Marketing Digital

Velocidade do Site: Como Testar e Deixar as Páginas mais Rápidas

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 19, 2021

Aprenda como testar a velocidade do site e saiba como deixar suas páginas mais rápidas, a fim de melhorar a usabilidade dos usuários da internet.

Quando você decide iniciar sua carreira no Marketing Digital, sabe da importância de criar seu próprio site, a fim de captar leads, construir sua audiência na internet, divulgar produtos e serviços, entre outros benefícios. Mas, além de produzir conteúdo para atrair clientes, é preciso dominar outros aspectos relevantes da WEB.

Nesse sentido, a velocidade do site pode ser crucial para determinar se suas páginas terão ou não, sucesso na rede. Isso porque, um site que demora para ser carregado, pode comprometer toda sua estratégia. Afinal, as pessoas não gostam de ficar esperando para acessar o que procuram. Sendo assim, acabam desistindo e procuram um novo site.

Quando falamos em velocidade do site, estamos nos referindo ao tempo de carregamento da página, de modo geral. Isto é, quanto tempo leva para uma imagem carregar, um texto, um vídeo etc.

Você também vai gostar de saber: “Vender pela Internet do Zero: Guia Didático

Por que se Preocupar com Velocidade do Site?

Embora existam diversos fatores para se preocupar na internet, é preciso se atentar a velocidade do site, porque ela é responsável pela taxa de rejeição dos usuários da rede.

Para se ter uma ideia da importância disso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google/SOASTA Research, 2017uma página com velocidade de carregamento entre 1 e 10 segundos tem uma taxa de rejeição de 123%.

Isso significa que, antes mesmo da página abrir, as pessoas já saíram dela, por falta de paciência.

No entanto, páginas que abrem em até 3 segundos possuem uma taxa de rejeição de aproximadamente 32%. Nesse hiato, esse é considerado o tempo ideal para uma página carregar.

Além disso, essa taxa de rejeição interfere nos resultados de busca do Google. Ou seja, quanto mais demorado um site for para carregar, menos o Google recomendará para os usuários. O que por consequência, reduz o tráfego esperado para uma página.

velocidade do site

Motivos Para um Site ser Lento

Os principais motivos de um site ser lento estão relacionados aos arquivos inseridos dentro das páginas. Por exemplo:

  • Imagens em alta resolução não otimizadas;
  • Arquivos em HTML;
  • CSS;
  • JavaScript.

Em suma, o tamanho desses arquivos afeta o carregamento da página, visto que, eles são capazes de retardar o processo de abertura do que deveria estar sendo mostrado. É comum entrar em sites onde a imagem carrega pela metade e depois trava. Ou ainda, fica um “x” no lugar da imagem, de tão pesada que ela é.

Além disso, outro fator que pode afetar a velocidade do site é se ele conta com erros de codificação. Portanto, as páginas mal elaboradas também podem não abrir corretamente.

Salve para ler depois: “Ferramentas que vão alavancar a sua produção de conteúdo

Como Testar a Velocidade do Site?

Agora vamos aprender como testar a velocidade do seu site, a fim de que você garanta que sempre que um usuário acessar suas páginas, elas se abrirão corretamente.

Confira, a seguir, as principais ferramentas de diagnóstico de velocidade do site. Cada uma delas, apresenta sugestões de otimização para assegurar a melhorias em suas páginas.

GTmetrix

Esse primeiro site usa os critérios de análise do Google e Yahoo para medir a velocidade de um site.

Em síntese, ele oferece um relatório repleto de detalhes, apontando possíveis problemas e melhorias. Além disso, você pode testar a internet com velocidades lentas e mais rápidas para saber como seu site se comporta em diferentes situações.

Site Speed (Google Analytics)

O Site Speed faz parte do Google Analytics, portanto, é da Google. A vantagem é que ela entrega uma avaliação detalhada com diversas sugestões de otimização.

Você poderá conferir o tempo de execução e carregamento das suas páginas.

Google Test My Site

Essa plataforma faz a análise do seu site em dispositivos móveis. Como resultado, você saberá como suas páginas estão se comportando quando são acessadas em celulares e tablets.

Page Speed Insight

Esse site é um dos mais famosos do mundo, pois é bem preciso.

Tudo o que você precisa fazer é inserir a URL do seu site e esperar para que a plataforma apresente um relatório com o que precisa ser mudado. Tanto no desktop quanto no mobile.

Pingdom Website Speed Test

O Pingdom é um site muito completo que além de avaliar a velocidade do site aqui no Brasil, também te fala como ele se comporta ao redor do mundo.

Você também conseguirá avaliar o tamanho das suas páginas e o tempo de carregamento de cada uma delas.

Como Deixar a Velocidade do Site mais Rápida?

Agora que você conhece as principais ferramentas que verificam a velocidade do seu site, vamos aprender como deixar a velocidade das páginas mais rápidas.

Comece otimizando as imagens

Se você usa o WordPress, saiba que existem plugins gratuitos que otimizam imagens.

Basicamente, o plugin conserva a imagem em uma boa qualidade, porém, faz a compressão do arquivo. Dessa forma, o carregamento é bem mais ágil.

Além disso, muitos desses plugins são capazes de comprimir arquivos em outros formatos. Dentre os plugins mais famosos temos:

  • Imagify Image Optimizer
  • ShortPixel Image Optimizer.

Diminua a quantidade de redirecionamentos

A saber que o redirecionamento, tem como finalidade levar um usuário de um site para outro ou para outra página do mesmo site, obviamente que, isso eleva o tempo de carregamento de uma página.

Portanto, quando você reduz a quantidade de redirecionamentos, também consegue minimizar o tempo de que o site precisa para carregar todas as informações contidas na nova página.

Não significa que você não pode linkar uma página na outra. Na verdade, isso é muito importante. Mas, deixe apenas o que realmente é relevante para o usuário naquele momento.

Habilite o cache de navegação

Outra maneira de aumentar a velocidade do site é habilitando o cache de navegação.

O cache é responsável por manter todos os dados do site salvo em um dispositivo ou navegador. Ou seja, ao habilitar o cache, o carregamento fica mais rápido, pois não precisa ficará carregando sempre que a mesma página for aberta.

Se você usa o WordPress também pode usar plugins para habilitar o cache. Plugins como o WP Fastest Cache ou o W3 Total Cache, são boas opções!

Em suma, esses são os passos essenciais para tornar a velocidade de um site mais rápido. Quer saber mais sobre Marketing Digital? Cadastre seu e-mail aqui embaixo e prepare-se para receber meus conteúdos exclusivos em primeira mão!

Abraços e até lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.