Passo a passo para ativar o Instagram Shopping para Vender seus Produtos, diretamente, pelo aplicativo da plataforma. Confira!
Você já deve ter percebido que as redes sociais estão bombando, no que se refere, a venda de produtos e serviços. Isso porque, os administradores por trás dessas mídias, já entenderam o grande potencial que há em atrair clientes através das plataformas de comunicação.
Obviamente, que assim como o Facebook, o Instagram não ficaria para trás no quesito, recursos de vendas. Afinal, ambos estão diretamente relacionados, visto que, são “filhos do mesmo pai”.
Sendo assim, após o grande sucesso no Facebook, Mark Zuckerberg resolveu expandir seus negócios, trazendo muitas ferramentas empresariais, também para o Instagram. Como resultado, nasceu o Instagram Shopping.
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O que é Instagram Shopping?
Em síntese, o Instagram Shopping começou a ser testado nos Estados Unidos, em meados de 2016, onde algumas empresas específicas usavam recursos comerciais dentro da mídia social.
Por lá, tudo começou a funcionar muito bem e, a fim de aumentar ainda mais seus lucros, o querido Mark, expandiu as ferramentas de vendas para outros países.
Aqui no Brasil, essa funcionalidade começou a vigorar em 2018. Mas, existem alguns requisitos mínimos para começar a usufruir dela.
Exigências para utilizar o Instagram Shopping:
- Sua conta no Instagram precisa ser um perfil comercial;
- Você deverá ter uma loja virtual em alguma plataforma de e-commerce, pois o Instagram não processa as compras dentro da plataforma, apenas direciona o comprador para o site da sua empresa;
- Seu negócio precisa vender produtos físicos que não infrinjam os acordos das políticas e diretrizes comerciais do Instagram;
- O perfil comercial da sua empresa deve estar conectado a um catálogo no Facebook. Os produtos devem estar cadastrados nesse catálogo para serem vendidos no Instagram Shopping.
Para usar o catálogo do Facebook, você deverá utilizar os recursos do Facebook Business (clique aqui para saber como funciona).
Benefícios de usar a Ferramenta
Em primeiro lugar, o maior benefício está no fato de conseguir expandir suas opções de fazer negócios. Afinal, ao ter mais uma opção de “vitrine” para seus produtos, você terá mais chances de vender.
Além disso, a maioria de seus clientes está nas redes sociais, sobretudo, no Instagram e Facebook, pois juntos, ambas são as plataformas de comunicação mais acessadas no mundo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Instagram, centenas de marcas que começaram a usar o Instagram Shopping, revelaram que tiveram um aumento de quase 45% no tráfego na loja, sendo que, a grande maioria, viu sua receita aumentar quase 10% após o uso do recurso.
Mas, os benefícios não param por aí.
Você pode marcar até 5 produtos em uma só foto. Ou ainda, pode usar a opção “Carrossel” (aquela onde o usuário pode publicar diversas fotos em uma única postagem, e assim, marcar até 20 produtos de uma só vez).
Outro benefício, é que depois de postar 9 publicações no Instagram Shopping, seu perfil ganha uma “aba” exclusiva, chamada Loja, que potencializa ainda mais suas vendas dentro da plataforma.
Salve para ler depois: “Como Evitar Bloqueios de Anúncios no Facebook Ads”
Instagram Shopping: Como Ativar para Vender no App
Indo direto ao ponto:
- Toque no ícone para acessar o perfil de sua empresa;
- Toque em “Começar” que fica na parte superior do seu perfil;
- Em seguida, toque no ícone ;
- Depois, clique em “Compras”;
- Feito isso, clique em “Continuar”;
- Selecione seu catálogo de produtos do Facebook para conectar ao perfil comercial da sua empresa no Instagram;
- Por fim, clique em “Concluir”.
Depois de criar seu cadastro no Instagram Shopping, comece a marcar os produtos. Para isso:
- Selecione a foto do produto desejado e adicione uma legenda, efeitos etc;
- Toque em todos os produtos que você deseja marcar na imagem selecionada;
- Digite o nome de cada produto e selecione-os quando aparecerem na caixa de pesquisa;
- Clique em “Concluir”;
- E por último, clique em “Compartilhar”.
Como resultado desse cadastro, temos os seguintes aspectos a visualizar:
- Toda publicação que você fizer terá o ícone “Toque para ver” eu seu canto inferior esquerdo;
- Quando você ou o cliente clicar nele, uma marcação aparecerá nos produtos da postagem;
- Quando essa marcação for selecionada, uma nova aba aparecerá na tela;
- Nessa nova aba, irá constar todas as informações importantes do produto que está sendo vendido;
- Quando alguém clicar no link “Comprar”, será automaticamente direcionado ao site da empresa.
Dicas para Potencializar as Vendas
E depois de fazer todo esse processo, você precisa garantir que seus clientes surgirão e você conseguirá fazer muitas vendas, certo?
Por isso, selecionei algumas dicas relevantes para te ajudar a vender mais no Instagram Shopping:
- Lembre-se que para ativar a aba de compras, será preciso criar ao menos 9 publicações. Portanto, fique atento(a) aos detalhes;
- Sempre utilize a função Stories do Instagram para promover os produtos. Através dela, o engajamento do seu perfil será ainda maior;
- Aproveite a possibilidade de marcar mais de um produto em cada imagem. As chances de vender mais, aumentam!
- Sempre que possível, utilize a função carrossel;
- Mantenha sua loja virtual atualizada, ela será fundamental no processo final do fechamento das vendas;
- Oriente os clientes via DM e comentários, sobre como finalizar a compra dos produtos corretamente;
- Marque tags nas publicações para garantir que os produtos serão exibidos para o público-alvo de sua empresa;
- Mantenha a regularidade nas publicações. Sem isso o Instagram poderá penalizar sua empresa, reduzindo os alcances das postagens.
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