Marketing Digital

Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 15, 2020

Você precisa criar um planejamento de conteúdo para redes sociais, mas, não faz ideia de como começar? Continue comigo nesse artigo, pois, hoje você irá descobrir como fazê-lo!

Em linhas gerais, planejar um evento ou uma ação, significa organizar ideias e desenvolver estratégias, que possam garantir que o resultado final do seu plano, esteja condizente com àquilo que você deseja.

Em síntese, quando falamos em planejamento de conteúdo para redes sociais, nos referimos, as estratégias que nos garantirão maior assertividade em nossas publicações. Isto é, a cada nova campanha e/ou a cada nova publicação, é preciso garantir que haja conversões.

Com relação as conversões nas redes sociais, temos diferentes opções. Como por exemplo:

  • Levar o usuário para uma página de vendas, blog ou site;
  • Guiar o usuário até uma loja virtual ou produto específico;
  • Fazer com que o usuário comente, curta e/ou compartilhe as publicações;
  • Entre outras.

Portanto, o seu planejamento deverá começar a partir dos objetivos traçados por você, para fazer um bom uso das mídias sociais do seu negócio.

Você também vai gostar de saber: “Planejamento de vendas: 5 passos para defini-lo!”

Por que Criar um Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais?

Em primeiro lugar, você sabe qual a importância de criar um planejamento de conteúdo para redes sociais?

Em suma, com um conteúdo estratégico em mãos, você pode explorar todo o potencial de suas mídias sociais, a fim de atrair mais clientes para o seu negócio, e por consequência, aumentar suas vendas.

Além disso, ao planejar a produção do seu conteúdo, você consegue fidelizar sua audiência. Ou seja, muitas pessoas irão seguir seus perfis sociais, com a intenção de continuar recebendo suas publicações de maneira regular.

A regularidade é um fator essencial para quem deseja bombar suas redes sociais ou blog. Isso porque, os mecanismos de buscas valorizam páginas que mantém a constância nas publicações, indicando-as para um grande número de pessoas, o que por sua vez, aumenta o engajamento de clientes com seu negócio digital.

Salve para ler depois: “Passo a Passo: Como Criar uma Fanpage no Facebook”

marketing com bruno marinho

Como começar seu Planejamento?

Antes de tudo, vamos estabelecer uma direção a seguir. Portanto, comece traçando objetivos e metas.

A fim de conseguir alcançar os resultados desejados, defina um foco para suas redes sociais. Sendo assim, você pode escolher um objetivo principal, dentre as várias possibilidades que as mídias oferecem.

Exemplo:

  • Criar autoridade no mercado;
  • Fortalecer a imagem da sua marca;
  • Aumentar sua base de contatos;
  • Levar clientes para uma página externa de vendas;
  • Aumentar o tráfego do seu blog;
  • Fazer vendas diretas dentro das redes sociais.

É importante ter esse objetivo bem definido, para perseguir os resultados desejados de maneira assertiva.

Mantenha a mesma Identidade Visual em todos os Perfis

Aqui no blog, nós já falamos de Branding, cuja finalidade foi te ajudar a gerir melhor a sua marca. Se você não viu ainda esse artigo, vale a pena salvar para ler depois.

Em resumo, toda empresa de sucesso tem uma identidade visual bem definida, e isso ocorre em todos os seus canais de comunicação, pois isso ajuda no reconhecimento da marca pela audiência.

Vejamos o Nubank, por exemplo, a cor roxa predomina na história do banco, o que por sua vez, já garantiu que quando se fala em banco digital, de cara, o “roxinho” surge em nossa mente.

O mesmo deve acontecer com sua marca na internet. Para isso, você pode seguir os seguintes passos:

  • Escolha uma paleta de cores para usar como referência em seu negócio;
  • Use as mesmas cores no site, blog e mídias sociais da empresa;
  • Defina se sua marca usará vetores ou imagens para promover sua imagem;
  • Siga um padrão de fontes em todos os textos inseridos em sites, blogs ou nas mídias.

Crie um Calendário Editorial

Depois de ter definido sua identidade visual, é hora de criar um calendário editorial, pois ele irá garantir que suas publicações sejam consistentes e regulares.

O calendário editorial, nada mais é que, uma programação com dias e horários em que seus posts irão ao ar. Você até pode fazer as publicações de maneira manual, mas também, pode usar programas e aplicativos que ajudam a programar automaticamente.

Lembre-se que não é preciso publicar todos os dias, mas é fundamental manter uma regularidade nas publicações. Falaremos disso mais à frente, quando o assunto for frequência de postagens.

Comece a Produzir seu Conteúdo para Redes Sociais

Após ter o calendário editorial em mãos, é hora de colocar seu plano em ação.

Você precisará criar um conteúdo relevante para conquistar sua audiência e atrair mais seguidores para o seu negócio.

Pense sempre nas dores de sua Persona, dessa forma, todo conteúdo produzido por você será condizente com as necessidades das pessoas que acompanham seus posts nas redes sociais, assim como, no seu blog.

Estipule a Frequência de Publicações em Cada Rede

Agora sim, você precisa definir uma frequência para as publicações. Isto é, deverá estipular em quais dias da semana seus seguidores poderão visualizar seus conteúdos nas redes sociais.

Exemplo:

  • Facebook – Você pode postar de 3 a 7 vezes por semana;
  • Instagram – De 1 a 3 vezes por dia;
  • Twitter – Entre 2 a 5 vezes por dia;
  • LinkedIn – De 3 a 5 vezes por semana;
  • Pinterest – Entre 2 a 5 vezes por dia.

É importante dizer que essa frequência poderá mudar de acordo com a sua percepção. Ou seja, conforme as pessoas forem interagindo, mais ou menos, com suas redes.

Portanto, nada é imutável e, você sempre deverá analisar os resultados, a fim de traçar a melhor estratégia para o seu negócio.

Invista em Mídia Paga

Por fim, você pode inserir as mídias pagas em seu planejamento de conteúdo para redes sociais. Isso porque, ao investir em links patrocinados, como o Facebook Ads, por exemplo, você melhorar a performance das postagens, potencializando seu alcance nas redes.

A ideia é usar a mídia paga para garantir que seu objetivo seja alcançado. Por isso, sempre que for criar uma campanha paga, foque no objetivo inicial (atrair seguidores, vender, levar tráfego para o site etc).

Sempre Avalie seu Conteúdo para Redes Sociais

Mesmo depois de ter aperfeiçoado seu planejamento, revise e avalie suas publicações.

Os algoritmos das mídias sociais oscilam muito e mudam de repente, por isso, os criadores de conteúdo precisam ficar atentos a essas mudanças, a fim de melhorar seu engajamento e por consequência, seus resultados!

Essa ação, é uma das mais importantes quando o assunto é Marketing Digital, afinal, nada na internet é permanente, e o seu negócio precisa se adaptar a essa flexibilidade!

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