Ser Afiliado ou Vender no Mercado Livre?

Marketing de Afiliados

Ser Afiliado ou Vender no Mercado Livre?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 16, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Empreender deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade. Em função disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre ser afiliado ou vender no mercado livre. Afinal, qual é a melhor maneira de ganhar dinheiro? Neste artigo, você verá as vantagens de ambas as plataformas. Confira!

Para muitos, trabalhar como afiliado é e sempre será a melhor opção de se fazer negócios pela internet. No entanto, há quem não abra mão das facilidades e da segurança que o Mercado Livre oferece.

Por isso, se você está com dúvidas sobre o que fazer, hoje vamos explorar um pouco mais das vantagens de cada modelo de negócio, a fim de facilitar sua decisão.

Você também vai querer saber: “Como Vender no Mercado Livre como Afiliado”

marketing com bruno marinho

Ser Afiliado ou Vender no Mercado Livre?

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro vendendo pela internet. E obviamente, que em todos os casos você encontrará benefícios e desvantagens, por isso, é preciso ter cautela antes de tomar essa decisão.

Quando pensamos no Marketing de Afiliados, estamos falando de um modelo de negócio incrível!

A começar pelo fato de que é um negócio totalmente digital com baixíssimo custo. Além disso, esse negócio é seguro, oferece flexibilidade e dependendo do seu nível de conhecimento e dedicação, você pode faturar muito dinheiro!

Em contrapartida, temos o Mercado Livre, a plataforma mais famosa de Marketplace no Brasil. A título de curiosidade, você sabia que o Mercado Livre é um marketplace argentino? 

Em todo caso, trabalhar com o ML é a maneira mais segura de se vender produtos físicos pela internet. Existem muitos recursos que facilitam as transações.

Além disso, a plataforma se esforça para que o cliente tenha uma experiência positiva, o que por sua vez, pode ser excelente para a reputação do vendedor.

Como existem muitas questões relacionadas a dúvida sobre ser um afiliado ou vender no Mercado Livre, vamos explorar as principais vantagens de cada modelo de negócio. Anote aí!

Principais Vantagens de ser um Afiliado

Em primeiro lugar devemos enfatizar que começar um negócio do absoluto zero não é muito fácil.

Por isso, procurar por um negócio que não precise de muitos recursos financeiros, será sempre a melhor opção para quem está começando.

Baixo Investimento Inicial

Nesse sentido, o fato de não precisar investir muito dinheiro (e muitas vezes, nenhum) faz do Marketing de Afiliados, um belo de um negócio!

Você pode solicitar a afiliação em um Programa de Afiliados que tenha ROI (Retorno sobre o Investimento) garantido, o que por sua vez, oferece uma garantia ainda maior no que se refere aos esforços empregados para divulgar uma marca ou produto específico.

Além disso, para começar a trabalhar como afiliado, tudo o que você precisa é criar seu cadastro em uma plataforma de afiliação (Hotmart ou Monetizze, por exemplo) escolher os produtos para se afiliar e começar a divulgar os links de afiliados.

Obviamente, que para obter sucesso é preciso criar uma estrutura adequada. Mas, nada que seja difícil de fazer ou que necessite de um alto investimento.

Para saber mais leia meu artigo “Plano de Marketing para Afiliados: Como Fazer?”

Não Precisa ter um Produto em Estoque

Outro grande benefício de ser afiliado é que você não precisa ter estoque de nada.

Todas as vendas podem ser realizadas apenas pela internet sem precisar ter que enviar produtos pelos correios ou transportadora.

Até mesmo quando você vende um produto físico – como acontece no caso de quem trabalha com Dropshipping.

Ademais, nesses casos, o fornecedor do seu produto é quem terá o trabalho de enviar o produto físico diretamente para o endereço do cliente final. Isto é, o único trabalho do afiliado é divulgar o produto e realizar a venda.

Segurança nas transações financeiras

Independentemente da plataforma utilizada pelo afiliado, existe uma segurança nas transações, incluindo os pagamentos das comissões.

Todo esse processo é feito de maneira eletrônica e automática, o que por consequência, minimiza as chances de erro humano.

Flexibilidade de horários

Assim como acontece em outros empreendimentos digitais, o Marketing de Afiliados oferece uma alta flexibilidade de horários. Diferentemente, do que acontece em um trabalho convencional.

Você só precisa ter em mente que para ter resultados espetaculares, é preciso disciplina e muito trabalho duro. Nada acontece de uma hora para outra. Portanto, tenha foco e mantenha a disciplina em dia!

Benefícios de Vender no Mercado Livre

Depois de conhecer algumas das vantagens de se trabalhar como afiliado, vamos para os benefícios de investir no Mercado Livre:

Baixo Custo Inicial

Quando você monta uma loja virtual, precisa se esforçar para captar clientes. Isto é, terá que investir em links patrocinados, como o Google Ads, bem como, terá que investir em Marketing de Conteúdo para criar audiência e autoridade na internet.

Mas, no caso de quem escolhe vender produtos pelo Mercado Livre, tudo fica mais fácil. Afinal, a plataforma já é bastante conhecida e já possui uma grande audiência.

Nesse sentido, a única coisa que o vendedor precisa fazer é, se empenhar em divulgar produtos de qualidade, cumprir os prazos de entrega e prestar um bom atendimento aos clientes que já frequentam o ML.

Estrutura e Usabilidade

Ao utilizar uma plataforma como o Mercado Livre, o vendedor conta com uma estrutura incrível. Pois, a plataforma oferece uma vitrine virtual com todos os recursos necessários para efetuar vendas de maneira segura e rápida.

Novamente, isso é um ponto positivo para quem quer trabalhar com produtos físicos. Afinal, só terá o trabalho de publicar os anúncios e depois fazer o envio do produto. O resto do trabalho fica por conta do próprio marketplace.

Além disso, o ML oferece um suporte técnico para vendedores, orientando o passo a passo de como deve ser o atendimento para potencializar as chances de vendas.

Variedade de Segmentos

Uma grande vantagem em se trabalhar com o Mercado Livre é que você pode vender muitos produtos, ainda que não sejam do mesmo segmento.

O mesmo acontece com quem é afiliado. No entanto, se você é um afiliado que pretende montar uma estrutura completa, como por exemplo:

  • Com site e blog;
  • Perfis nas redes sociais;
  • Anúncios patrocinados;
  • Etc…

Fica difícil fazer isso com produtos de segmentos variados, pois dá muito mais trabalho e o investimento pode ser maior. Já no caso do ML, é possível vender diferentes produtos com a mesma conta, aumentando suas chances de lucro, sem que isso prejudique sua reputação.

Benefícios Extras

O Mercado Livre possui uma série de benefícios para vendedores mais experientes e que possuem um alto nível de vendas dentro do site. Como por exemplo:

  • Mercado Envios
  • Mercado Pago
  • Nota fiscal eletrônica;
  • Gerenciador de templates;
  • Integração com ERP (sistema integrado de gestão empresarial);
  • Calculadora de Fretes;
  • E muito mais!

Conclusão

Portanto, se você está com dúvidas sobre Ser Afiliado ou Vender no Mercado Livre, saiba que ambas oferecem benefícios para o vendedor.

Sua escolha deverá ser baseada no tipo de produto que você deseja comercializar. No caso de infoprodutos, o correto a se fazer é se afiliar a produtos já existentes e iniciar estratégias de divulgação em diferentes plataformas.

Contudo, para quem deseja vender produtos físicos, o Mercado Livre sempre será uma excelente opção!

Quer saber mais sobre Marketing Digital e Empreendedorismo? Se Inscreva no Meu Canal do Youtube!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Replies to “Ser Afiliado ou Vender no Mercado Livre?”

jose carlos leite dos santos

muito legal pelas informação

Prof. Bruno Marinho

Oi Jose Carlos, obrigado por seu comentário!