Infográficos Canva: Como Criar Gratuitamente

Carreira Profissional

Infográficos Canva: Como Criar Gratuitamente

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em fevereiro 11, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Aprenda como criar Infográficos Canva gratuitos e supere seus concorrentes, oferecendo um conteúdo exclusivo e de qualidade.

Para quem trabalha na internet é fundamental saber o quê oferecer para sua audiência, visto que, é preciso estar sempre um passo à frente dos concorrentes.

Nesse hiato, vale a pena se aventurar em diversos formatos de conteúdo, pois assim você consegue alcançar diferentes tipos de público, o que por sua vez, é essencial para quem deseja aumentar sua taxa de engajamento na internet.

Você também vai gostar de saber: “Baixar Músicas Grátis para Youtube

O que é um Infográfico?

Antes de tudo, você precisa saber o que é um infográfico.

Em síntese, o infográfico é um tipo de representação visual que possui diversos elementos, como figuras e textos, por exemplo.

Há quem ouse um pouco mais e, crie infográficos com pequenos vídeos e gifs. Mas, no geral, o infográfico é formado por textos e imagens.

O intuito de usar um infográfico está na possibilidade de estimular o usuário que terá contato com esse conteúdo, de modo que seu cérebro seja totalmente atraído por ele.

Isso porque, quando você une textos e elementos visuais consegue estimular tanto o lado direito do cérebro (responsável pela interpretação de figuras), quanto o lado esquerdo (responsável pela escrita e pelo raciocínio lógico).

Sendo assim, é mais fácil reter a atenção do usuário, a fim de tornar sua experiência mais agradável e; seu conteúdo mais fácil de ser absorvido.

infográficos canva

Dúvidas Comuns sobre os Infográficos Canva

Em primeiro lugar, você precisa saber como o seu infográfico deve ser apresentado ao usuário que acompanha seu conteúdo.

Resumidamente, seu infográfico precisa ter:

  • Dados verdadeiros e relevantes;
  • Elementos visuais e gráficos de boa qualidade e em alta resolução;
  • Clareza nas ideias;
  • Uma narrativa interessante e envolvente;
  • Equilíbrio entre imagens e textos.

Qual o tamanho ideal de um infográfico?

Isso pode depender muito, sobretudo, da plataforma onde o infográfico será postado.

Mas, no geral, existem alguns padrões que podem ser seguidos como base:

  • Blogs – 663 x 2.000 pixels
  • Facebook – 1.200 x 628 pixels
  • LinkedIn – 1.104 x 736 pixels
  • Pinterest – 1.200 x 628 pixels

Salve para ler depois: “Como baixar vídeos do Pinterest

Tipos de Infográficos

Engana-se quem pensa que o infográfico é algo “engessado”. Na verdade, você pode criar diversos tipos de materiais, visando sempre a qualidade do conteúdo e a mensagem que será passada para seus seguidores.

No geral, existem 3 tipos de infográficos que podem ser usados para expressar uma ideia:

Infográficos Estáticos

Nesse caso você cria uma imagem estática para contar sua história.

Esse é o modelo mais comum, no entanto, é um dos mais complicados de se fazer. Isso porque, é preciso considerar todas as informações que devem estar presentes no infográfico.

Portanto, sempre que for criar uma imagem única (estática), se atente aos detalhes. Dessa forma, dificilmente o seu usuário ficará com dúvidas para absorver todo o conteúdo.

Infográficos Animados

Para quem gosta de animação e deseja publicar infográficos que se movimentam, o ideal é criar um infográfico animado.

Eles são criados em formato de vídeo, mas no geral, elementos em 3D dão vida as personagens que compõem a história que está sendo contada no infográfico.

Para criar um infográfico dessa forma no Canva, você só precisa substituir as imagens estáticas por vídeos ou gifs. E na hora de salvar, em vez de usar o formato PNG, salvar em MP4.

Infográficos Interativos

Por último, temos ainda a opção de criar infográficos interativos, que já requer um pouco mais de domínio dos recursos técnicos visuais.

Para criar um infográfico interativo é preciso conhecer técnicas de animação e programação. Pois, a ideia é fazer com que o usuário domine o infográfico, podendo escolher os movimentos que serão feitos, a partir de cliques sobre a imagem.

Como Criar Infográficos Canva Gratuitos?

Agora sim vamos direto para o tutorial:

Se Inscreva no Canva ou Acesse sua Conta

Para isso, clique aqui e siga as instruções do site.

Em seguida, vá até a barra de pesquisa e digite “infográfico”. Assim como está na imagem:

infográfico canva

Feito isso, clique em “infográficos” e escolha uma dentre todas as opções disponíveis:

infográfico canva

Após escolher o modelo ideal, clique nele e comece a alterar o design. Nessa etapa, inclua informações relevantes sobre o assunto que irá abordar, bem como, imagens que sejam condizentes com o tema em questão.

Você pode usar todos os recursos disponíveis do Canva. Eles ficam na barra lateral à esquerda:

infográfico canva

Por fim, quando o seu infográfico estiver pronto é hora de salvá-lo!

Para salvar um design do Canva, clique na setinha para baixo, em seguida altere o formato para PNG e por fim, clique em download. Exatamente como está na imagem abaixo:

infográfico canva

Agora que você já tem um modelo pronto, basta escolher onde irá publicá-lo!

Benefícios de Criar um Infográfico no Canva

Mas, quais os verdadeiros benefícios em criar infográficos Canva?

Creio que a maior vantagem de todas está no fato de ser gratuito! Nesse sentido, existem diversos modelos que podem ser usados gratuitamente, assim como, você pode usar imagens e elementos disponíveis na plataforma.

Além disso, o Canva possui um editor bastante intuitivo, onde com poucos clique é possível criar imagens incríveis rapidamente. Em suma, basta arrastar e soltar, para incluir e excluir elementos do design.

Outro aspecto que deve ser considerado é a qualidade das imagens disponíveis no Canva. Sem dúvidas, o banco de dados é um verdadeiro acervo visual.

Para se ter uma ideia da dimensão da plataforma, existem mais de 2 milhões de fotos, ilustrações e ícones gratuitos que podem ser usados pelos usuários do Canva.

Obviamente que, muitos recursos são pagos e para usá-los você precisa ser premium. No entanto, é totalmente possível criar artes incríveis com os recursos gratuitos do site.

Podemos ainda incluir o fato do Canva ter um aplicativo totalmente funcional. Onde os usuários podem criar imagens do absoluto zero em poucos minutos.

Portanto, vale muito a pena usar os infográficos Canva em seu negócio!

Quer receber mais dicas como essas? Se inscreva em nosso banco de e-mails. Basta inserir seu nome e e-mail aqui embaixo e pronto!

Te vejo em breve!

Abraços e sucesso!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.