Passo a Passo Para Registro de Domínio em 2020

Marketing Digital

Passo a Passo Para Registro de Domínio em 2020

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 29, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Decidiu que vai abrir seu negócio digital e já sabe onde irá hospedar seu site? Então, confira nosso tutorial com o Passo a Passo Para Registro de Domínio em 2020.

Obviamente, que se você decidiu criar seu site ou blog para promover seu negócio online, já tem em mente onde irá hospedar seu site, bem como, já deve ter escolhido a plataforma em que ele irá ser desenvolvido. Nesse sentido, você já sabe como fazer o registro de domínio?

Aqui no blog a gente já falou sobre como criar um blog grátis e de sucesso, e o mesmo vale para um site, ou loja virtual. Mas, hoje quero falar exclusivamente do registro de domínios, que por sua vez, é essencial para quem deseja ter autoridade no mercado.

Você também vai querer saber: “Como Criar e Vender Cursos Online?”

O que é um domínio de site?

Em linhas gerais, o domínio de um site é o endereço que irá identificar suas páginas na internet.

Ou seja, através de um domínio próprio, seu negócio tem um nome exclusivo (que pode ser um site, blog ou loja virtual, por exemplo).

Todo domínio apresenta uma estrutura característica. Isto é, ele conta com o ‘nome do site ou blog’ e vem acompanhado de uma extensão. Exemplos:

  • “negocioonline.com” – Aqui a extensão é “.com”
  • “negocioonline.net” – Nesse caso, a extensão é “.net”

E assim por diante.

Existem muitas extensão disponíveis por aí, sendo que as mais comuns aqui no Brasil são:

  • “.com”
  • “.com.br”

Naturalmente, você paga um valor simbólico para ter seu domínio no ar durante todo o ano. Que costuma ser cobrado a partir de R$40,00/ano. Falaremos mais sobre isso adiante.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Pois bem, é comum confundir domínio (nome do site) com hospedagem (local onde o site ficará armazenado).

Portanto, o domínio é a maneira como a sua audiência irá identificar o seu negócio na internet. Afinal, ele precisa ser único e estar relacionado com o nicho de mercado em que você atua.

No meu caso, por exemplo, meu domínio é “marketingcombrunomarinho.com.br”. E ele leva a palavra “marketing” no nome, justamente, por esse ser meu nicho de mercado.

No entanto, em contrapartida, temos a hospedagem, que por sua vez, é o local onde todos os dados do seu site, com por exemplo, vídeos, imagens e textos ficarão guardados em segurança.

Quando você contrata um serviço de hospedagem, entrega os arquivos de suas páginas para um servidor, que tem por obrigação, manter seus dados em segurança e livre de spam e outros malwares (programas maliciosos).

Ao hospedar seu site, as pessoas poderão acessá-lo a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo.

Salve para ler depois: “Aplicativos Grátis para Trabalhar como Afiliado”

Por que é importante fazer o Registro de Domínio?

Talvez agora você esteja se perguntando “mas, eu realmente preciso fazer esse tal registro?”.

Na verdade, você não tem essa obrigação. Existem plataformas, como a WordPress, por exemplo, que oferecem o serviço de hospedagem com domínio grátis.

Todavia, vale dizer que esse serviço gratuito é bastante limitado e sofre com algumas particularidades, que não são bem vistas na comunidade web.

No geral, sites que usam o serviço gratuito de hospedagem e domínio aparecem da seguinte forma:

  • “negocioonline.wordpress.com”
  • “negocioonline.wixsite.com”

E essas variações no final do dome de cada site, podem acontecer com diferentes plataformas, como “blogspot” e “freehosting”.

Pessoas que querem ter um negócio sólido e que transmita credibilidade e segurança para os clientes, geralmente, optam por comprar seus domínios exclusivos, sem carregar nenhum outro nome seu registro.

Vantagens de Registrar um Domínio

Antes de irmos direto para o passo a passo para registro de domínio 2020, dê uma olhada nas vantagens de ter seu próprio nome na internet:

  • Aumento na credibilidade do seu negócio – Como citei anteriormente, as pessoas acreditam que sites que possuem domínio próprio são mais confiáveis, do que aqueles que não dispõe da mesma situação.
  • Fortalecimento da marca – Seguindo o mesmo critério, ao ter um nome próprio você consegue melhorar a imagem do seu negócio, aumentando suas chances de vendas.
  • Melhora nas campanhas de divulgação – Nada melhor do que ter um nome para apresentar seus produtos ou serviços na internet. E um domínio te permite fazer isso com tranquilidade e transparência.
  • Facilidade na Indexação – O Google, assim como outros mecanismos de busca, preferem sites com domínio próprio e por isso, facilitam o processo de indexação e divulgam com mais facilidade, esses sites do que os que não possuem um nome específico.
  • E-mail diferenciado – Quando você tem um domínio próprio, consegue criar e-mails personalizados para sua empresa. Como por exemplo, “[email protected]”.
  • Excelente custo-benefício – Registrar um domínio é muito barato, se considerarmos que a cobrança é anual.

marketing com bruno marinho

Passo a Passo Para Registro de Domínio em 2020

Agora sim, vamos descobrir como registrar um domínio em 2020.

Vamos seguir um passo a passo bastante intuitivo e prático, ok?

Em primeiro lugar, vamos aprender como registrar um domínio de extensão “.com.br” (a mais utilizada no Brasil).

  • Antes de tudo, você irá acessar o site do Registro.br. Esse é o serviço responsável pelo registro e pela manutenção de nomes de domínio “.br”.
  • Em seguida, você irá escrever o nome escolhido por você. É preciso verificar se há disponibilidade. Do contrário, será preciso tentar um outro nome.
  • Estando disponível, é preciso fazer o cadastro na plataforma. Para isso, vá em “criar conta” e preencha as instruções corretamente.
  • Depois, já com a conta criada, você deverá fazer o registro. Nessa parte, é preciso informar dados pessoais, como nome completo, CPF ou CNPJ, endereço, e-mail e telefone.
  • O Registro.br oferece um serviço de DNS ( sistema de nomes de domínios) são os DNS que localizam e traduzem para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores).durante o cadastro, mas o ideal é que você adicione o DNS do servidor onde seu site ou blog já está hospedado. Essa etapa é importante, por isso vou deixar o link de um vídeo que ensina como fazer!
  • Por fim, você deverá pagar pelo serviço. O seu domínio tem um valor de R$40,00/ano e você pode escolher pagar por 2 anos ou mais (com desconto).

Como usar outras extensões no Registro do Domínio?

A saber que você já conhece e domina a opção de registrar seu site com a extensão “.com.br”, vamos entender como fazer o mesmo com as demais extensões.

A maneira mais fácil de fazer isso, é usando seu próprio serviço de hospedagem, como por exemplo, HostGator e GoDaddy (existem outros).

Para isso, você irá preencher seu cadastro na plataforma escolhida, exatamente como fez no Registro.br e; irá escolher o nome do seu site (verificando se está disponível). Depois, deverá escolher entre as extensões disponíveis.

Comumente, os serviços de hospedagem oferecem muitas opções. Dentre as mais comuns estão:

  • “.blog”
  • “.home”
  • “.net”
  • “.com”
  • “.store”

E assim por diante…

Como escolher um domínio para seu site ou blog?

Lá vem uma dica bônus!

Para escolher um bom endereço de domínio, é importante ficar atento(a) a alguns aspectos. São eles:

  • Prefira nomes curtos (são mais fáceis de memorizar);
  • Evite números e símbolos;
  • Coloque o nome da sua empresa ou marca no domínio;
  • Não use o nome de outras empresas nele.

Gostou dessas dicas? Então Se Inscreva no Meu Canal do Youtube para receber mais conteúdos como esse (só que em vídeo)!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.