Marketing de Afiliados

Lançamento Semente: Como Divulgar Produto que Não foi Lançado

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 13, 2021

Quando você precisa divulgar um produto que ainda não foi lançado, chamamos essa estratégia de Lançamento Semente. Saiba como fazer o seu!

Se você trabalha com Marketing de Afiliados há algum tempo, já deve ter ouvido falar de produtos ocultos. De modo geral, esses produtos ainda não estão visíveis nas plataformas de afiliação e, para ter acesso a eles, é preciso estar em contato com o produtor.

Quando o produtor libera a afiliação de um produto que ele ainda fará o lançamento, o afiliado precisa criar estratégias de divulgação. Afinal, o produto ainda nem foi lançado, mas objetiva chamar a atenção dos clientes.

O mesmo vale para o produtor que deseja vender seu produto antes mesmo dele ter sido lançado. Dessa forma, ele cria uma expectativa no público, dando vida a uma lista de pessoas interessadas em ser os primeiros compradores.

Você também vai gostar de saber: “Como Fazer suas Primeiras Vendas pelo Instagram?

lançamento semente

O que é um Lançamento Semente?

Em síntese, o lançamento semente é um tipo de Estratégia de Marketing bastante usada para testar produtos e serviços.

Em outras palavras, as empresas criam uma expectativa nos clientes acerca do produto que desejam lançar no mercado. A finalidade disso é tentar descobrir como ele será recebido pelo consumidor.

Geralmente, o produto ainda nem está “finalizado” e, por isso, é importante saber como fazer um lançamento semente. Visto que, a depender do feedback dos clientes, o produtor pode realizar alterações relevantes no produto.

Quais as Vantagens do Lançamento Semente?

Bom, se o produto será finalizado com base no feedback dos clientes, isso significa que as chances dele ser bem-aceito após seu lançamento oficial, serão bem maiores.

Por si só, essa vantagem já faz toda a diferença! Mas tem mais…

Evitar Gastos Desnecessários 

Tanto para o produtor quanto para o afiliado, o lançamento semente previne despesas desnecessárias. Isso porque, no caso do produtor, ao entender o que o cliente deseja, pode evitar investimentos que não são interessantes para seu público-alvo.

Já no caso do afiliado, na hora de criar suas campanhas de vendas para promover o produto, ele sabe exatamente como segmentar. Sobretudo, para qual público investir – mais ou menos dinheiro. Afinal, ao analisar os resultados do lançamento semente, é possível determinar o orçamento de cada campanha. O que por sua vez, gera mais economia e assertividade.

Captação de Leads

Se você estudar Marketing Digital já sabe que lead vale ouro. E, por isso, é super importante ter uma base de leads bem estruturada.

Através do lançamento semente você pode estudar seus leads para convertê-los em boas oportunidades de negócio. Isso se dá através da entrega de conteúdos relevantes para sua audiência. Clique aqui e saiba mais.

Melhorar o Engajamento com o seu Público

Outro benefício de realizar um lançamento semente é a possibilidade de se aproximar de sua audiência, melhorando assim, o engajamento com seu público-alvo.

Lembre-se que a comunicação com seu público melhora sua conexão com ela e, portanto, isso fortalece o engajamento de suas redes sociais e do seu negócio como um todo.

Ser Visto como Autoridade na Área

Por fim, ao trabalhar essa estratégia você se destaca no mercado como sendo uma autoridade no seu segmento. Isto é, você se torna uma referência no mercado e dessa forma, ganha a confiança das pessoas. E quando as pessoas confiam em você, elas compram de você!

Você também vai precisar saber disso: “Como fazer um Lançamento de Produto de sucesso?

Lançamento Semente: Como Divulgar um Produto que Ainda Não foi Lançado?

Agora vamos as dicas de como fazer um Lançamento Semente do jeito certo:

#1 – Prepare sua audiência

Antes de tudo, é preciso educar o mercado sobre o “nascimento” do seu produto, sendo assim, prepare seu público. Para isso será necessário produzir um conteúdo específico sobre o produto ou serviço que você pretende lançar.

Use seu blog, suas redes sociais e o e-mail marketing para enviar mensagens importantes sobre o potencial do seu produto. A ideia é divulgar a ideia para criar um relacionamento com as pessoas, com o intuito de que elas comprem de você!

Além disso, sempre que alguém perguntar sobre como o produto funciona e quais os benefícios, tire todas as dúvidas da pessoa e, explore essas interações, criando enquetes e fazendo lives para conversar sobre o lançamento.

#2 – Crie uma Lista de Pré-lançamento

A lista de pré-lançamento será fundamental para saber quem tem interesse em comprar o produto assim que ele for lançado.

Eu sugiro que você crie uma landing page chamativa e com um “preço promocional” para os primeiros compradores. Dessa forma, muitas pessoas terão o desejo de se inscrever em sua lista para comprar o produto com valor promocional.

Leitura obrigatória: “Aprenda Capturar Mais Leads Otimizando sua Landing Page!

#3 – Crie um Conteúdo Exclusivo para a Lista

Sua lista é especial e, por isso, merece um conteúdo exclusivo.

Invista em conteúdos que sejam interativos, ou seja, conteúdos que possam promover uma interação entre você e sua audiência. Assim, será possível perceber o que as pessoas estão buscando e esperam do seu produto.

Antes de finalizar o produto, pegue todas as ideias sugeridas pelos leads e, insira no produto final.

#4 – Aperfeiçoe seu Produto e Prepare-se para o Lançamento

Agora que você já tem dados suficientes para saber o que sua audiência espera de você, aperfeiçoe seu produto ou serviço.

Inclua o que precisa ser incluída e exclua o que não é necessário. Muitas vezes, nos empolgamos e “enchemos linguiça”. Não faça isso! Seu produto representa sua marca e, sua marca representa você! Seja coerente e transmita uma imagem respeitosa e valiosa para seu público-alvo.

#5 – Convide as Pessoas para o Lançamento Oficial

Por fim, convide as pessoas para o dia do lançamento oficial.

Se você seguir as etapas anteriores, certamente terá muitas pessoas interessadas em fazer parte do tão esperado dia!

Agende o dia e horário do lançamento e crie um evento ao vivo! Isso motiva ainda mais o público-alvo, e assim, todos irão querer participar dessa etapa!

Lembre-se de oferecer exclusividade para as pessoas que estão presentes no lançamento. Pode ser um bônus, um desconto, etc – é muito importante ganhar a confiança e o respeito das pessoas, portanto, capriche!

Depois de ter lançado seu produto, analise os resultados do lançamento semente e prepare-se para os próximos lançamentos! Boa sorte nessa jornada!

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Até a próxima!

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2 Replies to “Lançamento Semente: Como Divulgar Produto que Não foi Lançado”

Antonio Marques

Muito boa a dica, apenas para complementar, fazer anúncios em sites de classificados pode gerar muito trafego orgânico, e também direto, tem muitos sites classificados grátis no brasil, tem ate um programa chamado “PCG Programa Classificados Grátis” que tem mais de 340 sites de classificados cadastrados em sua base e com esse programa você pode anunciar de forma automatizada nesses sites… Acho que isso também pode ajudar muito. abraços muito bom seu conteúdo.

Prof. Bruno Marinho

Muito obrigado pelo complemento, Antonio! Abraços e sucesso!