O nicho de mercado se refere àquela parcela de consumidores que está apta ou possui grande potencial, em consumir determinado produto ou serviço. No entanto, geralmente, essa parcela da população é pouco ou nada atendida como deveria, e é aí, que surge uma grande oportunidade.
Antes de abrir um negócio físico ou digital, é preciso pesquisar diversos elementos relevantes para um empreendimento. Como por exemplo, o Público-Alvo, a Persona (que sim, são coisas diferentes) e você pode saber mais clicando aqui – Nicho de Mercado entre muitos outros.
No entanto, diversos empreendedores iniciantes, acabam colocando seus investimentos em risco, devido a falta de conhecimento no assunto. E por isso, eu insisto na questão de que é preciso estudar muito antes de começar um negócio do absoluto zero.
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Mas agora, sem mais delongas, vamos direto ao assunto!
O que é Nicho de Mercado?
Diferentemente, do que muitos pensam, nicho de mercado é uma coisa, enquanto segmento de mercado, é outra!
Nesse sentido, segmento de mercado se refere a um grande grupo de pessoas que possuem interesses e necessidades parecidas. Portanto, pode-se dizer que em termos gerais, o Público-Alvo (algo maior e mais genérico) diz respeito ao segmento de mercado.
Em contrapartida, o nicho de mercado representa uma parcela menor de consumidores, sobretudo, uma quantidade pequena de pessoas que ainda não estão sendo bem representadas no mercado. Por isso, dizemos que o nicho de mercado diz respeito a Persona de um negócio, com características e necessidades bastante específicas.
Sendo assim, o nicho de mercado é uma parcela pequena e restrita de todo o segmento.
Exemplo: Você pode querer montar uma empresa de Marketing Digital. Todavia, marketing digital é um segmento amplo.
Para obter resultados mais expressivos, você pode criar uma empresa especializada em um determinado nicho, como o Marketing de Conteúdo, por exemplo. Dessa forma, suas chances de potencializar seus ganhos serão maiores, afinal, seu atendimento será especializado, ficando mais fácil de agradar sua Persona.
Qual a importância de ter um Nicho de Mercado bem definido?
Em primeiro lugar, ao definir corretamente seu Nicho de Mercado, você potencializa o alcance de sua audiência, afinal, poderá produzir um conteúdo específico para as necessidades de sua Persona, o que irá atrair um grande número de leads qualificados.
Além disso, é extramente relevante ter um nicho bem definido, a fim de aumentar a autoridade da sua empresa em determinado segmento do mercado.
Por exemplo, quando você se diz especialista em Marketing Digital, precisa ter conhecimento aprofundado em diferentes nichos desse ramo, do contrário, pode acabar produzindo conteúdos generalistas e fracos. O que por sua vez, enfraquecerá sua autoridade no mercado.
No entanto, se você se diz especialista em Marketing de Conteúdo, por exemplo, pode focar nesse assunto específico, produzindo um material de qualidade a ser repassado para sua audiência, assim como, terá mais propriedade no segmento, e passará a ter sua empresa reconhecida como autoridade no mercado.
Em síntese, o nicho de mercado te possibilita ser referência no assunto, o que por consequência, aumenta o número de clientes e por fim, potencializa seus ganhos!
Outras vantagens de ter um nicho bem definido:
- Garante que seu Plano de Marketing é assertivo e focado em conversões;
- Reduz a quantidade de concorrentes, o que por sua vez, aumenta suas chances de vendas;
- Possibilita melhorar a oferta para o cliente, resultando em um aumento nas vendas;
- Melhora os níveis de parceiros e fornecedores, lhe poupando tempo e dinheiro.
Nicho de Mercado: Exemplos
Agora vou te dar alguns exemplos práticos de nichos de mercado, a fim de melhorar seu entendimento sobre o assunto, facilitando sua escolha.
- Emagrecimento e Saúde (segmento de mercado) – Dieta para Veganos (nicho de mercado);
- Vestuário (segmento de mercado) – Roupas femininas (nicho de mercado);
- Marketing Digital (segmento de mercado) – Tráfego Pago (nicho de mercado);
- Alimentação e Saúde (segmento de mercado) – Suplementos Alimentares (nicho de mercado);
- Equipamentos eletrônicos (segmento de mercado) – Produtos de Informática (nicho de mercado).
Existem muitas outras opções de nichos de mercado e você pode definir o seu, ramificando o segmento de mercado.
Como Escolher o Seu?
Existem muitos meios que poderão te ajudar a escolher seu nicho, a começar pela afinidade que você tem com relação a algum assunto específico.
Quando você tem afinidade e possui habilidade em determinado ramo, fica mais fácil trabalhar com ele, o que por sua vez, facilitará a produção de um conteúdo atraente e relevante para seus clientes.
Além disso, para definir um nicho de mercado, você pode começar se fazendo as seguintes perguntas:
- Você se identifica e/ou conhece as dores de sua Persona?
- Quais motivos te levam a querer trabalhar com esse nicho?
- Você possui habilidades e qualificação para oferecer conteúdo para seus clientes?
- Existe um grupo específico que necessita da solução oferecida por você?
- Seu produto ou serviço pode beneficiar sua Persona?
- Os concorrentes oferecem a mesma solução que você?
- Qual o seu diferencial?
- As pessoas estão dispostas a pagar pelo preço do seu produto ou serviço?
Obviamente, que essas perguntas servem apenas como um ‘guia facilitador’ para te ajudar a identificar os melhores nichos para abrir um negócio físico ou digital. Todavia, outros aspectos deverão te ajudar a definir um nicho de mercado promissor. São eles:
- Qual será o valor do meu investimento inicial?
- Preciso me qualificar para começar a trabalhar com esse nicho?
- Conseguirei produzir material rico para oferecer para minha audiência? Como e-books, artigos, posts para mídias sociais e etc.?
- Precisarei contratar outros profissionais para me ajudar a colocar meu negócio em prática?
Todas essas questões são essenciais para garantir que sua escolha seja assertiva, a fim de garantir que seu negócio seja um empreendimento de sucesso.
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