Programa de Afiliados do Mercado Livre

Marketing de Afiliados

Programa de Afiliados do Mercado Livre

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 4, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Quando falamos em Marketing de Afiliados, muitos procuram informações sobre o Programa de Afiliados do Mercado Livre, mas será que ele ainda existe? Vamos descobrir juntos!

Aqui no blog nós já falamos sobre Como Vender no Mercado Livre como Afiliado, bem como, já demos dicas de como trabalhar pela internet, utilizando esse Marketplace incrível.

Todavia, hoje nosso intuito é esclarecer algumas dúvidas sobre o Programa de Afiliados do Mercado Livre, também chamado de Mercado Sócios Afiliados.

Lançado em agosto de 2006, o programa de afiliados da plataforma mais famosa do país, visava oferecer para o sócio afiliado os seguintes benefícios:

  • 30% de comissão por cada venda efetuada a partir de uma página externa,
  • 7 reais por cada novo cadastro ativo no Mercado Livre,
  • 15% de comissão por anúncio.

Em síntese, a plataforma oferecia ao afiliado a oportunidade de ganhar dinheiro através de links de texto, links personalizados, banners em blogs, integrações xml e etc.

Ou seja, todo o programa era muito parecido com a atual plataforma de afiliados da Amazon. Inclusive, se você quiser aprender como ganhar dinheiro sendo afiliado Amazon, é só clicar nesse link e ir direto para o artigo.

Bom, em todo caso, acho que já deu para perceber que estou falando do Programa de Afiliados do Mercado Livre “no passado”, certo? Isso porque, ele não existe mais!

Mas, calma!

Antes de ir fechando esse artigo, quero te explicar como é que ele funcionava, e o que ele deixou como legado para os novos afiliados de plantão!

O que é Marketing de Afiliados?

Para darmos uma leve pincelada no assunto, vamos ressaltar o que é e como funciona o Marketing de Afiliados.

Em suma, você já deve saber que existem muitos programas de afiliações na internet. Assim como, existem diversas plataformas de afiliados, das quais, as mais famosas são a Hotmart e a Monetizze.

Todavia, é importante dizer que o Marketing de Afiliados nada mais é do que um modelo de negócios, onde acontecem acordos ou contratos entre um anunciante e um afiliado.

Isto é, o afiliado se compromete com o anunciante (produtor/plataforma) a criar anúncios e publicações para vender produtos ou serviços.

Em resumo, se você é um afiliado você faz um acordo com a plataforma, que por sua vez, age como intermediária entre você e o produtor – onde a cada venda que fizer, você receberá uma comissão pelo trabalho de divulgação de um produto de terceiros.

Embora muita gente ainda relute em embarcar nesse modelo de negócio promissor, saiba que muitas empresas estão utilizando os programas de afiliação como estratégia de negócio, a fim de aumentar as vendas e melhorar a captação de leads.

Você também vai gostar de saber: “Qual a melhor empresa para ser afiliado?”

marketing com bruno marinho

Programa de Afiliados do Mercado Livre

Agora vamos entender como o Programa de Afiliados do Mercado Livre abriu portas para outras plataformas que estão em ascensão.

O Afiliados Mercado Livre ou Mercado Sócios Afiliados foi um programa simples, porém altamente funcional. Onde os usuários tinham acesso a diversas ferramentas, cujo objetivo era potencializar o alcance dos anúncios.

Nesse sentido, o programa funcionava como uma espécie de Google Ads, que por sua vez, melhorava o engajamento dos anúncios. Como resultado, o afiliado obtinha mais cliques e vendia muito mais!

Infelizmente, hoje, quando clicamos no link destinado ao Mercado Sócios Afiliados, somos redirecionados para a página de acesso do Mercado Livre. O que novamente, configura o encerramento do programa.

Mas, a boa notícia, é que atualmente, existem muitas outras plataformas semelhantes e até melhores, que dão todo o suporte necessário para o afiliado vender muito e conseguir viver de seus rendimentos através da internet.

Como se tornar um afiliado?

Agora que falar algo que talvez você ainda não saiba! Em linhas gerais, existem dois tipos de afiliados:

Afiliado Árbitro

Pois é, o “Afiliado Árbitro” é aquele onde o afiliado não precisa se identificar como sendo o responsável pelo produto ou serviço que está divulgando. Portanto, essa modalidade é a mais comum, onde você não “coloca seu nome na reta” quando vai divulgar um link de afiliado.

Como afiliado árbitro você consegue divulgar links de diferentes nichos, sem necessariamente, ter um blog ou mídias sociais.

No entanto, para obter sucesso é imprescindível criar uma boa estrutura de divulgação. Como por exemplo, investir em um blog e oferecer conteúdo para sua audiência. Bem como, se empenhar em promover seus produtos nas redes sociais, com diferentes formatos de conteúdos.

Além disso, apostar em links patrocinados, como o Facebook Ads ou o Google Ads, são excelentes maneiras potencializar suas vendas.

Afiliado Autoridade

O outro tipo de afiliado que existe no mercado é o “Afiliado Autoridade”, nesse caso, é obrigatório ter um blog e uma boa estrutura de vendas, isso porque, para se tornar uma autoridade no ramo é preciso construir um nome no mercado.

Portanto, todo afiliado que estuda e aplica estrutura de copy, técnicas de vendas, links patrocinados, técnicas de SEO e outras estratégias de Marketing Digital, é tratado como sendo uma autoridade no mundo dos afiliados.

E isso não significa que você, necessariamente, precise aparecer. Mas, é importante construir uma personalidade por trás do seu negócio. Lembre-se disso!

Um bom exemplo é o Alex Vargas, que apesar de ter seus próprios produtos, começou vendendo o produto de outras pessoas, porém, desde sempre, “criou o personagem Alex Vargas” para se impor no mercado, a fim de ganhar relevância no meio. O que deu muito certo!

Conclusão

Ainda que o Programa de Afiliados do Mercado Livre não exista mais, você tem milhares de outras oportunidades para lucrar no Marketing de Afiliados.

Por exemplo, você pode começar se afiliando a um Programa de Afiliados que tenha ROI garantido, o que por sua vez, irá aumentar suas chances de vendas. Além disso, lembre-se que é preciso se afiliar a produtos de qualidade e que tenham uma boa reputação.

E se você quiser saber o passo a passo para divulgar seus produtos na internet e criar uma boa estrutura de afiliados, Se Inscreva no Meu Canal do Youtube. Por lá, estou ministrando um Curso Gratuito sobre Marketing de Afiliados. Aproveite esse Oportunidade!

QUERO ME INSCREVER NO CANAL PARA RECEBER AULAS GRATUITAS!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Replies to “Programa de Afiliados do Mercado Livre”

Edimilson

Muito bom conteúdo, básico mas direto ao ponto…

Prof. Bruno Marinho

Obrigado Edimilson! Muito Sucesso em sua jornada!

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!