Você sabia que através da Twitch, plataforma de streaming que mais cresce no mundo, é possível melhorar seu engajamento na internet para conquistar mais clientes? Confira!
O Youtube continua sendo a plataforma de vídeos mais acessada do mundo. No entanto, a Twitch – plataforma de streaming da Amazon, vem crescendo a cada ano.
E, o que antes era visto apenas como um espaço de gamers, atualmente, vem sendo usado como “point” de encontro de muitos criadores de conteúdo, incluindo àqueles que usam o próprio Youtube.
O grande diferencial da Twitch está na facilidade de interação simultânea. Ou seja, os usuários conseguem interagir entre si durante as transmissões ao vivo. Sabemos que o Youtube já oferece essa função, mas o sucesso da Twitch não é a toa! Entenda o porquê, a seguir.
Você também vai gostar de saber: “Comunidade do YouTube: Como usar?“
O que é a Twitch?
Embora sua popularidade no Brasil seja um tanto quanto recente, a maior plataforma de transmissões ao vivo do mundo, foi criada em 2005. Entretanto, na época se chamava Justin.tv, em homenagem ao seu criador Justin Kan.
A ideia inicial era criar um site que pudesse transmitir partidas de games ao vivo e outros tipos de conteúdos online. Nesse sentido, a plataforma oferecia um chat em tempo real para os usuários interagirem.
Acontece que o tempo foi passando e o site ganhou força no mundo gamer e, por isso, a plataforma passou a se chamar “Twitch Gameplay”.
Em 2014, o serviço de streaming da Twitch foi adquirido pela Amazon. Obviamente que, essa aquisição fez com que seu público ficasse ainda maior, inclusive, em outros segmentos.
Atualmente, a Twitch é a maior plataforma de transmissões ao vivo. Onde, artistas, influenciadores e empreendedores digitais, utilizam-na em suas campanhas de marketing. Isso porque, perceberam o grande potencial que a plataforma tem de fazer com que se aproximem d seu público.
De acordo com a plataforma, são 30 milhões de usuários médios diários, com 7 milhões de criadores produzindo pelo menos uma vez por mês e mais de um trilhão de minutos assistidos em 2020.
Como a Twitch Funciona?
Bom, em síntese, você pode ser um streamer ou apenas um espectador. Nesse caso, os usuários ficam divididos entre criadores de conteúdo e, pessoas que assistem esses conteúdos.
Os dois grupos podem interagir de maneira simultânea, onde através de um chat em tempo real, é possível trocar mensagens, fazer doações em dinheiro e se inscrever no canal. Nesse aspecto o processo é igual ao do Youtube.
Você pode acessar a Twitch pelo computador e pelo celular. Isso porque, a plataforma possui um app para Android e iOS.
Para criar transmissões ao vivo, você vai precisar de um microfone e de um computador com um software que possibilite a gravação da tela do seu pc em tempo real. Na verdade, o software “espelha” sua tela e transmite o que você está fazendo em tempo real para os espectadores.
Além disso, a Twitch oferece uma forma de monetização, onde os criadores de conteúdo podem “solicitar” doações diretas de seus espectadores, com o uso de sites próprios e/ou através de compartilhamento de link durante as transmissões.
Você também pode de se tornar afiliado Twitch, desde que tenha 8 horas de live nos últimos 30 dias, sendo 7 diferentes, com mínimo de três espectadores e 50 seguidores.
A partir daí, o afiliado pode indicar assinaturas e, ganhar até 50% do valor de cada plano indicado por ele; por meio dos bits, doações em que os inscritos fazem com moedas virtuais chamadas cheer bits, em que 100 equivalem a USD 1; e comissão na venda de jogos. (Fonte: Twitch)
Como Fazer Lives na Twitch?
Com apenas alguns cliques você consegue iniciar suas lives na Twitch. Confira:
Como fazer lives na Twitch pelo computador
Para transmitir vídeos de computador para a Twitch, será preciso criar um conta em Twitch.tv.Em seguida:
- Faça o download do programa Twitch Studio e siga as instruções de instalação;
- Depois abra o programa e faça o login com a conta criada na Twitch;
- Em seguida, o programa fará os testes de microfone e webcam do seu PC;
- Depois o programa analisará a conexão de internet e o hardware da máquina, mostrando a qualidade de transmissão que o computador pode oferecer;
- Você terá que abrir o que irá transmitir. Geralmente, a Twitch reconhece automaticamente o jogo aberto ou o programa em questão. Caso isso não aconteça, escolha manualmente em “Alterar captura”, no canto superior esquerdo. Para transmitir, clique em “Iniciar transmissão”;
- Pronto, você já começou a transmitir ao vivo. O vídeo pode ser encontrado em seu próprio perfil pela Twitch.
Como fazer lives na Twitch pelo celular
- Com o aplicativo da Twitch instalado no seu celular, faça login na sua conta da Twitch;
- Na tela inicial, toque no ícone de câmera, que fica no topo do app;
- Depois toque na opção “Transmitir jogos” (o mesmo vale para outro tipo de transmissão);
- Escolha a categoria e toque em “Avançar”;
- A Twitch passará algumas recomendações, leia e toque em “Avançar”;
- Preencha os detalhes da transmissão ao vivo, ajuste os volumes e toque no botão para iniciar a stream.
Agora tudo o que aparecer em sua tela, será transmitido ao vivo para seus espectadores.
Vantagens de usar a Twitch no seu Negócio
Agora, confira alguns benefícios de usar a Twitch para promover o seu negócio:
Transmissão ao vivo é febre entre os criadores de conteúdo
Se você quiser alcançar seus concorrentes, precisa estar à frente deles.
A saber que a transmissão ao vivo está em alta entre os influenciadores digitais, nada mais justo do que colocar o seu negócio entre esse conteúdo produzido, não é mesmo?
Você pode criar lives ao vivo e compartilhar em suas outras redes sociais, o que por sua vez, aumenta ainda mais suas chances de crescimento na internet.
Encontro de várias gerações
Que tal alcançar diversas gerações de uma só vez?
Se o seu negócio tem potencial para crescer no mundo digital, a ideia de expandir o seu público-alvo é muito atrativa, certo?
Na Twitch, você encontra usuários de diversas idades, que por sua vez, compartilham de interesses parecidos. Ou seja, existem pessoas que nasceram no final dos anos 80, assim como existem pessoas que nasceram no início dos anos 2000. E, todos esses usuários podem se tornar um cliente em potencial. Pense nisso!
Abraços e até a próxima!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.