Empreendedorismo Bruno Marinho

Inovação e Empreendedorismo, Entenda a Relação

Inovação e Empreendedorismo, Entenda a Relação

O empreendedorismo tem origem nos séculos XVIII e XIX com o liberalismo econômico. As ideias dos pensadores da época eram voltadas para a liberdade econômica e para as forças livres de mercado e da concorrência. Com isto, a figura do empreendedor se tornou sinônimo de desenvolvimento econômico e de inovação.

Vamos falar, neste artigo, sobre a relação entre inovação e empreendedorismo. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também os artigos empreender sem grana, como fazer e é possível ter sucesso com um negócio online.

O que significa empreender?

O empreendedor é a pessoa que consegue enxergar oportunidades no mercado, usar a criatividade para inovar e criar novos caminhos, além de ser capaz de transformar uma ideia em algum negócio real e concreto, promovendo, assim, mudanças econômicas, sociais e até mesmo culturais.

Empreendedor-o-legitimo-heroi-brasileiro-1

De acordo com Joseph Schumpeter, um renomado economista austríaco do início do século XX, o empreendedor é “a essência da inovação do mundo, tornando obsoletas as antigas maneiras de se fazer negócios”.

Atualmente, o conceito de empreendedor está muito mais voltado para quem efetivamente monta e cuida de um determinado negócio, perdendo-se a característica inicial da origem do empreendedorismo que era voltada para a inovação. Ter um negócio próprio não torna alguém inovador, mas ser efetivamente um empreendedor, no sentido mais original da palavra, inclui o aspecto da inovação.

O Brasil, por exemplo, é considerado um dos países mais empreendedores do mundo. No entanto, ao analisarmos o perfil dos donos de negócios brasileiros, iremos encontrar muito mais empreendedores por necessidade do que por oportunidade.

Isto significa que boa parte dos novos negócios no Brasil surge mais por questões relacionadas ao desemprego e à falta de colocação no mercado, obrigando muitas pessoas a buscarem uma renda alternativa, do que realmente pela decisão de seguirem uma carreira empreendedora por perfil ou motivação pessoal.

A formação destes dois tipos de empreendedores também é diferente. No primeiro caso, a necessidade de mudança acontece sem necessariamente haver a preparação. No segundo caso, a pessoa busca o planejamento e a estruturação tanto do negócio quanto do desenvolvimento das habilidades necessárias para se tornar um bom empreendedor.

Qual a relação entre inovação e empreendedorismo?

A inovação é uma característica associada ao empreendedor em sua essência e àquele que de fato busca se desenvolver como empreendedor. Na sociedade atual, poderíamos até dizer que o empreendedor sem a inovação não sobrevive, devido às mudanças econômicas e sociais do momento.

Inovar significa não só buscar novas ideias de negócios, mas também identificar nos negócios já existentes as oportunidades de crescimento, sejam elas voltadas para a criação de novos produtos e serviços, seja com a mudança de processos e até mesmo com mudanças inovadoras na gestão dos negócios e de seus modelos.

Conclusão

Inovação e empreendedorismo estão intimamente ligados e fazem parte das características de sucesso dos negócios atuais. O sucesso ou fracasso de um determinado negócio pode ser definido a partir da capacidade de inovação do empreendedor e da sua capacidade de se adaptar a tantas mudanças.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.
Um Grande Abraço,
Bruno Marinho

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário