Marketing Digital

O que é HTTPS? Por que ele deixa o site mais seguro?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 21, 2021

Para explicar o que é HTTPS e como ele é capaz de deixar seu site mais seguro, precisamos entender que ele é uma espécie de protocolo de segurança. Sem ele, muitos dados podem ser vazados de um site e, ninguém deseja que isso aconteça, não é mesmo?

Em síntese, o HTTPS garante que as informações compartilhadas dentro de um site ou dentro de uma página sejam protegidos. Ou seja, por meio dele, nenhuma informação relevante, como dados bancários de um usuário, CPF, entre outros, pode ser subtraída indevidamente durante sua navegação.

Obviamente que, existem Hackers que conseguem burlar o sistema de segurança de muitos sites, conseguindo assim, ter acesso a dados de terceiros. No entanto, ativar o HTTPS dentro do seu site, é obrigatório por lei, sendo inclusive, passível de multa.

Ano passado a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil) passou a vigorar e, por meio dela, muitas obrigações passaram a fazer parte do time de marketing de empresas que coletam dados dentro de seus sites. Dentre uma das inúmeras obrigações, está o uso do HTTPS como forma de informar e garantir a segurança e o sigilo dos dados dos usuários da WEB.

Em resumo, é válido dizer que os protocolos de segurança auxiliam os navegadores a manter uma conexão segura com os servidores. Por isso, a relação entre usuários e sites, pode ser um tanto quanto menos vulnerável.

Salve para ler depois: “Marketing Digital para Iniciantes 2021: Passo a Passo do Zero

O que é HTTPS?

A sigla HTTPS representa o termo Hypertext Transfer Protocol Secure – trata-se, basicamente de um protocolo de segurança para proteger dados entre o navegador e o site.

A grande maioria das páginas da internet adotam o uso desse protocolo para oferecer uma navegação segura aos usuários. Dessa forma, é possível assegurar que toda informação compartilhada naquele ambiente está protegida.

Antigamente, os usuários estavam acostumados com o HTTP (sem o “S” no final). Acontece que, justamente, o “S” representa a segurança que o protocolo oferece. Isso porque, o “S” se refere a criptografia do site, portanto, ele é fundamental dentro da adição desse modelo de segurança.

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Em primeiro lugar, vale dizer que ambas são um tipo de protocolo que permite a transferência de dados entre servidores e navegadores. Em suma, o HTTP (sem o “S”) garante a comunicação entre ambos. Todavia, sem o “S” a criptografia não está garantida, sendo esta, essencial para os dias de hoje.

A criptografia, deixa as mensagens codificadas, fazendo com que apenas o emissor e o receptor possam acessá-las corretamente. Isso acontece com a finalidade de que ninguém consiga ler o que está sendo enviado, evitando uma interceptação indevida.

Para garantir que seu conteúdo fique totalmente protegido, o HTTPS faz uso da criptografia TLS/SSL, uma das mais poderosas para websites. 

Sites protegidos com o “HTTPS” mostram um ícone de cadeado verde com a mensagem “seguro”, enquanto páginas que contém apenas o HTTP, podem mostrar a mensagem “não seguro”.

Por que o HTTPS deixa o site mais seguro?

Toda vez que alguém acessa seu site, o HTTPS é acionado. Dessa forma, o site envia dados do certificado SSL para gerar uma conexão com o seu servidor.

Nessa etapa, acontece a integração entre o SSL e o TLS. A partir desse ponto, forma-se uma “conexão segura”, por onde a informação vai  transitar enquanto o usuário estiver dentro do site.

Somente assim, as informações serão adicionadas às páginas em segurança. Isto é, sem que haja risco para as partes envolvidas. Dentre os dados que estarão seguros, estão:

  • Login em sites;
  • Envio de dados pessoais, como e-mail, CPF, etc;
  • Compras utilizando cartões de crédito, débito, etc;
  • Acessos a conta bancária;
  • Utilização de serviços de e-mail.

Salve para ler depois: “Qual é a Estrutura Básica para Vender como Afiliado (Domínio + Hospedagem)

Quais as Principais Vantagens do HTTPS?

Muitas vantagens estão associadas ao uso do HTTPS em um site, a começar pelo fato de que os usuários se sentem mais seguros quando estão em um ambiente web, cujo símbolo de cadeado seguro aparece. Mas em resumo, as principais vantagens estão associadas ao engajamento com a audiência e a otimização do site, em si. Entenda:

Melhora seu Posicionamento no Google

A saber que para conseguir ficar em primeiro lugar no Google, você precisa se adequar a uma série de fatores, é importante compreender que a adequação as leis de segurança na WEB são a premissa para tal conquista.

O Google, assim como os demais buscadores, prezam pela segurança de dados e, por isso, não medem esforços para garantir que seus usuários estejam protegidos enquanto navegam na internet.

Sendo assim, ao instalar o protocolo de segurança em seu site, você consegue melhorar seu posicionamento nas páginas do Google, pois, esse é um dos requisitos básicos do buscador para deixar um site no topo do ranqueamento.

Privilegia a Usabilidade do Usuário

Na internet, o que prevalece é a experiência positiva de um usuário em um site. Se o seu site tem um bom conteúdo, mas não favorece a experiência e usabilidade do usuário, é bem provável que seu site não consiga ter muitos acessos.

Quando a segurança está atrelada ao seu conteúdo, ela impacta positivamente a navegação dentro de suas páginas. Portanto, ela permite que as pessoas naveguem em seu site por mais tempo, o que por sua vez, fortalece sua autoridade na rede.

Reduz a taxa de rejeição

Muitas vezes os usuários fazem suas buscas no Google, esperando encontrar um conteúdo de valor que possa sanar suas dúvidas. Acontece que, se ao se deparar com um site ou blog, cuja segurança não é evidente, a rejeição é imediata. Afinal, ninguém quer navegar em um site com uma navegação insegura.

Para diminuir a taxa de rejeição, você precisa se preocupar com o seu “cadeado verde”. Garantir que ele esteja sempre à mostra para os usuários, é um jeito de demonstrar o quanto você se importa com eles e assim, cria-se um elo de confiança entre vocês.

Aumenta as conversões

Do mesmo modo que reduz a taxa de rejeição, o HTTPS é capaz de aumentar as conversões. Até porque, ao entrar em um ambiente seguro na internet, as pessoas se sentem mais confiantes para efetuar compras e inserir seus dados bancários e pessoas nas páginas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é HTTPS e qual sua importância, procure sua hospedagem para instalar corretamente em seu site.

Garanta que seus usuários possam navegar em segurança pelas páginas do seu site ou blog. Dessa forma, você verá suas vendas aumentar significativamente!

Esse conteúdo te ajudou? Então cadastre-se no meu banco de dados. BASTA INSERIR SEU E-MAIL AQUI EMBAIXO. É GRÁTIS! Vou te enviar conteúdos exclusivos em primeira mão!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.