um calendário de publicação com todo o planejamento para garantir que o conteúdo esteja sempre sendo entregue para o público, mantendo o interesse do público e consolidando a sua presença nas mídias sociais.
-
Análise e ajuste de métricas
Por mais eficiente que seja o seu gerenciamento de mídias sociais de nada vai adiantar se você não puder controlá-lo e conhecer profundamente os seus resultados. Por isso, embora pareça ser uma consequência do sucesso do gerenciamento, a análise e ajuste de métricas são, na verdade, um dos fatores fundamentais para um gerenciamento efetivo das mídias sociais.
Assim, deixe as métricas de vaidade de fora, como curtidas ou visualizações e foque-se mais nos engajamentos e na taxa de conversão – essas sim são métricas importantes.
As métricas também te darão as orientações necessárias para que você saiba, comprovadamente, o que funciona e o que não e com essas informações você deve adaptar o gerenciamento para melhorar os resultados.
Dessa forma, seguindo alguns fatores fundamentais para o gerenciamento de mídias sociais é possível alcançar resultados surpreendentes e efetivos. Esteja sempre atento às novidades e aos pilares do gerenciamento para atingir os resultados desejados.
Gostou das Dicas?
Então deixe seu comentário abaixo!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.