Marketing Digital

Twitter para Empresas: Vale a Pena Usar?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 22, 2020

Apesar de não ser algo muito comum, há quem goste de utilizar o Twitter para Empresas. Mas, será que vale a pena? Vamos descobrir juntos!

Por mais que o Facebook e o Instagram sejam os queridinhos dos brasileiros, há uma rede social que não fica para trás, o Twitter.

Isso porque, ele é mais dinâmico e versátil que os concorrentes. Sem falar que, ele é pioneiro, no que se refere à “novidades em tempo real”. Tanto que, o Twitter é famoso por ser a rede social onde “tudo acontece primeiro”.

Pensando nisso, a plataforma começou a explorar as possibilidades voltadas para o mundo dos negócios. No entanto, algumas pesquisas apontaram uma ligeira queda no número de empresas que utilizam o Twitter como rede de comunicação direta para com seus clientes.

Mas, isso não quer dizer que ele não sirva como mecanismo para fazer negócios. E por isso, hoje quero desmembrar essa mídia social, a fim de saber se vale ou não a pena usar o Twitter para Empresas. Confere aí!

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Twitter para Empresas: Vale a Pena Usar?

Justamente, por não se ouvir falar dos benefícios e das vantagens do Twitter para Negócios, que diversos empresários ficam na dúvida sobre usá-lo ou não, para fazer negócios digitais.

No entanto, quando se fala em Estratégias de Marketing Digital, é sempre bom ter em mente que, a maneira como executamos nossas campanhas faz toda a diferença. Portanto, a escolha da plataforma, ainda que importante, não é o aspecto mais relevante no que se refere à fazer negócios na internet.

Pesando nisso, vale dizer que, o conteúdo que você produz em suas plataformas é o ponto-chave de todo seu negócio digital. Independentemente, se você utiliza o Facebook, o Instagram, o Youtube, um blog etc.

Nesse sentido, acredito que vale sim a pena, usar o Twitter para Empresas, ainda que seja para testar a plataforma e para potencializar seu alcance orgânico na internet.

O que dizem os números?

Em 2018, o Twitter fechou o ano com 908 milhões de dólares de receita. Ainda segundo o relatório feito pela própria plataforma, naquela época, 126 milhões de pessoas utilizavam a rede diariamente.

De lá para cá, o Twitter bateu recordes de usuários, no entanto, a pandemia refletiu de maneira negativa em sua receita. O que por sua vez, também aconteceu em outras grandes plataformas de comunicação.

Em todo caso, de acordo com a plataforma, cerca de 75% dos usuários que seguem pequenas e médias empresas, dizem fazer isso para obter atualizações sobre produtos futuros.

Sendo que, aproximadamente, 50% dos usuários que seguem suas marcas preferidas na rede, estão propensas a visitarem seus sites.

Portanto, novamente vale reiterar que vale a pena usar o Twitter para Empresas, sim!

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Benefícios de Usar o Twitter para Empresas

Agora, vamos conhecer os principais benefícios de usar o Twitter em seu negócio:

Aumento na Autoridade e Fortalecimento de Marca

A saber que o Twitter é altamente dinâmico, onde pessoas se comunicam com facilidade e ganham voz rapidamente, é primordial cravar os pés nessa rede.

Afinal, dentro dela você pode se aproximar do seu público, aumentando seu reconhecimento de marca e melhorando seu engajamento na internet.

Além disso, o Twitter é uma excelente opção para quem deseja fortalecer os princípios de sua empresa, fazendo com que a marca seja reconhecida por suas crenças e por seus valores.

Excelente Canal de Atendimento

Pense no Twitter como um canal de comunicação direto e fluído com seus clientes. Afinal, é possível responder mensagens e tuítes, de maneira agilizada, sem delongas e grandes esperas.

Sem dúvidas, essa plataforma é excelente para melhorar a imagem da empresa perante os usuários da internet.

Ferramenta de Construção de Relacionamento

Quer um lugar mais pretensioso que o Twitter para construir um relacionamento duradouro com sua audiência?

Se você responde seus clientes, interage com eles e ainda, dá voz para todos, como resistir ao potencial de sua empresa?

Impossível!

É bem mais fácil gerir o Twitter, do que as outras redes sociais e com certeza, seus clientes irão adorar esse espaço de comunicação direta entre vocês.

Rede de Monitoramento

Além de conseguir “Espionar os Concorrentes”, você também pode monitorar seus resultados pela plataforma.

A cada Twitter é possível mensurar o alcance da empresa, visualizando impressões, interações e etc.

Aproveite essa rede para conhecer sua Persona e para estreitar os laços entre suas campanhas e seu Público.

Ferramenta de Negócios

O Twitter possui a função de link patrocinado, assim como o Google Ads e o Facebook Ads. Portanto, se você quiser promover o seu negócio dentro da rede, é totalmente possível!

Vale a pena pensar em uma estratégia agressiva. Que alcance diretamente quem você deseja atrair.

O melhor de tudo é que dá para escolher entre dois formatos de anúncios:

  • Promover sua conta – Onde a plataforma busca perfis com interesses em contas como a sua;
  • Promover tweets – Onde o Twitter promove, de maneira automática, suas postagens que tiveram maior engajamento.

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Como usar o Twitter para Empresas?

Vamos ao tutorial de como usar o Twitter para Empresas:

  • Crie seu Perfil Empresarial – Essa etapa é bem fácil. Escolha uma arroba (@) que seja adequada à sua empresa. Exemplo: @minhaempresa. Aproveite para usar o logotipo da empresa e uma capa condizente com a sua marca.
  • Publique conteúdo diariamente – Diferentemente, de outras redes, no twitter é importante marcar presença todos os dias. Como são tuítes pequenos, vale a pena publicar um conteúdo relevante, com chamadas interessantes e, depois linká-lo para artigos no blog, páginas de vendas etc.
  • Use palavras-chave relevantes –  Lembre-se que o Twitter será uma fonte de tráfego orgânico para sua empresa, portanto, use palavra-chave que levem os usuários às suas páginas de vendas.
  • Acompanhe os tuítes de seus seguidores – É importante verificar o que estão falando sobre sua empresa, bem como, o que falam sobre outras empresas do mesmo segmento. Sempre que um usuário se pronuncia a favor ou contra um negócio, publicamente, a empresa fica exposta e por isso, precisa se atentar a isso, a fim de resolver problemas com eficiência.

E então é isso. Agora que você já sabe que vale a pena usar o Twitter para Empresas, passa lá no meu Canal do Youtube para assistir minhas aulas gratuitas sobre Marketing e Empreendedorismo.

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