Você sabe como usar o Pinterest para vender produtos digitais? Entenda como funciona uma das redes sociais que mais crescem no mundo!
Embora não seja muito comum ouvir falar do Pinterest, saiba que essa é a plataforma que mais gera tráfego orgânico para blogs, Youtube, Páginas de vendas e Redes Sociais.
Isso porque, através do Pinterest é possível adicionar imagens com links direcionáveis, que por sua vez, podem estar linkados com as páginas mais importantes do seu negócio.
Em outras palavras, ao usar essa plataforma é possível enviar usuários que estão lá, para qualquer outro lugar da internet, desde que você saiba como usar o Pinterest para vender produtos digitais.
Você também vai gostar de ler: “Como Criar um E-book Profissional e de Sucesso”
Será que seu Cliente também está no Pinterest?
Antes de tudo, é importante descobrir se seu Público-Alvo está no Pinterest. Afinal, de nada adianta tentar migrar seu negócio para dentro da plataforma, se não existem clientes em potencial lá dentro.
Mas, a boa notícia é que existe uma pesquisa realizada pela Omnicore Agency, e que pode te ajudar a descobrir isso. A pesquisa relevou os seguintes dados:
- 70% dos usuários do Pinterest são mulheres;
- A idade média dos usuários é 40 anos;
- A Geração Y está no Pinterest (geração que nasceu entre os anos 80 e 90).
Com base nesses dados, já dá para ter uma ideia de quem está no Pinterest, o que pode te ajudar a decidir se você deve ou não, utilizar esse plataforma como parte da sua estratégia de negócios.
Além disso, a pesquisa também revelou quais são os nichos mais buscados no Pinterest:
- Animais e bichos de estimação;
- Artesanato;
- Cabelo;
- Maquiagem;
- Saúde e boa forma;
- Viagens;
- Educação;
- Jardinagem;
- Casamento;
- Moda feminina;
- Pais e filhos;
- Tecnologia;
- Marketing Digital.
Aproveite para ler nosso artigo sobre o TOP 5 Melhores Nichos para Ganhar Dinheiro como Afiliado.
Como funciona o Pinterest?
Em primeiro lugar, você precisa saber que assim como Instagram, o Pinterest oferece a possibilidade de ter uma conta negócios.
Portanto, para conseguir usar o Pinterest para vender produtos digitais é fundamental que sua conta seja comercial.
Através da conta comercial você é capaz de analisar dados de visitas, impressões e muito mais! O que por sua vez, poderá te ajudar a definir quais conteúdos publicar, com base naquilo que os usuários mais acessam.
Dentro da sua conta na plataforma você pode criar pastas com “pins”. Os pins são as imagens que você publica.
Vale ressaltar que essa rede social é focada na qualidade das fotos publicadas. Por isso, é muito importante se preocupar com a resolução de tudo o que será publicado.
Para gerar tráfego através dos pins do Pinterest é essencial utilizar imagens com frases e títulos que convertem. Ou seja, algo que vá impactar sua audiência e faça com que todos cliquem nos pins e naveguem por suas páginas de conversão.
Como usar o Pinterest para vender produtos digitais
A princípio, é preciso compreender que assim como qualquer outra estratégia de vendas, você precisa seguir algumas regrinhas básicas de otimização de conteúdo.
Portanto, existem basicamente 3 pilares a serem seguidos para usar o Pinterest para vender produtos digitais. São eles:
#1 – O uso correto de Palavras-chave
As palavras-chave farão com que o usuário encontre com mais facilidade os pins que procura. Portanto, para ser encontrado, é fundamental que você adicione palavras-chave relacionadas ao seu nicho, sobretudo, ao assunto em específico de cada pin publicado por você.
Nesse sentido, você vai seguir as mesmas regras de SEO. Ou seja, você estará otimizando seus pins para serem encontrados nos mecanismos de busca.
#2 – Descrições dos Pins
Em segundo lugar é importante se atentar a descrição de cada pin.
Cada pin (imagem) pode ter até 500 caracteres em sua descrição. Sendo que, apenas os 50 primeiros caracteres aparecerão nos feeds.
A dica de ouro é: insira a palavra-chave logo no início da descrição.
De maneira idêntica, essa regra vale para o título, que por sua vez, pode ter até 100 caracteres, sendo que, apenas 30 deles aparecem no feed dos usuários.
#3 – Organização dos Pins
Por último, mas não menos importante, você precisa se atentar a organização dos pins.
O Pinterest oferece uma organização divida em pastas:
- Nome da pasta – Aqui você coloca a palavra-chave que define o seu negócio e que possa responder as dúvidas da sua Persona.
- Descrição – Você deverá ir direto ao ponto, e criar uma descrição direta e objetiva.
- Categoria – A categoria irá definir o nicho do seu negócio. Você pode dividir a categoria principal em subcategorias.
- Capa – Com relação a capa, vale a pena criar uma capa personalizada. Confira uma lista de aplicativos que poderão te ajudar a desenvolver um design estilizado para a capa dos seus pins.
- Visão – Você define se seus pins serão secretos ou públicos. Para usar o Pinterest para vender produtos digitais é preciso deixar sempre “pública”.
- Personalização – Você pode personalizar sua página principal do Pinterest, escolhendo quais pins são mais relevantes para serem apresentados ao público, assim que abrirem seu perfil.
- Colaboradores – Por fim, ainda dá para listar outros usuários da plataforma como sendo colaboradores do seu perfil. Nesse caso, você pode incentivar a interação com o público, promovendo mais engajamento para seus pins.
Como criar pins atrativos e clicáveis?
Com a finalidade de fazer com que as pessoas sejam atraídas para suas publicações e cliquem nelas, a fim de irem para suas páginas de vendas, o ideal é fazer o seguinte:
- Crie infográficos com bastante informação;
- Adicione gatilhos mentais nas imagens;
- Use imagens exclusivas (monte sua própria imagem através de plataformas de criação, como o Canva, por exemplo);
- Publique imagens com a cara da sua marca. Leia nosso artigo “O que é Branding e como Melhorar sua Gestão de Marca”, para saber mais sobre o assunto.
Para onde redirecionar os usuários?
E se por acaso você não faz ideia de qual o melhor caminho para usar o Pinterest para vender produtos digitais, a dica é: leve os usuários para mais de uma página.
Ou seja, você pode redirecionar os usuários do Pinterest para caminhos distintos, como por exemplo:
- Youtube
- Blog
- Site
- Página de Vendas
Contudo, o que realmente importa é que você cole o código de rastreamento do seu link de divulgação, para que assim, você consiga identificar de onde os visitantes das páginas estão vindo.
Para fazer isso, no final de cada link de afiliação cole o seguinte comando:
&src=Pinterest
Portanto, toda vez que você abrir seu relatório de vendas por origem, conseguirá verificar se a venda veio a partir do Pinterest ou de outro lugar.
É fácil usar o Pinterest para vender produtos digitais, mas…
O Pinterest é uma plataforma incrível, que possui um público ativo e muito presente. Por meio dela você será capaz de potencializar o tráfego orgânico das suas páginas, como consequência, poderá ter um aumento significativo nas vendas.
Mas, lembre-se que, independentemente da plataforma que você esteja utilizando, o mais importante é criar uma boa estratégia de conteúdo, que atraia e converta o público-alvo do seu negócio.
Esse conteúdo te ajudou? Então compartilhe em suas redes sociais e assine nossa Newsletter para receber nossas novidades em sua caixa de e-mail.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.