Google Trends: O que é e Como Usar

Marketing Digital

Google Trends: O que é e Como Usar

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 28, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google. Por meio dela é possível acompanhar o número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo dos dias.

É bem provável que você esteja focando suas estratégias no Google, certo?

Isto é, independentemente, se você investe em tráfego orgânico ou pago, sua ideia é atrair clientes para suas páginas de vendas através das buscas feitas no Google. Afinal, ele é o maior mecanismo de busca do mundo, o que por consequência, faz com que a grande maioria das pessoas o utilizem em suas buscas por produtos ou serviços.

Nesse sentido, é muito importante conhecer as principais ferramentas que o Google oferece, sobretudo, àquelas que são gratuitas e que podem potencializar suas ações dentro do Marketing Digital.

Isso porque, quando usamos as ferramentas oferecidas pelo Google para criar e otimizar nossas estratégias de vendas, aumentamos nossas chances de captar leads e conseguir mais clientes para nossos negócios.

Pensando nisso, hoje quero te apresentar, o Google Trends. Mas, além de explicar o que ele é, vou te ensinar a usá-lo. Confira!

Leia também: “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa”

​O que é o Google Trends?

Em síntese, o Google Trends é uma ferramenta que permite ao usuário, o acompanhamento e a evolução do volume de buscas de uma determinada palavra-chave.

Ou seja, se você deseja acompanhar a evolução de buscas de uma palavra específica que favoreça as vendas do seu negócio, você pode usar o Google Trends para melhorar suas campanhas, deixando-as cada vez mais otimizadas.

O conceito de usar essa ferramenta nas estratégias de Marketing Digital está alinhado ao fato de que é possível avaliar as sazonalidades de um terminado tema.

A ideia por trás disso está na possibilidade de realizar diferentes ações para um mesmo produto ou serviço, a fim de medir quais delas funcionam melhor para o seu negócio.

Como resultado, você já deve imaginar que isso aumenta as vendas, de maneira significativa, o que é excelente, principalmente, para quem está engatando um negócio digital.

Google-Trends

​Como o Google Trends Funciona?

A saber que a palavra “trends” se refere a tendência, o Google Trends funciona como um grande banco de dados, onde ele sinaliza quais são as maiores tendências do “mercado”.

Em suma, a ferramenta usa a inteligência do Google, em coletar, armazenar e organizar dados, para criar um gráfico preciso do que está sendo buscado pelos usuários da rede.

Digamos que acontece uma interpretação precisa sobre o que os usuários estão acessando no momento exato da sua consulta, bem como, ocorre uma espécie de previsão sobre quais as tendências para os próximos dias.

Mas, tudo é feito de maneira bem organizada, onde dentro do Google Trends é possível encontrar um gráfico com variações do número de buscas e interesses do público sobre o tema.

Em resumo, essa ferramenta oferece a você a possibilidade de estudar e analisar diversos dados, com informações que revelam o comportamento do usuário na internet. Em linhas gerais, o eixo vertical indica o volume de buscas, já o eixo horizontal representa o tempo.

​Motivos Para Utilizar o Google Trends

Existem muitos motivos para um profissional que utiliza o Marketing Digital em seu negócio, usar o Google Trends.

A começar pelo fato de que por meio dele é possível:

  • Encontrar novos termos de buscas relacionados aos serviços ou produtos que você vende;

  • Ter novas ideias de conteúdo, afinal, o conteúdo é a alma do negócio digital;

  • A título de comparação. Isso porque, o Google Trends oferece opções de sinônimos e outras variações de uma mesma palavra. Isso serve para ampliar ainda mais seu alcance na internet.

​Tutorial Prático de Como Usar o Google Trends

Depois de ter compreendido que o Google Trends é uma ferramenta importante nas ações digitais, você precisa aprender a usá-lo corretamente. Para isso, basta seguir o passo a passo que criei para facilitar seu aprendizado:

  • Em primeiro lugar, você precisa acessar a página oficial do Google Trends;

  • Feito isso, vá até o canto superior direito e clique em “Fazer Login” (é preciso ter uma conta do gmail);

  • Na página inicial você terá acesso as principais pesquisas realizadas nos últimos meses;

  • Muitas estatísticas surgirão, separadas por localização, ano e termos em geral;

  • Para iniciar suas próprias buscas, vá até a caixa de “pesquisa por assunto” e digite o termo que deseja (pode ser uma frase ou uma só palavra);

  • Um mapa de interesses aparecerá e você poderá ter acesso as regiões que mais pesquisam por esse termo;

  • É possível filtrar e comparar as frases, a fim de refinar ainda mais sua busca;

  • Assuntos relacionados aparecerão no final da página, eles são perfeitos para te dar um parecer geral do seu público-alvo;

  • Para encontrar sinônimos, basta clicar em “+ Comparar” e digitar o termo relacionado.

Para quem vende produto digital (infoproduto) essa ferramenta é excelente, pois ajuda a estreitar as pesquisas, auxiliando o afiliado a criar campanhas mais específicas para fundo de funil.

A propensão de compra de quem está nesse estágio é muito maior, o que por sua vez, aumenta suas chances de vender!

​Outras Funcionalidades do Google Trends

O Google Trends é perfeito para quem tem canal no Youtube, pois ele oferece a opção de “em alta no Youtube” que destaca o padrão de buscas das últimas 24 horas.

Além disso, você pode filtrar tendências em um intervalo de tempo pré-determinado por você.

Se você faz vendas através do seu canal do Youtube, consegue redefinir seu público-alvo, bem como, será capaz de ajustar suas próximas publicações, alinhando o conteúdo criado por você, com àquele que é esperado por sua audiência.

No geral, se você souber explorar todas as funcionalidades do Google Trends, pode aumentar e muito suas vendas, criando campanhas totalmente otimizadas e persuasivas.

E também vale mencionar que o Google Trends é uma ferramenta que deve ser utilizada junto a outras estratégias de vendas, como a utilização de artigos para blog e advertoriais.

Assim como, você pode impulsionar suas campanhas através de tráfego pago, como o Google Ads, por exemplo.

Embora essa seja uma ferramenta perfeita para quem trabalha com Marketing Digital, lembre-se que ela também deverá ser usada por profissionais que possuem estabelecimentos físicos e estão migrando para o universo online, a fim de captar clientes. Dessa forma, será possível engajar os clientes da sua região.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Abraços e até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!