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Webinar: O que é e Como Fazer Corretamente?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 4, 2021

Webinar é uma conferência online, que pode ser gravada ou ao vivo. A principal finalidade do webinar é ensinar algo ou apresentar algo para uma audiência.

Quando você deseja educar seu público-alvo, pode agir de diferentes formas. E, com o advento da internet, tudo ficou muito mais fácil.

Isso porque, existem muitas maneiras de entregar um conteúdo de valor para sua audiência. Como por exemplo, por meio de textos, vídeos, imagens etc. Diante disso, você só precisa definir qual será o formato do conteúdo e assim, começar a produzi-lo.

Como o formato em vídeos é muito popular e é um dos formatos que têm melhor engajamento na internet. O Webinar, ou ainda, os Webinários, estão em alta. Afinal, por meio de uma palestra ou uma pequena apresentação, você consegue entregar informações relevantes para os usuários que te assistem!

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O que é Webinar?

Em síntese, um Webinar é uma videoconferência, onde o usuário define sobre qual tema falará e discorre sobre esse assunto durante uma ou mais horas.

Essa é uma excelente estratégia para elucidar questões pertinentes a um produto ou serviço específico. E, por isso, tem sido muito utilizada no Marketing Digital.

A palavra Webinar é a abreviação da expressão inglesa “web based seminar”, que em tradução literal significa “seminário realizado pela internet”.

Você pode investir em um Webinar para abordar seu cliente de forma mais direta, redirecionando-o para uma compra imediata. Mas também pode usar essa estratégia para apresentar um produto novo ou uma nova ideia. Que por ventura, esteja relacionada a um produto antigo.

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Principais Vantagens de Criar um Webinar

Em primeiro lugar, o maior benefício em investir nessa estratégia está na aproximação com o público. Prova disso está nas Lives do Youtube, Instagram e em outras plataformas digitais.

Sempre que alguém abre uma live, diversas pessoas se interessam para saber qual o tema que está sendo abordado e, diante disso, começam a interagir com a pessoa que está apresentando. Portanto, funciona como uma espécie de programa ao vivo.

Obviamente que, o Webinar pode ser previamente gravado. Nesse sentido, não há como interagir ao vivo com o público, mas, ainda assim, serve como um elo de aproximação com quem o assiste regularmente.

Sendo assim, as principais vantagens são:

  • Ganhar a atenção do público – Por meio dele você consegue atrair pessoas interessadas na sua marca. Portanto, ao explicar seus produtos ou serviços em vídeo, essa conexão com as pessoas é maior e você consegue chamar mais a atenção das pessoas.
  • Melhorar o engajamento da sua rede – Independentemente, do local onde você exiba seu Webinar, saiba que ele melhorará o engajamento do seu perfil dentro da plataforma. Isso porque, por receber comentários em tempo real, as plataformas entendem que seu conteúdo é relevante e assim, passa a indicá-lo para mais pessoas.
  • Aumenta o Tráfego – Como resultado do benefício anterior, suas páginas começam a receber mais tráfego. E como você já deve imaginar, mais tráfego, mais vendas. Afinal, serão mais pessoas olhando para o seu produto, a fim de comprá-lo de você.

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Como Fazer um Webinar Corretamente?

Agora vamos à prática. Saiba como fazer um Webinar Corretamente:

Defina o Tema

Antes de tudo, é preciso definir o tema de acordo com seus ideais. Ou seja, você deseja apresentar um novo produto? Vai explicar algo específico sobre um serviço ou produto já existente? Vai apresentar sua marca para o mercado?

Com isso mente, pense em um tema atraente. Isto é, escolha um título para seu Webinar que desperte o interesse das pessoas na internet. Feito isso, crie uma descrição chamativa para seu Webinar. Por meio do título e da descrição, as pessoas serão atraídas para ele.

Opte pela Plataforma que Você tem Mais Seguidores

Atualmente existem muitas plataformas que oferecem a opção de criação de Webinar, como por exemplo:

  • Hangouts;
  • Twitch;
  • Skype;
  • WebinarJam.

Mas, o Youtube continua sendo a preferida das pessoas, devido sua facilidade no gerenciamento dos recursos necessários para a transmissão do vídeo, bem como por ser a plataforma mais usada pelas pessoas do mundo.

Acontece que, o ideal é escolher a plataforma onde seu público-alvo é mais ativo. Dessa forma, você garantirá que alcançará um grande número de pessoas.

Escolha Data e Hora

Ainda que isso possa parecer bobagem, saiba que a data e hora podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso do seu Webinar. O ideal é fazer uma enquete com antecedência, para saber de sua audiência, qual o horário em que eles estão mais ativos na plataforma escolhida para sua apresentação.

Crie uma pequena enquete ou faça perguntas para saber qual seria a melhor data e horário para agendar seu Webinar. Você também pode descobrir isso, olhando seu relatório mensal. Toda plataforma dispõe de um relatório para que o criador de conteúdo saiba quando seus seguidores estão mais ativos na rede.

Faça um Roteiro

Antes de gravar seu Webinar é preciso que haja um planejamento sobre o conteúdo que será abordado. Nesse hiato, escreva um roteiro com os principais tópicos de sua apresentação. Dessa forma, você não deixará nada importante de fora.

Você pode dividir seu Webinar em 3:

  • Introdução com uma média de 5 minutos;
  • Conteúdo principal do Webinar com uma média de 30 minutos;
  • Espaço para perguntas e respostas com uma média de 15 a 25 minutos.

Ao pensar nessa estrutura, tudo ficará mais fácil e você se sentirá mais seguro(a) para criar sua primeira apresentação virtual.

Prepare o Espaço de Gravação

É muito importante pensar na apresentação visual do seu Webinar.

Não é necessário luxo, muito menos, gastos extraordinários para montar um estúdio de gravação. Mas, você precisa se preocupar com alguns aspectos essenciais, como por exemplo:

  • Iluminação – As pessoas precisam enxergar seu rosto durante o Webinar;
  • Áudio – Barulhos externos, ruídos no microfone e/ou áudio baixo, podem acabar com sua apresentação. Procure gravar em um ambiente silencioso ou em um horário mais tranquilo, a fim de evitar problemas;
  • Qualidade da imagem – Um celular pode servir muito bem para usar como câmera para a gravação. Mas, ele precisa transmitir uma imagem de boa qualidade. As pessoas não gostam de assistir vídeos com imagem granulada. Portanto, pense nisso!

Agora que você já sabe o que fazer para gravar seu Webinar, coloque as mãos na massa e foque em suas estratégias digitais para crescer seu negócio na internet.

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