Intenção de busca: O que é e como ela influencia no SEO?

Marketing Digital

Intenção de busca: O que é e como ela influencia no SEO?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 12, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Toda vez que um usuário usa o Google ou outro mecanismo de busca para fazer uma procura por meio de palavra-chave, ele tem uma intenção de busca. Portanto, essa intenção diz respeito aquilo que ele deseja encontrar como resposta para seu problema ou dúvida.

De modo geral, todo mundo que acessa o Google ou outro mecanismo de busca, deseja resolver algum tipo de necessidade. Nesse sentido, quem produz conteúdo para internet, sobretudo um conteúdo otimizado em SEO, precisa criar conteúdos relevantes, a fim de atender a expectativa dos usuários.

Antes de tudo, precisamos esclarecer que embora “a finalidade” do SEO seja bastante técnica, cujo objetivo é corresponder as exigências dos algoritmos, também devemos pensar num SEO humanizado. Ou seja, na construção de um conteúdo que converse com pessoas. Afinal, nosso intuito é alcançar pessoas e não robôs.

Em função disso, a intenção de busca dos usuários nos faz compreender que é preciso entregar aquilo que as pessoas querem consumir. Ou seja, é necessário escrever sobre o que estão pesquisando e não apenas sobre o que desejamos falar.

Você também vai gostar de saber: “Como funciona o algoritmo do Instagram?

O que é intenção de busca?

Em síntese, a intenção de busca é a resposta que o usuário deseja encontrar após digitar uma palavra ou frase no mecanismo de busca. Nesse sentido, sempre que uma frase é pesquisada, temos um ponto de partida na intenção de busca do usuário.

Exemplo: “Curso de Marketing Digital”. Se um usuário pesquisou por isso, é porque ele está buscando um curso na área de Marketing Digital. E, obviamente que, os resultados que aparecerão serão relacionados ao tema.

Diante disso, o Google entende que a intenção de busca do usuário é encontrar alguma página relacionada ao tema pesquisado e assim, os algoritmos encontram os conteúdos mais otimizados em SEO para apresentar nas primeiras colocações da página.

Além do Google, outros mecanismos de buscas usam dessa intenção de busca para entregar o melhor conteúdo possível para seus usuários. Como por exemplo, o Youtube.

O Youtube hoje é a segunda maior plataforma de rede de pesquisas do mundo, ficando atrás apenas do Google (sendo que, ambos são filhos de um mesmo pai).

Aproveite para ler: “Youtube SEO: Como fazer corretamente

Intenção de busca

Quais são os principais tipos de busca que existem?

Em primeiro lugar, você precisa saber que não existe somente um tipo de busca. Isto é, o usuário pode fazer sua busca de 3 diferentes maneiras:

  1. Navegacional – Nesse caso, a pessoa está procurando um site específico. Portanto, vai digitar o nome da empresa como forma de “atalho” para encontrar o link certo.
  2. Informacional – Já aqui, temos um tipo de busca onde a pessoa quer tirar uma dúvida ou descobrir algo. Essa é a forma mais comum.
  3. Transacional – Por fim, temos a busca transacional que é aquela onde a pessoa deseja comprar alguma coisa. Então, a pesquisa é feita com o objetivo de encontrar os melhores preços ou produtos. Nesse caso, navega-se por diversos sites ou páginas, antes de decidir onde comprar.

Por que você deve identificar a intenção de busca do usuário?

Você já deve saber o poder das palavras-chave certo? Afinal, elas são fundamentais para garantir que um conteúdo seja entregue para quem realmente precisa dele.

Em suma, não se pode esquecer que, antes de sair inserindo palavras-chave em seu conteúdo, você precisa compreender a mente de quem irá ler seu texto ou assistirá seu vídeo.

O Google, por exemplo, já tem aprimorado seu algoritmo, a fim de entender que a busca é feita por pessoas e não robôs. Por isso, o conteúdo precisa fazer sentido para quem lê e não apenas para o robô do Google.

Ao identificar a intenção de busca da sua audiência, você começa a conhecer melhor sua Persona. E quando sabemos exatamente quem é nossa persona, podemos construir um conteúdo específico para ela, a fim de fidelizar o público-alvo, aumentando assim, nossas chances de conversão.

Em resumo, toda vez que você criar um conteúdo voltado para sua audiência, aumentará as chances de ganhar mais visualizações e assim, conseguirá realizar mais vendas através de suas páginas, sites, vídeos etc.

Como a intenção de busca influencia o SEO?

E agora que você já sabe de tudo isso, vamos compreender um pouco mais sobre como a intenção de busca pode influenciar o SEO.

O Google lançou a atualização BERT, que por sua vez, está voltado para o processamento da linguagem natural, a fim de compreender como as pessoas se expressam de verdade. Portanto, o Google agora, entende como nos expressamos e como damos sentidos às palavras – conectando-as umas às outras.

Daí, a necessidade de construir textos concisos e coerentes.

Portanto, atualmente, usar diversas vezes a sua palavra-chave no texto, já não é uma boa estratégia. O melhor a se fazer é conectá-la a algo de valor no conteúdo. Para que assim, tudo faça sentido na cabeça de quem está lendo (e faça sentido para os algoritmos do próprio Google).

Ou seja, a abordagem mais assertiva a se seguir é, parar de focar nos robôs e focar no que os usuários realmente precisam. Por isso, o conteúdo de valor continua sendo a melhor aposta!

Como identificar a intenção de busca dos usuários?

Mas talvez agora você esteja pensando “como consigo identificar a real intenção de busca de um usuário?”.

Bom, a saber que a palavra-chave é determinante para que essa intenção de busca possa ser identificada, comece por ela:

  • Use plataformas para encontrar volume de palavras-chave – Existem muitas ferramentas que nos ajudam a encontrar os termos que mais são pesquisados na nossa área. Como por exemplo, SemRush, Google Keyword Planner, Google Trends e Ubersuggest.
  • Análise as sugestões do Google, bem como as pesquisas relacionadas – Sempre que você digita alguma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google, a plataforma sugere uma série de pesquisas relacionadas ao termo que você digitou. Através disso, você pode analisar o que as pessoas estão buscando e assim, usar esse termos para construir novos conteúdos. O mesmo ocorre no final da página de busca, onde o Google mostra outras combinações relacionadas ao tema.

Agora que você já sabe o que é e como a intenção de busca do usuário influencia no SEO, cadastre seu e-mail aqui embaixo, pois vou te enviar em primeira mão um conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital.

Te vejo lá! Abraços

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.