Mídias Sociais

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 9, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Entenda como funciona o algoritmo do Instagram e saiba o que fazer para minimizar os impactos causados pelas mudanças da plataforma.

Recentemente, Adam Mosseri, responsável por supervisionar as funções do Instagram, fez uma publicação falando sobre as polêmicas acerca do funcionamento da plataforma.

Muitas pessoas reclamam da forma como o Instagram decide quais publicações cada usuário terá acesso e quais, não serão visíveis a todos. Em função disso, obviamente que, criadores de conteúdo se sentem prejudicados, visto que, muitas de suas publicações não são entregues para todos os usuários.

Na publicação, Mosseri falou sobre o algoritmo do Instagram. Em síntese, ele afirma que o “algoritmo”, na verdade, é composto por diversos “mini algoritmos”, bem como por classificadores e processos, onde cada um deles possui uma função na rede social.

Você também vai gostar de saber: “Dicas de fotos para Instagram: Truques para atrair likes e seguidores

algoritmo instagram

O que disse Adam Mosseri?

Em sua publicação, Mosseri afirmou que ser criado, o Instagram mostrava as fotos em ordem cronológica, mas que com o passar do tempo e crescimento no número de postagens, as pessoas estavam perdendo muitas fotos e não conseguiam consumir tudo. “Em 2016, as pessoas estavam perdendo 70% de todas as suas postagens no Feed”, completou.

Por isso, nos últimos tempos, a plataforma adotou uma estratégia diferente para mostrar os conteúdos mais consumidos pelos usuários. Sendo que, isso acontece de maneira individual em cada recurso da plataforma.

Por exemplo, no Feed e Stories, a ordem em que as postagens aparecem é definida através de uma série de “sinais” dados ao Instagram. Entre eles estão:

  • Informações sobre a postagem – esses são sinais sobre a popularidade de uma postagem – pense em quantas pessoas gostaram dela – e informações mais mundanas sobre o conteúdo em si, como quando foi postado, quanto tempo dura se for um vídeo e qual local, se houver, foi anexado a ele.
  • Informações sobre a pessoa que postou – isso nos ajuda a ter uma noção de quão interessante a pessoa pode ser para você e inclui sinais como quantas vezes as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas.
  • Sua atividade – isso ajuda a entender no que você pode estar interessado e inclui sinais como quantas postagens você gostou.
  • Sua história de interação com alguém –  isso dá uma ideia de como você geralmente está interessado em ver as postagens de uma pessoa em particular. Um exemplo é se vocês comentam ou não as postagens uns dos outros.

Portanto, em suma, por meio desses critérios o Instagram prevê como você interagirá com a postagem. “Quanto mais provável você tomar uma ação, e quanto mais pesarmos essa ação, mais alto você verá o post”, disse Mosseri.

Fonte: Olhar Digital

Fatores que determinam o que você aparece no feed das pessoas:

Há 3 fatores principais:

  1. Interesse
  2. Novidade
  3. Relacionamento

Existem também mais três fatores adicionais que influenciam em menor escala, mas não podem deixar de ser considerados:

  1. Frequência
  2. Seguidores
  3. Tempo de uso

Sabendo disso, se esforce para usá-los a seu favor!

Afinal, o que é o algoritmo do Instagram?

Bom, o algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios pré-definidos pela plataforma para que uma publicação tenha maior ou menor destaque e relevância para os demais usuários.

Nesse sentido, um post antigo de uma página com poucos seguidores, por exemplo, dificilmente vai aparecer na timeline de alguém.

Todo o funcionamento dos algoritmos, funcionam por meio de AI (inteligência artificial) e, por conta disso, milhares de dados são analisados e levados em conta, para definir qual o tipo de conteúdo as pessoas devem consumir primeiro (ou apenas devem consumir).

Sim! O Instagram pode manipular seu acesso aos conteúdos. Isto é, ele pode escolher o que você consome. Mas, saiba que todas as outras redes sociais também fazem isso. Sem falar no Google, o maior “manipulador” do planeta!

Seja como for, para quem cria conteúdo, ter o algoritmo como “vilão” é algo desafiador, pois é preciso buscar meios de driblar os números, a fim de conseguir alcançar um grande número de pessoas na rede. Por isso, quero te dar algumas dicas do que fazer para aumentar seu alcance no Instagram. Confere aí!

Como diminuir o impacto negativo do algoritmo?

Para reduzir os impactos negativos causados pelo algoritmo, você pode seguir as seguintes orientações:

Antes de tudo, estude o algoritmo

Isso é bem obvio, não é?

Para lidar com algum problema, precisamos identificá-lo. Nesse sentido, estude o algoritmo do Instagram.

Leia sobre e acesse as informações que a própria rede social fornece. Dessa forma, você conseguirá criar conteúdos mais fáceis de viralizar e ainda, não perderá tempo criando conteúdo que tem baixo ou nenhum potencial dentro do app.

Saiba quais são seus melhores horários de postagem

Dentro das ferramentas do Instagram Business existe a opção de verificar quais os melhores horários de postagem, ou seja, quando seus seguidores estão online.

Ao saber disso, se esforce para publicar apenas no pico de movimento dentro da sua rede. Dessa forma, a chance de “bombar” um post será muito maior!

Estimule o engajamento

O Instagram, assim como o Youtube e outras redes, priorizam o engajamento. Essa é uma das métricas mais importantes da internet. Sendo assim, estimule o engajamento do seu perfil.

Crie Stories com enquetes e perguntas, estimule as pessoas a comentarem em seus posts etc. Desse modo, a rede social dará preferência para suas publicações, pois verá que seu perfil é bem engajado.

Como influenciar o conteúdo que aparece para você no Instagram?

Obviamente que, é possível influenciar o que veremos em nosso feed. O próprio Mosseri fala sobre essa possibilidade e dá dicas do que fazer para “tentar manipular” a rede social.

Segundo ele, você pode começar a acessar os perfis que você gosta, com mais frequência. Além disso, é importante se esforçar para interagir com eles.

Adicioná-los aos “melhores amigos” do Stories, também é uma excelente forma de manipular o algoritmo, visto que, a plataforma vai priorizar a entrega do conteúdo para quem você realmente deseja que veja a publicação.

Você também pode fazer o caminho contrário, silenciando pessoas que você não deseja acompanhar e, marcando postagens que você não tenha gostado (marque como “não tenho interesse”).

Agora que você já sabe como funciona o algoritmo do Instagram, coloque seu e-mail aqui embaixo, pois vou te enviar novidades em primeira mão, sobre Marketing Digital.

Nos vemos lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Como funciona o algoritmo do Instagram?”

Intenção de busca: O que é e como ela influencia no SEO?

[…] Mídias Sociais […]