Google Discover: O que é e Como Potencializar Seu Negócio Através Dele

Marketing Digital

Google Discover: O que é e Como Potencializar Seu Negócio Através Dele

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 26, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Google Discover é uma ferramenta do Google que auxilia na divulgação e distribuição de conteúdos na rede, de modo a gerar tráfego orgânico para um site ou blog.

Quando pensamos em conteúdo digital, nos vêm a cabeça, maneiras de distribui-lo sem que seja necessário gastar muito dinheiro com anúncios publicitários, não é mesmo?

Afinal, em tempos de pandemia, ninguém tem grana para ficar torrando em campanhas do Google Ads, a menos que sejam realmente necessárias.

A boa notícia é que o Google lançou uma plataforma muito atraente para quem trabalha com tráfego orgânico. Isto é, um conjunto de estratégias que geram visitas provenientes dos mecanismos de pesquisa, sem que seja preciso utilizar anúncios pagos para atrair visitantes.

Chamada de Google Discover, essa plataforma têm gerado muitas visitas orgânicas para sites e blogs de todos os tamanhos. O que por sua vez, torna a distribuição de conteúdo mais igualitária e, potencialmente, mais abrangente.

Salve para ler depois: “Como Programar Post no Instagram: Seu Perfil Sempre Ativo

O que é o Google Discover?

Embora no Brasil, o Google Discover seja pouco popular, saiba que ele foi lançado em 2018 e, desde então, têm sido explorado por empresas do mundo todo.

Acontece que, como nem todo mundo conhece seu grande potencial, àqueles que enxergaram isso primeiro estão colhendo bons frutos dentro e fora da plataforma.

A ferramenta existe em versão mobile e, portanto, é voltada para os smartphones e funciona como uma espécie de feed do Google somente para telefones.

No entanto, esse feed mostra conteúdos para os usuários de acordo com seus interesses e comportamentos dentro do Google, sem que eles precisem “buscar” por esses conteúdos no buscador.

Isso significa que, em vez de digitar no Google algo de seu interesse, basta o usuário navegar pelo feed a esmo, que encontrará um conteúdo relacionado com suas buscas antigas.

Obviamente que, além de melhorar a experiência do usuário, o Google visa aumentar as visitas de sites e blogs que utilizam a plataforma como fonte de tráfego orgânico em suas estratégias de SEO. Por isso, se você deseja potencializar o seu negócio digital criando conteúdo na internet, saiba que o Google Discover é perfeito para você!

google discovery

Como o Google Discover Funciona?

Se você tem Android ou iOS pode baixar o Google Discover em seu telefone. Isso porque, ele é exclusivo para smartphones.

Nesse sentido, atualmente, existem três maneiras de acessar o Google Discovery por dispositivos móveis:

  • Através do google.com.br em um navegador mobile;
  • Pelo app do Google (basta baixar o app “Google”);
  • Ao deslizar para a direita na tela inicial de alguns dispositivos com Android.

Para encontrar o Google Discover em seu celular você deverá buscar uma aba chamada Discover, identificada por um símbolo em forma de asterisco.

Em síntese, o app é bem fácil de usar e basta rolar o feed, como fazemos no Instagram ou Facebook, por exemplo, para visualizar os cartões a serem exibidos.

Cada cartão contém uma imagem; um título; um resumo; uma fonte e uma data de publicação.

Você também pode escolher os cartões que visualizará, tocando nas categorias que ficam acimam dos cards. Dessa forma, novos conteúdos serão sugeridos, um a um.

Além de posts em blogs e sites de notícias, o Google Discover abre espaço para vídeos no Youtube. Portanto, também é muito válido para quem produz conteúdo no Youtube.

Salve para ler depois: “Hacks para Aumentar Views no Youtube

Qual a Vantagem de usar o Google Discover em seu Negócio?

Em primeiro lugar, todo mundo que tem um negócio físico ou digital, sonha em ver seus produtos ou serviços nos mecanismos de busca, certo? Ainda mais em uma época onde, vender online é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Agora imagine conseguir posicionar seu conteúdo nas primeiras páginas do Google, sem precisar utilizar o Google Ads?

Em suma, esse é o maior benefício do Google Discover. Visto que você pode publicar seus artigos, páginas ou vídeos no feed, sem precisar pagar por isso.

Além disso, a ferramenta agora disponibiliza o recurso de Stories, onde é possível publicar vídeos e imagens em seu perfil que “sumirão” após 24 horas. O mesmo recurso já é plenamente difundindo em outras plataformas, como o WhatsApp, por exemplo. E todos sabemos do grande potencial que o Stories têm na internet.

Outra grande vantagem está no fato de que, diferentemente, da busca orgânica “tradicional” do Google, a Discover entrega seus conteúdos para usuários que já demonstraram (em algum outro momento) interesse pelo tema que você aborda.

Ou seja, ninguém precisa buscar pelo seu conteúdo, ele aparecerá automaticamente no feed da pessoa, só pelo fato dela já ter se interessado pelo mesmo assunto em outro momento.

Para conseguir aparecer no Google Discovery, você não precisará publicar seus artigos e links em uma feed específico. Na verdade, as páginas são qualificadas para exibição de maneira automática.

O que isso quer dizer?

Isso significa que o seu conteúdo (artigo no blog ou site ou vídeo no Youbube) só aparecerão no Discover se atenderem às políticas de conteúdo da plataforma.

Mas, não se preocupe! É bem fácil se enquadrar nas normas. Basta ler com atenção, que dará tudo certo!

Além disso, seu conteúdo deverá estar bem otimizado em SEO. Por isso, recomendo a leitura do meu artigo sobre Regras de SEO. Nele ensino o que você precisa saber para alcançar o topo do Google.

De acordo com o Google, para aparecer no Discover, seu conteúdo precisa:

Ainda segundo o Google, para aumentar a probabilidade de que seu conteúdo apareça no Discover, é recomendável seguir estas orientações:

  • Use títulos de página que resumam a natureza do conteúdo, mas não no estilo indutor de cliques.
  • Inclua imagens atraentes e de alta qualidade no conteúdo, especialmente imagens grandes com maior probabilidade de gerar visitas no Discover. As imagens grandes precisam ter pelo menos 1.200 px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview:large ou usando AMP. Evite usar um logotipo de site como imagem.
  • Evite táticas para aumentar artificialmente o engajamento usando detalhes enganosos ou exagerados no conteúdo de visualização (título, snippets, imagens) para aumentar o interesse ou omitindo informações essenciais para entender o material.
  • Também evite táticas que manipulem o interesse apelando para a curiosidade mórbida, excitação ou indignação.
  • Crie conteúdo relevante para os interesses atuais, que conte bem uma história ou forneça informações exclusivas.

Fonte: (Google)

Viu só como pode ser fácil conseguir potencializar o alcance do seu negócio no Google, sem precisar pagar anúncios? Gostou da notícia? Então compartilhe esse conteúdo com seus amigos que são criadores de conteúdo e continue acompanhando nossas próximas publicações aqui no blog.

Abraços e até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.