Depois de compreender como o mercado de afiliados funciona, é muito importante se familiarizar com as principais plataformas de afiliados no Brasil. Afinal, por meio delas é possível criar uma cartela de produtos diversificada e muito rentável.
Embora o Marketing Digital seja enorme e repleto de possibilidades para quem quer ganhar dinheiro pela internet; foi o Marketing de Afiliados quem popularizou esse sistema de negociação online entre empresas e clientes.
Não há como negar que, quando o mercado de afiliados começou a ganhar força aqui no Brasil, muita gente passou a enxergá-lo como sendo um método desonesto e pouco confiável. Isso porque, alguns “gurus da internet” enchiam sua audiência de falsas promessas, o que por sua vez, causava muita polêmica.
Ainda que isso aconteça, vez ou outro, atualmente o Marketing de Afiliados ganhou o seu espaço na rede, e por isso, passou a ser levado mais a sério.
Nesse sentido, conseguir identificar as principais plataformas de afiliados no Brasil, nos possibilita ficar perto de oportunidades reais de se ganhar dinheiro – de maneira honesta e consistente.
Leia também: “Qual a Diferença Entre Produtor e Afiliado?“
Como Funcionam as Plataformas de Afiliados no Brasil?
As plataformas de afiliados são os sites que gerenciam as transações promovidas pelos produtores, afiliados e clientes.
Em síntese, essas plataformas ficam responsáveis por hospedar os produtos que serão vendidos pelos produtores; liberar os links de afiliação para os afiliados; e fornecer páginas de vendas com opções de pagamentos para os clientes. Dessa forma, todos os lados são assistidos com total segurança e transparência.
Além disso, as plataformas de afiliados rastreiam as vendas a partir dos cookies, links e plugins que são emitidos para cada afiliado em questão. Sendo assim, todo mundo que fizer uma venda através do seu link adquirido dentro da plataforma, terá sua comissão garantida.
Esse método de comissionamento é totalmente automático, e por isso, essas plataformas são altamente confiáveis e seguras.
Quem pode usar as Plataformas de Afiliação?
Em súmula, qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos. De modo geral, para se cadastrar nas principais plataformas de afiliados no Brasil, será preciso fornecer alguns dados. Como por exemplo:
- Nome completo;
- CPF ou CNPJ;
- Data de nascimento;
- E-mail e telefone;
- Endereço residencial;
- Foto de um documento de identidade válido;
- Conta em banco (esse dado será necessário após suas primeiras vendas).
Perceba que não existe um “tipo” específico de indivíduo. Isto é, você pode ser um profissional especializado em qualquer área, assim como, pode ser um autônomo ou estar desempregado. O que realmente importa é estar disposto trabalhar duro para alcançar grandes resultados.
Quais são as Principais Plataformas de Afiliados no Brasil?
Agora vamos conhecer as maiores plataformas de afiliados do país. Dessa forma, ficará mais fácil decidir em qual delas se cadastrar para começar o seu negócio digital.
Hotmart
É bem provável que você esteja familiarizado(a) com esse nome. Isso porque, a Hotmart é uma das empresas mais famosas do segmento, sendo que, foi ela quem “trouxe” o Marketing de Afiliados para o país.
Dentro da plataforma você encontra milhares de produtos digitais para se afiliar. Sendo que, muitos deles oferecem comissões acima de 60% para os afiliados. Ou seja, a cada venda que você fizer, você ganha 60% do valor total do produto vendido.
Acontece que a Hotmart só disponibiliza produtos digitais em sua galeria. Portanto, diferentemente de algumas concorrentes, nela não existem produtos físicos, como suplementos alimentares, cremes de beleza e etc.
Mas a ausência de produtos físicos não é problema para a maioria dos afiliados, que por sua vez, estão cada vez mais envolvidos com a plataforma. Isso porque, a Hotmart oferece cursos e eventos online gratuitos para seus afiliados. Como resultado dessa ação, a plataforma se firmou como sendo uma grande educadora no que se refere ao Marketing de Afiliados.
Monetizze
A Monetizze é outra gigante no mercado de afiliados do Brasil. Tanto que, atualmente ela “briga” de igual para igual com a Hotmart, e se destaca por oferecer aos produtores e afiliados, a opção de se trabalhar com produtos físicos, além de produtos digitais, é claro.
Existem diversas categorias de produtos dentro da Monetizze e as comissões são bem atraentes, tanto no que diz respeito aos produtos digitais quanto aos produtos físicos.
Assim como suas concorrentes, a plataforma oferece benefícios a produtores e afiliados. Como por exemplo, a opção de antecipar pagamentos. Obviamente que, existem alguns requisitos mínimos para isso, mas ainda assim, vale muito a pena!
Braip
A Braip se destaca por ser uma plataforma moderna e totalmente otimizada.
Seu painel de controle é repleto de recursos, e proporciona ao afiliado uma grande facilidade ao conferir os dados e as métricas detalhadas de suas vendas.
Além disso, os afiliados também contam com aulas gratuitas dentro da plataforma, a fim de instrui-los de maneira prática, em todas as etapas necessárias para promover os produtos corretamente.
Por fim, a Braip também oferece uma vitrine com produtos físicos e digitais. O que por sua vez, aumenta as possibilidades de ganhos dentro da plataforma.
Eduzz
Atualmente a Eduzz vem somando forças dentro do mercado e assim como a Monetizze, separa seus TOP produtos em grades, a fim de favorecer a escolha dos afiliados – apontando quais são os produtos mais vendidos e mais rentáveis.
Um destaque da plataforma é a vitrine de “top afiliados”. Isto é, a Eduzz criou uma espécie de pódio para os afiliados. Nesse sentido, quem vende mais, em um determinado mês, por exemplo, aparece em primeiro entre os afiliados mais bem-sucedidos da plataforma.
Embora seja menos “explorada” pelos afiliados, a Eduzz vem crescendo a cada ano e demonstra ter um grande potencial entre suas concorrentes. Vale a pena explorá-la!
Amazon Associados
O programa de afiliados da Amazon é um dos mais antigos do mundo. Na verdade, assim que soube da oportunidade de ter afiliados vendendo seus produtos, a empresa “correu” para aderir a novidade. Desde então, muita gente tem ganhado dinheiro através da plataforma.
A vantagem da Amazon é que você pode ganhar comissão vendendo qualquer tipo de produto. Ou seja, você pode vender livros, eletrônicos, assinaturas, produtos para casa, acessórios para escritórios etc.
Para se afiliar, basta criar um cadastro dentro do site da empresa. Em seguida, você se redirecionado para uma página onde basta procurar pelo nome do produto para receber diversas opções de afiliação.
Além do link clicável de afiliado, a plataforma fornece links para adicionar em banners, imagens, via HTML, entre outros.
O lado “ruim” de ser um afiliado da Amazon é que, geralmente, as comissões são mais baixas. E para conseguir um montante rentável dentro da plataforma é preciso vender muitos produtos por mês.
Magazine Você
Assim como a Amazon, a Magazine Luiza lançou seu próprio programa de afiliados.
O maior diferencial do “Magazine Você” está na possibilidade de criar uma loja virtual gratuita dentro do site do Magazine.
Em suma, você pode escolher quais produtos deseja promover – produtos que estão à venda no próprio site da loja – e em seguida, pode montar sua vitrine.
Sempre que você fizer uma venda através de sua vitrine, ganha uma comissão proporcional ao valor e ao tipo de produto vendido.
Mas, vale dizer que as comissões também são baixas e, por isso, será preciso vender um grande volume de produtos para conseguir uma boa renda no final do mês.
Lomadee
A Lomadee traz uma proposta inovadora para o mercado no que diz respeito as Plataformas de Afiliados. Isso porque, muitas marcas famosas aderiram o programa e, portanto, os afiliados podem escolher para qual loja deseja se “candidatar”.
Assim como na Amazon e Magazine, os afiliados podem promover produtos de diferentes categorias. Como por exemplo, eletroeletrônicos, perfumaria, vestuário etc.
Dentro da plataforma o afiliado pode escolher o formato ideal para realizar suas divulgações. Além disso, a Lomadee oferece uma série de ferramentas de vendas para facilitar ainda mais o processo.
Atualmente, já são mais de 300 mil afiliados cadastrados dentro da plataforma, sendo que, mais de 100 empresas disponibilizam seus catálogos para afiliação. Dentre as mais famosas, estão:
- Lojas Americanas;
- Submarino;
- Ricardo Eletro;
- Buscapé;
- WalMart;
- Nike;
- Extra.
UOL Afiliados
O site UOL também lançou seu programa de afiliação, onde através de anúncios dentro do seu site ou blog, você consegue ganhar comissões regularmente. Além disso, também dá para ganhar dinheiro com a venda de produtos da UOL.
Para se cadastrar na plataforma é preciso acessar o site e preencher um formulário. Após aprovação, todas as informações relevantes serão passadas a você.
Programa de Afiliados Hostinger
A Hostinger é famosa por ser uma das maiores plataformas de hospedagem do país. Nesse sentido, ela lançou seu próprio programa de afiliação, onde toda vez que alguém comprar um plano de hospedagem com seu link de afiliado, você ganha uma comissão.
A comissão é de cerca de 60% do valor total do plano. Contudo, você só recebe a comissão se o cliente não solicitar o cancelamento da hospedagem em até 30 dias.
Programa de Afiliados Hostgator
Do mesmo modo que a Hostinger, a Hostgator também oferece a opção do afiliado divulgar seus planos de hospedagem e assim, receber pagamentos sempre que alguém comprar o plano através do seu link.
Os valores da comissão podem variar de acordo com o valor total do plano escolhido pelo cliente.
Clickbank
Por fim, temos o programa de afiliados do Clickbank, que pagam comissões que podem chegar a 75% do valor total do produto.
Na plataforma, você tem a opção de escolher se quer receber pagamentos por cada venda realizada ou em pagamentos recorrentes. Vale a pena conhecer!
Agora que você já conhece as principais Plataformas de Afiliados do Brasil, cadastre-se em minha lista de e-mails para receber novidades sobre Marketing Digital em primeira mão.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
[…] Marketing de Afiliados […]