Mídias Sociais

Nanoinfluencer: Como Ganhar Dinheiro nas Redes?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 26, 2021
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Sabia que com menos de 10 mil seguidores nas redes sociais, você consegue virar Nanoinfluencer e ganhar muito dinheiro? Descubra “como” neste artigo.

Digamos que por volta de 2015 – 2017, os macroinfluenciadores como, por exemplo, o jogador Neymar, “eram a bola da vez”. Isso porque, com seus milhares de seguidores, era fácil fechar grandes contratos nas redes sociais, sem muito esforço. Afinal, bastava postar uma selfie para conseguir milhares de curtidas.

Contudo, em meados de 2018, quando a foto de um ovo (@world_record_egg) viralizou nas redes, conseguindo bater mais de 54 milhões de curtidas, notou-se que algo estava mudando.

E a partir daí, os marketeiros de plantão começaram a se perguntar: o que de fato retém a atenção dos usuários nas mídias sociais?

Esse contraste causado pela “foto do ovo” abriu um parêntese sobre o comportamento de consumo digital. E, em seguida, uma discussão sobre como esse comportamento afeta o poder de compra dos clientes, ganhou força rapidamente na internet.

Na verdade, a foto do ovo era uma comprovação explícita de como as pessoas estão cada vez mais vazias, dando relevância para “coisas” sem importância alguma.

Em suma, sua publicação só comprovou algo que já estava ganhando evidência na rede: a geração Z se contrapõe ao comportamento da geração Y (millennials), que por sua vez, está mais focada em números do que na construção de relacionamentos.

Nesse caso, observou-se que a “geração Z” (nascidos em meados dos anos 90) busca constantemente um consumo consciente. Ou seja, esse público consome conteúdos relacionados a sustentabilidade e querem fazer parte de movimentos engajados com propostas reais, que de fato, possam criar algum tipo de valor no mundo.

Obviamente que, não se pode generalizar. Existem pessoas da geração Y com um forte engajamento em causas importantes para o país e o mundo. Mas, dentro do marketing, busca-se um consenso para se traçar um perfil específico de pessoas.

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O que Significa Nanoinfluencer?

Pode-se dizer que o termo Nanoinfluencer foi “cunhado” quando a empresa Box 1824, que realiza pesquisas de comportamento e tendências em plataformas digitais, junto com a YouPix, uma outra empresa interessada no assunto – resolveram estudar o rumo da influência digital no mundo.

Em função disso, muitos especialistas foram ouvidos e pessoas relevantes em diversos segmentos, começaram a ser observadas nas redes sociais. A partir dessa observação, constatou-se que agora (de 2019 para cá) pessoas com até 10 mil seguidores são a bola da vez.

Como os termos macro (de 100 a 1 milhão de seguidores) e micro (de 10 a 100 mil seguidores) já existiam, os pesquisadores adotaram o termo Nanoinfluenciadores para usuários que tem entre 1 mil a 10 mil seguidores e de alguma forma, conseguem influenciar sua pequena audiência.

Observou-se que, o nanoinfluenciador possui uma conexão muito forte com seus seguidores, pois, utilizam de uma linguagem forte, real e objetiva.

Além disso, eles falam de assuntos do momento como política, saúde, sustentabilidade, desigualdade de gênero, causas sociais, entre outros.

E é exatamente pela forma como abordam tais temas, e pelos temas abordados, que esses usuários estão ganhando voz nas mídias sociais.

Bom, é claro que as marcas e grandes empresas não deixaram de aproveitar essa nova realidade e, por isso, estão cada vez mais presentes em perfis de nanoinfluenciadores.

Isso porque, de acordo com a CMS Wire, os nanoinfluenciadores são uma ótima opção para empresas que buscam alto nível de engajamento em suas campanhas. Afinal, o engajamento médio de cada nanoinfluenciador é de 8,7%. Contra apenas 1,7% dos macroinfluenciadores.

nanoinfluencer

Como Ganhar Dinheiro nas Redes sendo Nanoinfluencer?

Agora que você já sabe que existe a possibilidade de ganhar dinheiro nas redes sendo Nanoinfluencer, vamos descobrir o que fazer para tornar isso possível:

Tenha Calma!

Antes de tudo tenha calma. Não é porque você fala sobre algo importante, que o seu perfil irá viralizar “da noite para o dia”.

Tudo requer dedicação e tempo, por isso, todo criador de conteúdo deve ter paciência e muita calma nessa profissão.

Fale sobre Algo que Faça Parte da Sua Realidade

Nem adianta começar a falar sobre algo só porque “está na moda” se isso não faz o menor sentido para você.

Para conquistar seguidores e audiência é preciso se identificar com o assunto que está falando.

As pessoas sabem quando algo está sendo dito com sinceridade e quando isso defende um posicionamento real e genuíno.

Portanto, de nada vale começar a publicar vídeos e artigos sobre algum tema delicado, se ele não está ligado a alguma parte da sua vida.

Se você é vegano, por exemplo, fale sobre a causa animal e sobre como isso mudou a sua vida e te fez encarar o mundo sob outra percepção. Mas, nunca fale com superioridade. Nunca insulte ou diminua ninguém.

As marcas fogem de polêmica e jamais vão querer assinar um contrato com quem se comporta assim!

Elabore um Mídia Kit

Quer que as empresas te enxerguem como um potencial divulgador de suas marcas? Pois então, comporte-se de maneira profissional.

Além de ter um perfil bem produzido com imagens e vídeos de alta qualidade. Tenha um Mídia Kit.

O mídia kit é uma espécie de currículo digital, onde além de falar um pouco sobre você, ele precisa descrever a maneira como você trabalha nas redes sociais.

Dentre os aspectos mais relevantes para se inserir no Mídia Kit, estão:

  • Seus números nas redes sociais – Seguidores, engajamento com as publicações, retenção etc;
  • Dados demográficos da sua audiência – Gênero, idade, país etc;
  • Trabalhos realizados – Publicações para outras marcas, ainda que de empresas pequenas.

Faça Parcerias 

A maneira mais fácil e rápida para conseguir ganhar dinheiro sendo um nanoinfluencer é por meio das parcerias.

Quando você decide fazer parcerias com outros criadores de conteúdo, existe uma enorme chance de todos crescerem e assim, cria-se uma nova rede de influenciadores digitais.

Esse laço vai se fortalecendo a medida que vocês criam novas publicações e compartilham com seus seguidores. Ao “trocar arrobas” – todos os perfis começam a ganhar forças na rede.

Faça o que Você Diz Fazer

Sabia que tem gente que é ótimo em “dar conselhos”, mas, não consegue seguir nenhum?

Por isso, antes de sair divulgando uma marca, certifique-se de que você e a empresa compartilham dos mesmos valores. 

Muitos influenciadores perdem seguidores por promover uma marca que contradiz seu próprio discurso. E você não quer que isso aconteça com você, não é mesmo?

Em suma, esses são os pontos fundamentais para se conseguir ganhar dinheiro sendo um Nanoinfluencer.

Curtiu? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Até a próxima!

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