Marketing de Afiliados

Qual a Diferença Entre Produtor e Afiliado?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 26, 2021
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No Marketing de Afiliados, existem certas diferenças entre ser Produtor e Afiliado. Contudo, também existem similaridades importantes. Nesse sentido, antes de escolher por onde começar você precisa conhecer as principais características dessas duas funções.

Ganhar dinheiro pela internet é realmente uma grande facilidade do mundo moderno. Afinal, há cem anos, quem poderia imaginar que isso seria possível?

Acontece que, atualmente existem muitas maneiras para se trabalhar online, sem sequer, precisar sair de casa. E sabemos que dentre essas inúmeras possibilidades, o Marketing de Afiliados é uma das mais rentáveis!

Entretanto, antes de escolher qual será o seu papel nesse modelo de negócios, você precisa saber qual a diferença entre Produtor e Afiliado.

Leia também: “Quais os Benefícios de Empreender com Marketing de Afiliados?

Qual a Diferença Entre Produtor e Afiliado?

Indo direto ao ponto, vou pontuar as principais características de cada um, a fim de facilitar o entendimento acerca de suas diferenças. Confira:

qual a diferença entre produtor e afiliado

Características de um Produtor

Em primeiro lugar, devemos compreender que o produtor digital é aquele que fica responsável por criar o produto que será hospedado dentro das plataformas de afiliação e, por conseguinte, será divulgado pelos afiliados.

Em síntese, qualquer pessoa pode ser um produtor digital. No entanto, para obter sucesso em seu negócio, a criação do produto e a maneira como ele será desenvolvido e divulgado, precisam ser muito bem elaboradas. O que por sua vez, requer habilidades importantes e atribuições específicas que devem ser consideradas antes de optar por ser um produtor. Como por exemplo:

O Produtor Precisa Dominar Seu Nicho 

Se você quer ser um produtor de produtos físicos ou digitais, precisa conhecer muito bem o seu nicho. Isto é, o segmento no qual irá trabalhar.

Muitas pessoas acham que é fácil criar um curso online. E, na verdade, a parte da criação em si, é bem simples. Contudo, para ter sucesso nas vendas do curso, você precisa dominar sua área. Conseguir ensinar, ou seja, passar seus conhecimentos para outras pessoas, é a premissa para o sucesso!

Nem todo mundo tem essa habilidade e, por isso, nem todo mundo consegue criar um curso online. Mas, existem outras formas de se tornar um produtor. Como por exemplo, vendendo produtos físicos ou ainda, criando produtos digitais que não necessitam de vídeoaulas.

Além disso, adquirir a habilidade de ensinar também é uma opção. Entretanto, você precisa saber exatamente o que dizer, a fim de aumentar o conhecimento de seus alunos. Sendo assim, o produtor têm por obrigação, estudar o mercado; estudar os concorrentes e; produzir um material melhor e mais completo do que àqueles que já existem no mercado.

Em resumo, a primeira grande característica de um produtor é ser um especialista!

Ser Criativo para Criar sua Própria Marca

Uma das características mais marcantes de um produtor é a capacidade de se destacar dos demais. E, no Marketing Digital, de modo geral, isso é feito através da construção de autoridade online.

Portanto, se você deseja entrar no Marketing de Afiliados como produtor, prepare-se para criar sua presença online. Isso significa que, você terá que produzir muito material em sites, blogs, redes sociais, como Instagram e Youtube, por exemplo, a fim de construir uma autoridade no segmento.

Entenda que a internet “é para todos”. Sendo assim, todo mundo que tem acesso a ela pode se comunicar com os outros usuários. Por outro lado, para vender produtos pela internet, você precisa fazer com que as pessoas confiem em você. E a melhor forma de conseguir tal confiança é por meio da autoridade online.

As pessoas querem enxergar um rosto. Por isso, dê um rosto à sua marca. Nesse sentido, se você vai criar um curso online, se apresente à audiência. Fale sobre você; produza conteúdos em vídeos e, publique imagens de seus bastidores.

Geralmente, as pessoas compram produtos e serviços de pessoas, e não de “logomarcas”. Sendo assim, seja o rosto da sua empresa e apareça!

O Produtor Digital é Comprometido

Se você desenvolveu um produto, é porque deseja vendê-lo, certo? Nesse hiato, precisa se comprometer com todos os pilares existentes na base de um negócio, seja ele físico ou digital.

Por exemplo, o produtor de um curso online deverá integrar todas as ações que envolvem seu empreendimento, como a parte do planejamento; as necessidades de execução; equipamentos de gravação; etc.

O mesmo ocorre com o produtor de produtos físicos, onde é preciso buscar informações sobre fornecedores; transportadora; logística; etc.

Precisa Aprender a Delegar Tarefas

Ninguém vai longe sozinho! E uma grande qualidade do produtor está em sua capacidade de delegar tarefas.

Ao criar um produto, geralmente, ficamos ansiosos com o resultado e, muitas vezes, tratamos nossa criação como se fosse um filho. Esse “sentimento” é motivador. Mas, precisa ser bem dosado, do contrário, você pode ficar sobrecarregado de tarefas e assim, vai acabar perdendo boas oportunidades de negócios.

Isso porque, se você não delegar tarefas, ou seja, não confiar em outras pessoas para gerenciar determinadas partes operacionais do seu produto, dificilmente conseguirá prosperar. Para evoluirmos e estarmos sempre a um passo à frente da concorrência, é preciso confiar em outros profissionais.

Essa é a única forma de fazer com que o seu negócio dê certo e realmente funcione!

Portanto, construir uma equipe é parte fundamental do papel do produtor. Todo produtor de sucesso tem por trás, um bom time de profissionais! Prepare-se para construir o seu!

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Características de um Afiliado

Em contrapartida, temos o papel do Afiliado, que por vezes, é tão importante quanto o papel do produtor. Na realidade, o Produtor e o Afiliado, possuem funções importantíssimas no Marketing de Afiliados como um todo. Ambos são primordiais para fazer com que o processo funcione corretamente e atenda o cliente final com transparência e eficácia.

Em suma, o afiliado é uma espécie de promotor de vendas. Ou seja, ele é o vendedor que divulga e apresenta para os clientes, todos os benefícios do produto que foi desenvolvido pelo produtor.

Como você já sabe, o afiliado pode trabalhar com produtos físicos e produtos digitais. Sendo que, ambos os formatos funcionam muito bem e pagam boas comissões.

Nesse sentido, vale dizer que todo afiliado precisa carregar em seu DNA características condizentes com sua principal função, que nada mais é do que: vender! Portanto, o afiliado é:

Curioso e Persistente

Antes de qualquer coisa, você precisa se tornar um especialista em estratégias de Marketing Digital. O primeiro passo você já deu, que é adquirir esse conhecimento por meio de cursos, vídeo-aula, e-books, etc.

Todo afiliado de sucesso entende de mercado e sabe o que fazer para se destacar da multidão. E acredite: existem muitos outros afiliados por aí.

Mas, a boa notícia é que existe espaço para todos e, sabendo quais estratégias aplicar, você conseguir excelentes resultados! Porém, é importante ressaltar que o bom afiliado é persistente.

Você não vai ganhar 5 ou 6 dígitos no primeiro mês. E talvez não ganhe 6 dígitos, nem no primeiro ano como afiliado. Mas, uma hora você vai conquistar seu primeiro R$100 mil, e precisa estar preparado para ele!

Os resultados só chegam na vida daqueles que persistem. Não existem atalhos! Existe trabalho duro e muita persistência. A força de vontade é o único atalho que você realmente precisa perseguir. Foque nisso!

O Afiliado é um Bom Vendedor

Talvez você AINDA não seja um bom vendedor. Mas, você pode se tornar um!

Os afiliados podem usar diversas estratégias de marketing em suas campanhas online. De modo geral, tanto as estratégias orgânicas quanto as estratégias pagas, funcionam muito bem. Mas, para obter bons resultados, o seu maior diferencial estará em sua capacidade de conquistar o cliente.

Para conquistar os clientes, é fundamental estudar as técnicas de persuasão. Além disso, conseguir dominar os gatilhos mentais, é outra maneira de encantar a audiência sem precisar mentir ou agir de má fé para conseguir aumentar o número de vendas, o que por consequência, aumenta o valor da sua comissão final.

Sabe Como Gerir sua Própria Liberdade

Sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que o afiliado tem total liberdade de escolha. Em outras palavras, o afiliado pode escolher quais produtos divulgar, diferentemente, do produtor que, geralmente, começa produzindo apenas um produto.

Todavia, essa “liberdade” precisa ser usada com sabedoria. Pois, do contrário, pode levar o afiliado a uma completa bagunça. E bagunça não combina com nenhum tipo de negócio, sobretudo, um negócio online.

Antes de entrar na plataforma de afiliados e sair se afiliando a um número “infinito” de produtos. Tenha um nicho bem definido em sua mente. Ou seja, escolha um segmento para trabalhar e, conforme o tempo for passando, comece a expandir o seu negócio.

Por exemplo, se você quer divulgar produtos físicos, defina qual o tipo de produtos você irá promover. Dessa forma, fica mais fácil construir uma estrutura voltada para sua audiência em específico.

Lembre-se que agradar a audiência é a verdadeira  fórmula do sucesso!

Respeita as Regras e “Joga Limpo”

O fato de não ter que se preocupar com a logística, nem ter que se preocupar com o cliente final, não isenta o afiliado de determinadas obrigações morais.

A premissa para ser afiliado é saber como se portar diante do cliente, a fim de representar com honestidade a marca que escolheu para ganhar suas comissões.

Exemplo: Se você escolheu 5 produtos para divulgar, sendo eles todos de uma mesma empresa, é fundamental que você se apresente ao cliente como um representante daquela marca, mesmo que você não tenha vínculo empregatício com ela. Afinal, por meio dela você está tendo a chance de ganhar suas comissões como afiliado.

Muitos afiliados se esquecem de que esse modelo de negócios funciona como outro qualquer. É preciso seriedade para fazer com que tudo aconteça de maneira fluída e consistente.

Portanto, se você optar por começar no Marketing de Afiliados como afiliado, lembre-se de não mentir sobre os produtos que você divulgar; não falar mal da concorrência e; não inventar benefícios que não existem!

Aspectos em comum entre Produtor e Afiliado

Agora que você já sabe qual a diferença entre Produtor e Afiliado, confira o que ambos têm de em comum:

  • Ambos são famintos por conhecimento;
  • Os dois tipos de profissionais acreditam e vão atrás de suas verdadeiras paixões;
  • Ambos são resilientes e não desistem nunca;
  • Encaram o Marketing de Afiliados como uma empresa;
  • Se esforçam para aumentar sua rede de contatos continuamente;
  • São pessoas de sucesso!

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