O marketing digital abriu oportunidades diversas para profissionais e também para novos negócios que agregam produtos e serviços nesta área.

O que é a Consultoria em Marketing Digital?
A consultoria em marketing digital basicamente desenvolve o planejamento e a execução de projetos de divulgação e posicionamento de marcas no meio digital, podendo ser desenvolvido por um profissional autônomo ou mesmo por uma empresa.

Veja, a seguir, alguns dos principais serviços prestados pela consultoria de marketing digital:
-
Planejamento estratégico de marketing digital:
A primeira etapa de qualquer consultoria de marketing digital está no entendimento do tipo de negócio a ser divulgado, nos objetivos de crescimento e posicionamento da empresa e também no conhecimento do tipo de público-alvo a ser encontrado no meio digital.
O planejamento estratégico irá definir as estratégias a serem utilizadas dentro do meio digital para se realizar a promoção e divulgação dos produtos e serviços;
-
Planejamento dos canais de comunicação:
O consultor de marketing digital é responsável por escolher e estruturar os diversos canais de comunicação que a empresa irá utilizar no ambiente online e até mesmo offline, se necessário, seja através da montagem de um site, blog, loja virtual, assim como a organização das mídias sociais a serem utilizadas;
-
Planejamento de conteúdo:
Outro importante serviço prestado pelo consultor de marketing digital é o planejamento e a criação de todo o conteúdo a ser gerado online, devendo estar associado à imagem que a empresa quer passar para o consumidor e também ao tipo de relacionamento que deve ser criado com o mesmo.
Este conteúdo pode incluir o desenvolvimento de artigos, vídeos, cursos, infoprodutos, áudios, entre muitos outros tipos de mídias;
-
Desenvolvimento de estratégias de marketing de busca e otimização:
O profissional que trabalha com consultoria em marketing digital está apto a realizar todo o processo de otimização de sites e conteúdo dentro dos mecanismos de busca (SEO, SEM) ajudando a posicionar a empresa de maneira a ser mais facilmente encontrada pelo mercado consumidor nos canais de comunicação escolhidos;
-
Gerenciamento de mídias sociais:
Um trabalho muito importante do consultor de marketing digital está na gestão e no acompanhamento das mídias sociais, garantindo-se a adequada divulgação da imagem da empresa junto ao mercado e se mantendo a correta comunicação com clientes, parceiros e até mesmo outras empresas;
-
Gerenciamento das métricas para a internet:
Por fim, o consultor de marketing digital também atua na medição e no controle dos indicadores relacionados à promoção, à divulgação e à gestão da marca no meio digital, garantindo-se um resultado efetivo e de acordo com o planejamento inicialmente definido para a empresa;
Conclusão
O consultor de marketing digital atua auxiliando na gestão das marcas no meio online, realizando-se o planejamento, a execução e o controle de ações e estratégias de divulgação de produtos e serviços no ambiente digital.
Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.