Dropshipping no Mercado Livre Funciona?

Carreira Profissional

Dropshipping no Mercado Livre Funciona?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 28, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Será que Dropshipping no Mercado Livre Funciona? Afinal, esse método é um jeito simples de se fazer negócios pela internet sem precisar ter estoque em casa. Vamos descobrir isso juntos!

O Dropshipping ou Drop shipping, se apresenta como uma solução eficaz e barata de se fazer negócios pela internet. Visto que, a pessoa responsável por fazer os envios dos produtos para a casa dos clientes, é o fornecedor e não o varejista. Isto é, a pessoa que está vendendo e anunciando os produtos.

Nesse sentido, muitas pessoas se animam em fazer esse tipo de negócio, afinal, não é necessário manter um estoque em casa. Além disso, no Dropshipping você não precisa ter um grande orçamento para comprar produtos para revenda.

Inclusive, aproveite para salvar e ler depois o nosso artigo “9 Produtos para Revenda Mais Fáceis de Vender” – com certeza ele vai te ajudar bastante.

Em todo caso, hoje quero te apresentar as vantagens e desvantagens dessa modalidade. Bem como, quero te dizer se Dropshipping no Mercado Livre Funciona. Vamos lá!

O que é Dropshipping?

Antes de tudo, vamos conhecer o conceito de Dropshipping.

Dropshipping é um modelo de negócios, onde uma empresa ou uma pessoa física, obtém a permissão para vender produtos sem precisar ter um estoque.

Portanto, nesse caso, o varejista (vendedor) irá se associar ao fornecedor, que por sua vez, fica responsável por enviar os produtos para a casa do cliente, em nome do varejista.

Perceba que existe um processo complexo aqui, e por isso, antes de iniciar esse tipo de negócio, é preciso muita cautela e responsabilidade.

Em linhas gerais, e para simplificar ainda mais, podemos dizer que tudo ocorre da seguinte maneira:

  • O cliente faz o pedido na plataforma em que o varejista atua;
  • Então, o varejista por sua vez, encaminha os detalhes do pedido para o fornecedor;
  • Depois, o fornecedor envia os produtos para a casa do cliente, com uma etiqueta em nome do varejista.

Obviamente, que muita gente se sente atraída por esse modelo de negócios.

Todavia, antes de sair se afiliando aos fornecedores, é preciso ter um direcionamento. Pois, entenda que nesse caso, você responde pela empresa fornecedora. Ou seja, caso haja problemas com o produto, bem como, com a legalidade da empresa, você terá a responsabilidade de intervir para resolver toda a situação.

marketing com bruno marinho

Quais as Vantagens do Dropshipping?

Vou listar algumas vantagens e desvantagens de trabalhar com Dropshipping. Anote aí:

#1 – Baixo investimento

Em síntese, você só precisará de um dispositivo com internet para começar a fazer seus negócios.

Portanto, não será preciso gastar com a compra de estoque, nem mesmo, com aluguel de galpão ou sala.

#2 – Flexibilidade

Assim como outros modelos de negócio pela internet, você poderá realizar transações de qualquer lugar que ofereça uma conexão com a internet.

#3 – Fácil escalação

Nesse sentido, você consegue escalar seu negócio com poucos recursos operacionais e financeiros, é claro.

Basicamente, será preciso se dispor a fazer o atendimento ao cliente, e manter o controle dos envios junto ao fornecedor.

Desvantagens do Dropshipping

Agora vamos conhecer o outro lado da moeda:

#1 – Baixa lucratividade

Se por um lado você não precisa investir muito, por outro, saiba que você também pode não conseguir lucrar como gostaria. Obviamente, que há exceções. Mas no geral, quem trabalha com essa modalidade, não consegue lucrar alto com seus negócios.

Isso porque, o Dropshipping é bastante competitivo, o que faz com que os fornecedores não abram muito para a margem de ganho dos vendedores. Por isso, para ganhar muito, é preciso vender bastante!

#2 – Zero controle de estoque

Pois é. Se você é do tipo controlador, saiba que trabalhar com Dropshipping pode não ser a melhor opção para você.

Acontece que os fornecedores não trabalham apenas para você. Isto é, estão fazendo entregas para outras empresas e  outros vendedores.

Nesse hiato, pode ocorrer problemas de falta de produtos ou até mesmo, cancelamento de produção. O que por sua vez, vai atingir o seu cliente final.

Muita gente desiste do Dropshipping, justamente, porque acabam com dores de cabeça relacionadas à demora de entrega de produtos ao cliente final.

#3 – Erros dos fornecedores

Além de correr o risco de ficar sem produtos e deixar o cliente final na mão, pode acontecer do fornecedor cometer erros durante o processamento dos pedidos e no momento do envio.

Entenda que isso foge o seu controle e não há como fugir desse processo nesse modelo de negócio.

Portanto, caso aconteça algum imprevisto, você será responsável por atender o cliente, e inclusive, em casos mais extremos, ressarci-lo diante de algum prejuízo.

Isso porque, ao final da compra, o cliente terá uma imagem positiva ou negativa da sua empresa, e não do fornecedor!

marketing com bruno marinho

Dropshipping no Mercado Livre Funciona?

E agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens desse modelo de negócios, vamos descobrir se Dropshipping no Mercado Livre Funciona.

Em primeiro lugar, vale dizer que por muitos anos, o Dropshipping no Mercado Livre Funcionou sem regulamentação. Portanto, muitos vendedores iniciaram seus negócios sem se preocupar com a política do Mercado Envios, por exemplo.

Mas, de uns tempos para cá, muita coisa mudou. E o Mercado Livre começou a estabelecer normas e diretrizes que devem ser cumpridas, passíveis de punição.

Por isso, agora o Mercado Livre criou uma política que limita a maneira de se trabalhar com Dropshipping dentro da plataforma.

Em suma, algumas medidas importantes foram adotadas, como por exemplo, é proibido enviar etiquetas de um  estado diferente do local em que o produto está sendo anunciado. Bem como, o tempo hábil de envio de um produto é de 1 dia útil, o que dificulta os trâmites do Dropshipping.

Claro que muita coisa não funciona na prática. Mas é importante seguir tudo na conformidade, a fim de evitar punições dentro da plataforma.

A vantagem é que muitos fornecedores que trabalham com Dropshipping se instalaram legalmente na plataforma, e enviam os produtos para os clientes dentro do prazo estipulado pelo ML.

Para trabalhar com Dropshipping no Mercado Livre, é preciso calcular o valor do produto, o frete que será cobrado, mais a sua margem de lucro.

Portanto, dá sim para exercer esse modelo de negócio dentro do Marketplace, mas é necessário avaliar todos os aspectos citados anteriormente.

Leia também: “Como vender no Mercado Livre como Afiliado”

Dropshipping no Mercado Livre vale a pena?

Se você tiver um fornecedor responsável, que entrega os produtos no prazo e que respondem positivamente às exigências do Mercado Livre, vale a pena!

Todavia, lembre-se que muitas contas de vendedores são bloqueadas, por não estarem de acordo com as políticas do site. Nesse sentido, você precisa avaliar questões como:

  • O cliente pode pedir o reembolso caso não receba o produto em até 14 dias. E você pode ter prejuízos nessa transação;
  • Pode haver a necessidade de troca de produtos, onde você se responsabiliza pelo frete dos envios, tanto para o fornecedor quanto para o cliente. O que também faz dessa modalidade de negócio, algo inviável!

Uma observação importante a se fazer é que, trabalhar com Dropshipping no Mercado Livre com fornecedores internacionais não é uma boa ideia. Afinal, os prazos de entrega podem não corresponder às exigências da plataforma.

Portanto, antes de começar a anunciar no ML, certifique-se de que seu fornecedor é responsável e se adeque as normas de conduta do site.

Quer aprender um pouco mais sobre como Empreender pela internet? Acesse o site do Instituto Desenvolve T.I e tenha acesso ao Plano 15 dias Grátis!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.