Marketing Digital

Extensão do Ubersuggest: Como Usar Corretamente

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 14, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

A extensão do Ubersuggest é uma excelente ferramenta para quem quer dominar o SEO. Isso porque, por meio dela você consegue identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio digital.

O “pai do SEO”, Neil Patel, ao longo de 25 anos, desenvolveu inúmeras ferramentas para a otimização de conteúdos para os mecanismos de buscas. Nesse sentido, criou um site completo que ajuda milhares de usuários a melhorar suas técnicas de SEO para posicionar seus sites e blogs dentre as primeiras páginas do Google.

No entanto, ele ainda não estava satisfeito e para garantir que sua audiência pudesse extrair o que há de melhor em suas ferramentas, resolveu criar a extensão do Ubersuggest. 

Salve para ler depois: “Como saber as palavras-chave mais procuradas no Google?

O que é o Ubersuggest?

Em linhas gerais, o Ubersuggest é uma ferramenta “gratuita” que possibilita aos usuários da internet identificar e copiar, as melhores palavras-chave para o seu negócio digital.

Em outras palavras, por meio desse recurso, você consegue descobrir diversas ideias de palavras-chave para criar conteúdos originais e assim, melhorar o posicionamento de suas páginas na internet.

Muitos criadores de conteúdos utilizam dessa ferramenta para “espiar” os concorrentes e, finalmente, conseguir descobrir quais são as keywords usadas em seus textos, imagens e vídeos.

Lembrando que as keywords são os termos de pesquisas que usamos no Google, por exemplo, quando desejamos encontrar um conteúdo relacionado. Sobretudo, quando precisamos encontrar um produto ou queremos tirar uma dúvida pertinente.

Principais Recursos da Ferramenta

Para falar a verdade, existem diversos recursos “secretos” dentro da ferramenta, e só depois de estudá-la muito, você conseguirá identificar todos eles. Mas, de modo geral, os principais recursos do Ubersuggest, são:

  • Obter uma visão geral da palavra-chave – Nessa etapa, você consegue descobrir o volume de buscas/mês; o interesse pela keyword ao longo de todo o ano e; a estimativa de custo de cada palavra-chave (para quem for fazer campanhas com links patrocinados);
  • Conseguir sugestões de palavras-chave – Aqui, a ferramenta mostra diferentes opções relacionadas ao termo pesquisado. Desse modo, você pode comparar os termos e escolher aquele que tem uma concorrência menos acirrada;
  • Nível de dificuldade da palavra-chave – O nível de dificuldade se refere ao “grau” de dificuldade que você terá para ranquear sua palavra-chave nos mecanismos de busca. Quanto mais alto for o nível, mais difícil será esse ranqueamento e vice-versa;
  • Análise de SERP – Por fim, temos a análise detalhada de tudo o que seus concorrentes que estão no topo do Google estão fazendo para se manter nas primeiras posições.

Você também vai gostar de saber: “Tráfego Orgânico e Tráfego Pago: Qual a Diferença entre os dois?

Como usar a Extensão do Ubersuggest corretamente?

Antes de tudo, você precisará instalar a extensão em seu navegador (clique nesse link para instalar em seu PC). Mas ele precisa ser o Chrome, afinal, a extensão Ubersuggest funciona apenas nesse navegador.

Depois de ter instalado, basta acessar o Google para verificar que algo mudou!

Na barra de pesquisa e na barra lateral direita, aparecerão dados relacionados a pesquisa que você fez. Exemplo:

extensão ubersuggest

Perceba que não existem segredos. Assim que você instala a extensão, ela automaticamente começa a te enviar informações a respeito dos termos pesquisados por você.

Além de oferecer dados relevantes na página principal do Google, ela também oferece dados na página principal do Youtube. Olha só:

Bom, então até aqui não existem mistérios! Tudo o que você precisa fazer é instalar a extensão e começar a desfrutar de seus benefícios, certo?

Errado!

É preciso compreender todas as informações que ela apresenta, pois, somente dessa forma você conseguirá se dar bem no Marketing Digital. Dito isso, vamos entender um pouco mais sobre os recursos da ferramenta:

Visão geral de palavras-chave

Nessa parte você terá acesso ao volume mensal de busca. Ou seja, qual a quantidade de usuários buscando por aquela palavra-chave específica.

Geralmente, a ferramenta apresenta um volume estimado, pois, é difícil precisar com exatidão o número de pessoas que pesquisa por um mesmo termo. Sobretudo, porque muitas pessoas usam sinônimos em suas pesquisas.

Mas, a ferramenta é inteligente e, consegue identificar os termos relacionados (que são os termos que aparecem abaixo da sua palavra-chave principal.

Nesse sentido, se ao procurar uma palavra-chave, você perceber que a concorrência está alta, ou seja, muitas pessoas estão buscando por ela e, existem muitos concorrentes usando ela para serem encontrados, a melhor coisa a se fazer é usar uma palavra-chave relacionada, pois a concorrência será menor e suas chances de ranqueamento serão maiores!

CPC médio

Essa informação diz respeito ao custo médio por clique. Ela é importante, pois, quando você quiser fazer um anúncio pago relacionado a sua palavra-chave, saberá qual será o valor médio a se pagar sempre que alguém clicar em seu anúncio.

A grande maioria dos afiliados, usa essa informação para ter uma base do quanto irão pagar por campanha. Portanto, se você é um afiliado, instale a extensão agora mesmo e comece suas pesquisas!

SD

O “SD” se refere à dificuldade da palavra-chave em termos de SEO.

É por meio dessa métrica que você conseguirá descobrir se o nível de dificuldade está alto ou baixo.

Quanto mais próximo de 100 o SD estiver, mais difícil será ranquear para essa palavra-chave. Mas, o contrário também é válido. Portanto, quanto menor o SD for, mais fácil será conseguir deixar suas páginas em primeiro lugar do Google.

País e idioma

Você já deve ter notado que uma bandeira aparece dentro do painel da ferramenta. Ela representa o país e o idioma que sua busca será atribuída.

Sempre que for buscar um termo em português altere a bandeirinha para a do Brasil. Do contrário, os dados apresentados na extensão do Ubersuggets serão imprecisos, pois, ela mostrará os resultados de outro país (geralmente, dos Estados Unidos).

Agora que você já sabe como usar corretamente a extensão do Ubersuggest, quero te convidar a fazer parte da minha lista de e-mails. Para isso, basta inserir seu e-mail aqui embaixo.

Regularmente, envio conteúdos inéditos e incríveis para meus alunos que fazem parte do meu banco de e-mails. A ideia é te auxiliar ainda mais, pois, meu objetivo é te ajudar a faturar muito dinheiro com Marketing Digital. 

Aproveite essa oportunidade! É GRÁTIS!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Extensão do Ubersuggest: Como Usar Corretamente”

Youtube SEO: Como fazer corretamente

[…] Marketing Digital […]