Marketing de Afiliados

Como divulgar o link de afiliado no Instagram?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 14, 2021

Aprenda como divulgar o link de afiliado no Instagram da forma correta. Afinal, essa é a plataforma que mais cresce no Brasil e no mundo. E todo empreendedor digital precisa saber como usá-la corretamente.

O mercado de afiliado vive em ascensão. Isto é, anualmente, milhares de pessoas começaram a trabalham pela internet como afiliado e assim, conseguiram alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Eu mesmo, sou um exemplo vivo disso!

Quando comecei a trabalhar com o mercado de afiliados, tudo aqui era mato! rsrs

Muitas plataformas ainda nem existiam e, na época, para conseguir se dar bem, era preciso buscar informação internacional. No Brasil, pouca gente conhecia o funcionamento e as estratégias de Marketing Digital que todos conhecemos hoje. Além disso, antigamente, era preciso pagar caro para obter informações relevantes.

No entanto, hoje em dia, você pode acessar meu blog, meu canal no Youtube, e muitos outros canais, para obter informação valiosa e relevante sobre o tema.

Daí, o motivo de muita gente ter conhecido o mercado de afiliados e ter investido nele.

O problema é que sempre alguém diz: “O Marketing de Afiliados está saturado! Não tem mais espaço para ninguém!”

MENTIRA! Todos os dias surgem novos produtos e, mesmo que não surja, existem muitas pessoas que estão buscando por produtos que ainda não tem! Portanto, esse é um ramo que nunca estará saturado! Vai por mim!

Você também vai gostar de saber: “Recuperação de Vendas Perdidas: Como Funciona?

Como divulgar o link de afiliado no Instagram

Antes de tudo, Defina seu Tipo de Perfil no Instagram

Em primeiro lugar, você precisa definir qual será o tipo de perfil que você criará no Instagram.

Existem, basicamente, 3 tipos de perfis:

  1. Nichado – Nesse caso, você pode criar um perfil voltado para o seu nicho específico. Por exemplo, se você trabalha com produtos do nicho de emagrecimento, pode criar um perfil relacionado a isso. Sua imagem de perfil, bem como suas publicações deverão ser relacionadas ao nicho. Assim como, seu nome de usuário e descrição na bio.
  2. Perfil de autoridade – Em segundo lugar, temos o perfil de autoridade. Nesse caso, você deverá criar um perfil que se posicione como sendo referência no seu segmento. Temos o perfil do Alex Vargas, por exemplo, o criador do Fórmula Negócio Online. Ele é autoridade no Marketing Digital e, por isso, publica conteúdos que educam e ensinam sua audiência sobre o tema. Nesse hiato, usa-se o Marketing Pessoal para gerar autoridade para sua marca.
  3. Pessoal – Por fim, temos o perfil pessoal, onde através de um perfil bem engajado você consegue promover produtos e serviços para sua audiência. Nessa terceira opção, é preciso ter um perfil grande, com pelo menos 10 mil seguidores. Pois assim, fica mais fácil inserir links nos stories para enviar direto para o produto que você quer vender. Mas também existem outras formas de usar um perfil pessoal a seu favor. Como por exemplo, contratando influencers digitais para divulgar seus links por você.

Como divulgar o link de afiliado no Instagram?

Agora vamos ao passo a passo de como divulgar seu link de afiliado no Instagram. Anote aí:

Divulgando o link na bio ou biografia

Obviamente que, essa é a forma mais rápida e fácil de fazer essa divulgação. A famosas “bio do Instagram” fica no topo do seu perfil, juntamente com as demais informações sobre você.

Existem duas maneiras de divulgar links de afiliados na bio do Instagram:

  • Usando apenas um link – Você pode colocar seu link diretamente na biografia;
  • Através de um agregador de links – Existem muitos agregadores, como por exemplo, o Linktree. Nele, você pode criar uma página personalizada para inserir diversos links de uma só vez. Depois, basta pegar o link dessa página criada e inseri-lo na biografia do Instagram.

Para adicionar um link a biografia, vá até seu perfil, depois clique em editar e insira o like na parte do “site”.

Adicionando o link de afiliado no Stories

Existe também essa possibilidade. Todavia, para tal, será preciso ter mais de 10 mil seguidores no perfil. Se você tem mais de 10 mil seguidores, poderá incluir links em stories relacionados aos produtos que você vende como afiliado.

E, caso você ainda não tenha essa quantia de seguidores, a minha sugestão é que você trabalhe boas estratégias de captação de seguidores. Você pode ler esse meu outro artigo, onde explico Como Conseguir Seguidores Reais no Instagram.

Mas se você já tem mais de 10 mil seguidores, faça o seguinte:

  1. Acesse sua conta no Instagram pelo celular e clique no ícone de adicionar story;
  2. Ao selecionar a foto ou vídeo que deseja adicionar, clique sobre o ícone 🔗;
  3. Depois, clique na opção link da Web e inserir seu link de afiliado(a).

Depois que sua publicação estiver pronta, um botão de “Saiba mais” aparecerá para as pessoas que te seguem. Ao clicar nele, ocorrerá o famoso “arrasta para cima” e assim, todos serão direcionados para a página do produto que você divulga.

Como divulgar o link de afiliado no Instagram através de Anúncios Pagos

Sabemos que também existe a opção de divulgar links de afiliados através de anúncios pagos.

Para isso, você deverá acessar o Facebook Ads. Na verdade, o Gerenciador de Anúncios do Facebook, e por lá, criar seus anúncios para o Instagram.

Leia também: “Gerenciador de Anúncios Facebook Onde Fica?

Nessa última opção, você precisa se atentar as políticas de divulgação do Facebook, visto que, elas são bem mais rigorosas do que as do Google Ads, por exemplo. E dependendo da sua copy, o seu anúncio pode ser banido e sua conta no Facebook Ads, pode ser excluída.

Mas, se você fizer tudo certo, saiba que os resultados serão extraordinários. Pois, os anúncios no Instagram possuem um ótimo alcance, o que por sua vez, potencializa as chances de vendas e aumentam as comissões dos afiliados.

Gostou desse conteúdo? Quer aprender MUITO MAIS SOBRE MARKETING DE AFILIADOS? Então, INSCREVA-SE NO MEU CANAL DO YOUTUBE!

Semanalmente, publico vídeos inéditos com conteúdos completos sobre Marketing Digital e o Mercado de Afiliados. Existem videoaulas para quem NUNCA VENDEU como afiliado e deseja fazer sua primeira venda, bem como existem aulas para quem deseja aprender como faturar seu PRIMEIRO MILHÃO sendo afiliado.

Espero você lá!

Abraços e sucesso!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.