Marketing Digital

O que um Consultor de Marketing Digital faz em uma Empresa?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 24, 2015
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Com a era tecnológica e o advento da internet, novas profissões e cargos foram criados nas empresas para suprir uma nova demanda de serviços e produtos.


Vamos falar um pouco, neste artigo, sobre o que um consultor de marketing digital faz nas empresas e suas principais responsabilidades. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também os artigos 10 dicas de como fazer marketing digital no Facebook e 10 dicas para fazer o marketing digital da sua agência.

Quais as responsabilidades do consultor de marketing digital?

O marketing digital é muito amplo e pode envolver diferentes tipos de profissionais sejam eles relacionados ao aspecto técnico como a criação de sites, lojas virtuais, desenvolvimento de sistemas de comunicação para web, estruturação de aplicativos e produtos digitais, assim como relacionados ao planejamento de marketing como a gestão de marcas, desenvolvimento de estratégias de comunicação para captação e retenção de clientes, além de estratégias de relacionamento com o mercado.
Todas estas atividades podem ser realizadas por profissionais diferentes e são normalmente coordenadas por um consultor de marketing digital que é responsável pela estruturação, planejamento e execução do projeto.
Veja, a seguir, algumas das principais atividades destes profissionais dentro da empresa:

1. Planejamento estratégico de marketing:

O profissional de marketing digital poderá atuar dentro da empresa em conjunto com os setores de marketing e relações públicas, estruturando todo o conceito relacionado à marca, à identidade que a empresa quer passar no ambiente online, desenvolvendo o conceito de produtos e serviços, assim como definindo as principais estratégias a serem utilizadas para se atingir o público-alvo da empresa;

2. Montagem dos canais de comunicação:

Alguns profissionais podem atuar na empresa dentro das áreas técnicas e tecnológicas como a montagem e gestão de sites, blogs, lojas virtuais, plataformas interativas, aplicativos e quaisquer outros canais de comunição da empresa com seu mercado consumidor, incluindo-se também a criação e gestão de mídias sociais.
Pode-se envolver outros tipos de profissionais como analistas de sistemas, programadores, webdesigners, entre outros;

3. Posicionamento e otimização de conteúdo:

Os profissionais que atuam desenvolvendo estratégias de otimização em mecanismos de buscas estão entre os mais procurados do mercado de marketing digital, auxiliando na forma como as pessoas encontram estas empresas com seus produtos e serviços no ambiente online.
As atividades deste profissional incluem o desenvolvimento de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing), campanhas de e-mail marketing, desenvolvimento de conteúdo otimizado, entre outras;

4. Acompanhamento e gestão de métricas para internet:

Outra atividade muito requisitada pela empresa para o consultor de marketing digital é a gestão de métricas para a internet. As principais atividades estão relacionadas ao controle de performance das ações de marketing digital, incluindo-se a análise de indicadores de controle como o total de visitantes qualificados, número de cliques, percepção de marcas, retorno sobre investimento, eficiência de campanhas, taxas de conversão, engajamento de consumidores, entre muitos outros;

Conclusão

O consultor de marketing digital tem um papel fundamental dentro das empresas, garantindo o correto planejamento da gestão de marcas e do desenvolvimento de estratégias de marketing online para divulgação de produtos e serviços, além da criação de canais de comunicação digital com o mercado consumidor.

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