Marketing Digital

O que é prova social e como ela pode te ajudar a vender mais?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 28, 2021
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A Prova Social é um recurso muito utilizado por especialistas de marketing, a fim de fortalecer a autoridade de uma marca. Dessa forma, aumenta-se a credibilidade da empresa perante o consumidor.

É bem provável que você se depare com exemplos de prova social a todo momento, principalmente, na internet. Isso porque, toda empresa que deseja atrair e encantar consumidores, investem em ferramentas que oferecem a possibilidade de explorar algum tipo de prova social.

Quer ver um exemplo?

Quando você procura por uma empresa no Facebook e encontra sua fanpage, uma das primeiras informações que aparecem na página é a “nota” que os demais usuários da rede “deram” para aquela marca, certo?

Ou seja, aquele “4,2” despretensioso, na verdade é uma baita prova social. Pois, por trás desse pequeno número, está o desempenho que a empresa tem, com relação àquilo que oferece aos consumidores. E, esse “desempenho” pode estar relacionado a qualidade do produto; atendimento ao cliente; preço; etc.

Portanto, é evidente que esse tipo de estratégia pode influenciar o poder de compra de novos clientes. Assim como, pode transformar a história de uma empresa – seja para o bem ou para o mal.

No decorrer do texto, falaremos um pouco mais sobre isso. Continue sua leitura…

Você também vai gostar de saber: “6 Técnicas Essenciais para Criar Anúncios que Vendem

O que é Prova Social?

A primeira pessoa a mencionar o termo “prova social” foi o escritor e professor de psicologia e marketing, Robert Cialdini.

Em seu livro, As Armas da Persuasão, o autor descreve o fenômeno psicológico e social em que as pessoas copiam as ações de outras para se afirmarem em determinadas situações.

Segundo Robert, o conceito de prova social se dá em ocasiões em que as pessoas não conseguem determinar por si mesmas a maneira mais apropriada de se comportar frente alguma decisão. Como por exemplo, escolher um determinado produto.

Nesse hiato, elas recorrem a opinião alheia, ou seja, assumem o risco de comprar, por conta do que os demais consumidores que já compraram e opinaram sobre o produto ou serviço.

Portanto, podemos dizer que a prova social representa a imagem que uma empresa ou marca, transmite aos novos clientes, com base na opinião de quem usa ou já utilizou seus serviços.

Você também vai querer ler: “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa”

prova social

Como Usar a Prova Social para Vender Mais?

Você pode usar diversas maneiras distintas para promover o seu negócio através de uma prova social. Mas, vou te apresentar as formas mais comuns e fáceis de fazer.

Depoimentos Escritos

Comece pelos depoimentos. Incentive seus clientes a deixarem depoimentos sobre sua empresa ou sobre você, em suas redes sociais, blog, site etc.

Atualmente, é possível enviar links via WhatsApp, por exemplo, com uma ficha de avaliação. Nela, o cliente pode avaliar o serviço prestado; o atendimento ao cliente; entre outras coisas importantes.

Comentários em Publicações

Algo parecido a dica anterior, se refere aos comentários em publicações. Nesse sentido, a diferença está no fato de que os clientes poderão comentar publicações “avulsas” em seu feed – e, não necessariamente, falarão sobre um serviço prestado.

Por exemplo, você pode criar publicações que falam sobre como sua empresa valoriza uma data comemorativa e, como seus produtos ou serviços são voltados para tal data. Dessa forma, você abre margem para que clientes antigos falem bem sobre a experiência que tiveram ao comprar um presente ou serviço na data em questão.

Opiniões de Referência

Nesse caso, a prova social é “feita” através de um depoimento de algum outro profissional da sua área.

Se você atua no segmento de Marketing Digital, por exemplo, pode publicar uma opinião de um outro profissional que já tenha trabalhado com você em algum projeto em específico.

Além de ser muito positiva para a imagem do seu negócio, essa prova social também aumenta as possibilidades de novas parcerias.

Número de Seguidores e Curtidas

Aqui temos uma prova social que também é chamada de métrica da vaidade.

Embora o número de seguidores e curtidas em publicações, não diga exatamente se sua empresa presta um bom serviço ou não; ele é capaz de influenciar novos compradores.

Por exemplo: As empresas de aviação costumam ter uma avaliação bem negativa, no que diz respeito a comentários sobre os serviços prestados. No entanto, o número de seguidores em suas páginas, geralmente, passam de milhões.

Ou seja, ainda que a empresa tenha falhas operacionais, ela atrai milhares de seguidores, diariamente, ora pelo nome conquistado no mercado, ora pela curiosidade de como ela funciona. Sendo assim, explorar o crescimento de suas redes sociais é fundamental para a imagem da sua marca.

Avaliação de um Produto ou Serviço Específico

Suponhamos que sua empresa ofereça dezenas de produtos e, você deseja descobrir o que os clientes pensam sobre a qualidade de cada um desses produtos. Nesse caso, basta abrir a possibilidade de classificação unitária.

Em suma, você poderá coletar informações e ainda, influenciar novos compradores, fazendo com que os clientes avaliem os produtos de maneira individual.

Muitas empresas deixam a opção de “estrelinhas” e “comentários” abaixo do produto que está sendo vendido. Dessa forma, os novos compradores conseguem visualizar a opinião sincera dos demais clientes. Bem como, podem descobrir se o produto está sendo avaliado como “bom”, “regular” ou “ruim”.

Depoimentos em Vídeos

Outra excelente maneira de ter uma prova social capaz de influenciar novos compradores é por meio dos depoimentos em vídeo.

Imagens e vídeos são formatos digitais muito poderosos, por isso, possuem um grande potencial de influenciar pessoas. Nesse sentido, estimule seus clientes antigos a gravarem depoimentos em vídeos falando bem do seu produto.

Quanto mais detalhes sobre atendimento, qualidade do produto, entrega e outros benefícios, o cliente pontuar no vídeo, maiores serão suas chances de conversão de novos clientes.

Conteúdo Postado pelo Cliente

Outra fonte de prova social que deve ser “alimentada” por sua empresa é a criação do conteúdo do próprio cliente.

Quando você incentiva seus clientes a criarem publicações usando o produto da sua empresa, consegue ter milhares de provas sociais a sua disposição, sem nenhum esforço.

No Instagram, por exemplo, as empresas repostam as publicações dos clientes sempre que o usuário publica algo em seu feed e marca a arroba (@) da empresa.

Essa é uma excelente maneira de atrair olhares e aumentar as vendas do seu negócio através da prova social.

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