Marketing Digital

Como Funciona uma Consultoria de Marketing?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 8, 2015
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

O marketing digital abriu oportunidades diversas para profissionais e também para novos negócios que agregam produtos e serviços nesta área.

inovacao_conceito
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é uma consultoria de marketing digital e quais os principais serviços oferecidos por estes profissionais e empresas. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também os artigos quanto é necessário investir para ser um consultor de marketing digital e como arrumar um emprego em marketing digital.

O que é a Consultoria em Marketing Digital?

A consultoria em marketing digital basicamente desenvolve o planejamento e a execução de projetos de divulgação e posicionamento de marcas no meio digital, podendo ser desenvolvido por um profissional autônomo ou mesmo por uma empresa.

agencia-de-marketing
O consultor de marketing digital está apto a desenvolver toda a estratégia para criar uma presença online, assim como encontrar formas de captar e reter clientes, aumentar a divulgação de produtos e serviços, além de criar estratégias para manter o relacionamento com o mercado consumidor através da internet.

Veja, a seguir, alguns dos principais serviços prestados pela consultoria de marketing digital:

 

  1. Planejamento estratégico de marketing digital:

A primeira etapa de qualquer consultoria de marketing digital está no entendimento do tipo de negócio a ser divulgado, nos objetivos de crescimento e posicionamento da empresa e também no conhecimento do tipo de público-alvo a ser encontrado no meio digital.

O planejamento estratégico irá definir as estratégias a serem utilizadas dentro do meio digital para se realizar a promoção e divulgação dos produtos e serviços;

  1. Planejamento dos canais de comunicação:

O consultor de marketing digital é responsável por escolher e estruturar os diversos canais de comunicação que a empresa irá utilizar no ambiente online e até mesmo offline, se necessário, seja através da montagem de um site, blog, loja virtual, assim como a organização das mídias sociais a serem utilizadas;

  1. Planejamento de conteúdo:

Outro importante serviço prestado pelo consultor de marketing digital é o planejamento e a criação de todo o conteúdo a ser gerado online, devendo estar associado à imagem que a empresa quer passar para o consumidor e também ao tipo de relacionamento que deve ser criado com o mesmo.

Este conteúdo pode incluir o desenvolvimento de artigos, vídeos, cursos, infoprodutos, áudios, entre muitos outros tipos de mídias;

  1. Desenvolvimento de estratégias de marketing de busca e otimização:

O profissional que trabalha com consultoria em marketing digital está apto a realizar todo o processo de otimização de sites e conteúdo dentro dos mecanismos de busca (SEO, SEM) ajudando a posicionar a empresa de maneira a ser mais facilmente encontrada pelo mercado consumidor nos canais de comunicação escolhidos;

  1. Gerenciamento de mídias sociais:

Um trabalho muito importante do consultor de marketing digital está na gestão e no acompanhamento das mídias sociais, garantindo-se a adequada divulgação da imagem da empresa junto ao mercado e se mantendo a correta comunicação com clientes, parceiros e até mesmo outras empresas;

  1. Gerenciamento das métricas para a internet:

Por fim, o consultor de marketing digital também atua na medição e no controle dos indicadores relacionados à promoção, à divulgação e à gestão da marca no meio digital, garantindo-se um resultado efetivo e de acordo com o planejamento inicialmente definido para a empresa;

Conclusão

O consultor de marketing digital atua auxiliando na gestão das marcas no meio online, realizando-se o planejamento, a execução e o controle de ações e estratégias de divulgação de produtos e serviços no ambiente digital.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.