Marketing Digital

Google Keyword Planner: Como escolher as melhores palavras-chave?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 30, 2021
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Através do Google Keyword Planner é possível identificar as melhores palavras-chave para o seu conteúdo. Dessa forma, fica mais fácil atrair a audiência certa para o seu negócio.

O Google Keyword Planner é uma plataforma que faz parte do pacote de ferramentas gratuitas do Google. Com ele você consegue encontrar palavras-chave relevantes para os usuários que buscam conteúdos que tenham a ver com o seu negócio.

Nesse sentido, sempre que você precisar criar um novo conteúdo para o blog, mas estiver com dúvidas sobre qual palavra-chave escolher, basta usar o Google Keyword Planner para conseguir encontrar o alvo certo.

Além disso, através dessa plataforma é possível encontrar palavras-chave semelhantes, o que por sua vez, aumenta ainda mais suas chances de ranqueamento no Google. Afinal, você pode usar diversas palavras para atrair a audiência, sem ter que focar em apenas uma.

A maior vantagem de usar o planejador de palavras-chave do Google está no fato de que ele mostra a relevância de cada palavra-chave e, indica quais delas são mais fáceis ou difíceis de ranquear.

Você também vai gostar de saber: “Storyselling: Como Criar Histórias que Vendem

O que é o Google Keyword Planner?

Google Keyword Planner, mais conhecido como Planejador de Palavras-chave, é uma ferramenta gratuita, que fica disponível nas contas do Google Ads.

Aqui no blog eu sempre falo da importância do Google Ads para um negócio digital, bem como falo disso no Meu Canal do Youtube. Para ter acesso às aulas gratuitas sobre Google Ads, clique aqui.

O principal objetivo do planejador de palavras-chave do Google é auxiliar na criação de campanhas e conteúdos que utilizam do SEO para potencializar seu alcance.

Em outras palavras, você pode usar essa ferramenta para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de buscas. Ou seja, quando você cria um conteúdo otimizado, com palavras-chave relevantes para sua audiência; o Google, Yahoo, Bing e outros mecanismos de buscas, colocam seu artigo no topo. Como resultado, seu conteúdo é encontrado por mais pessoas e, seu site ou blog, fica bem posicionado na rede.

Vantagens de usar o Google Keyword Planner

Confira alguns dos principais benefícios de usar o planejador de palavras-chave do Google:

  • Coletar um acervo de ideias para criar novos conteúdos para o blog;
  • Descobrir o número de pesquisas de uma palavra-chave relevante para sua audiência;
  • Conseguir importar uma lista de palavras-chaves para uma planilha;
  • Conseguir fazer pesquisas por localização geográfica;
  • Descobrir o valor de lance de uma palavras-chave para criar anúncios publicitários;
  • Saber qual é a concorrência da palavra-chave.

Perceba que por meio dessa única ferramenta é possível traçar uma estratégia poderosa de vendas. Afinal, quanto mais informação você tiver, mais fácil encontrar o cliente certo para o seu negócio.

planejador de palavras-chave

Como usar o Google Keyword Planner?

Em primeiro lugar, será preciso criar uma conta no Google Ads da seguinte forma:

  • Acesse a plataforma através deste link;
  • Clique no botão azul com a mensagem “Acesse o Planejador de palavras-chave”;
  • Entre com uma conta do Google Ads (você pode criar uma através de um gmail);
  • Em seguida, você será redirecionado para o painel do planejador de palavras-chave;
  • Escolha entre as duas opções que aparecerão na tela: “Descobrir novas palavras-chave” ou “Ver volume de pesquisas e previsões”;
  • Feito isso, insira a palavra-chave que deseja pesquisar e clique no botão azul “ver resultados”;
  • Uma lista de resultados se abrirá e basta você avaliar àquelas que fazem sentido para o seu negócio;
  • Você poderá exportar as palavras-chave relevantes, selecionando-as e clicando em “copiar”.

Prontinho! Agora você já sabe como usar o Google Keyword Planner corretamente.

Como escolher as Melhores Palavras-chave?

Agora que você já entendeu como a ferramenta funciona, confira algumas dicas para escolher as melhores palavras-chave para o seu negócio.

Conheça sua Persona

A persona é uma personagem fictícia que representa seu cliente final. Clique aqui para ler meu artigo sobre Como Criar Personas para seu Negócio Online?.

Ao conhecer sua persona fica mais fácil descobrir as palavras certas a serem utilizadas em seu conteúdo.

Você pode escolher suas palavras-chave com base em 3 diferenciações:

  • Navegacionais – Para encontrar um site específico. Ex: “Prof.Bruno Marinho”
  • Informativas – Buscar uma informação. Ex: “Como fazer…”
  • Transacionais – Para completar uma transação. Ex: “Comprar algo sobre alguma coisa

Quando você entende o que sua Persona deseja encontrar na internet, fica mais fácil escolher as palavras-chave que serão usadas.

Observe o Volume de Pesquisas

O segundo ponto que te ajudará a encontrar as palavras-chave corretas é o volume de pesquisas.

Dentro do planejador de palavras-chave você consegue visualizar o volume de pesquisas de cada termo. Nesse sentido, busque aquelas que possuem um tráfego mais qualificado, ou seja, que levem pessoas interessadas nos produtos ou serviços das suas páginas.

O ideal é encontrar palavras-chave específicas. Isto é, fuja de palavras-chave genéricas e amplas. Pois elas tendem a ter uma concorrência muito maior.

  • Exemplo de palavra-chave genérica: “Blog de Marketing Digital”.
  • Exemplo de palavra-chave específica: “Marketing Digital para Afiliados”.

Ambas as palavras te levarão para um conteúdo sobre Marketing Digital, porém, uma delas te leva exatamente para aquilo que você precisa. Sendo que, nesse caso é um conteúdo específico para afiliados que querem aprender um pouco mais sobre Marketing Digital.

Dê Preferência por Palavras-chave que Respondam Perguntas

Geralmente, os usuários utilizam perguntas no Google, por isso, a grande maioria das palavras-chave começam com termos do tipo “como”, “o que”, “qual”, “por que”, “onde”…

Quando você utiliza esse tipo de palavra-chave no seu conteúdo, o mecanismo de busca dá preferência para suas páginas, afinal, é exatamente isso o que o usuário está buscando.

Para achar perguntas no planejador do Google, use o filtro: Palavra-chave > contém e insira o termo de pergunta que você deseja encontrar.

Essas são as principais formas de encontrar as melhores palavras-chave para construir uma audiência para seu blog. Lembre-se que elas também são relevantes na criação de campanhas publicitárias, pois, é preciso inserir palavras-chave na hora de criar anúncios.

Você pode estudar um pouco mais sobre Google Ads e o uso correto de palavras-chave no Instituto Desenvolve T.I. Basta clicar aqui para se Inscrever GRATUITAMENTE! 

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Abraços e até breve!

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