As mídias sociais são poderosas ferramentas de marketing digital, permitindo melhorar a reputação da marca ou mesmo conseguir mais clientes. Para isso, entretanto, é preciso que haja persuasão nas mídias sociais para se atingir os objetivos pretendidos.
Utilizada da maneira correta, a persuasão nas mídias sociais garante que sua marca passe a fazer, cada vez mais, parte da vida das pessoas, melhorando o seu resultado. Descubra os 5 fatores fundamentais dessa técnica.
-
Escolha do gatilho mental correto
Gatilhos mentais são mecanismos utilizados pelo nosso cérebro na tomada de decisões e que podem ser de grande valia para a persuasão nas mídias sociais. Assim, os gatilhos mentais são capazes de influenciar e convencer o seu público à tomada de decisão, como adquirir seu produto ou serviço, por exemplo.
Por isso, é importante escolher o gatilho mental correto para cada mídia social e para cada momento e objetivo. Escolher um gatilho mental de escassez, por exemplo, pode não ser a melhor técnica para a sua marca.
-
Utilização adequada do gatilho mental
Mesmo o gatilho mental certo pode não dar os resultados esperados se ele não for usado da forma correta e por isso é importante que você encontre a melhor forma de utilizar o gatilho mental pretendido.
Novamente sobre o gatilho mental de escassez, se ele for o correto para o momento da sua marca, mas você utilizá-lo inadequadamente, ou seja, se realmente não houver a escassez, o público pode terminar frustrado e irritado com você, achando que não passa de uma mera estratégia para vender.
-
Relacionamento com os clientes
Criar um canal de relacionamento com os clientes e não apenas utilizar as mídias sociais para divulgar seus produtos o tempo todo, tentando vender a todo momento, é bastante efetivo para aumentar a persuasão nas mídias sociais, aumentando as chances de que as pessoas decidam por escolher a sua marca.
-
Conhecimento sobre o público-alvo
Também é impossível falar de persuasão nas mídias sociais sem dizer que é indispensável saber quem é o seu público-alvo, pois somente assim você saberá exatamente do que seu cliente precisa e como são os seus hábitos de consumo.
A maioria das mídias sociais oferece levantamento de dados diversos sobre hábitos e padrões do público, por isso aproveite-se disso para ajustar a sua estratégia de persuasão.
-
Fidelização dos clientes
Mesmo quando utilizados da maneira correta os gatilhos mentais podem não ser o suficiente para conseguir chamar a atenção e conquistar novos clientes, que, cada vez mais, baseiam-se na opinião de amigos e familiares – pessoas próximas de confiança.
Assim, para aumentar a persuasão nas mídias sociais invista na fidelização dos clientes já existentes, aproximando a marca deles para que eles possam recomendar sua marca para outros. Isso se tornará um ciclo virtuoso, pois você também poderá utilizar isso como um gatilho mental de prova social.
Dessa forma, a persuasão nas mídias sociais é o que garante que o cliente escolha a sua marca na hora de pensar em uma compra ou decidir pelo seu produto após sua apresentação. Com os fatores fundamentais, é possível criar um ambiente persuasivo e de resultados.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.