Marketing Digital

Live commerce: Entenda como isso Funciona

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 14, 2021
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Você já ouviu falar do termo Live commerce? Embora esse nome seja pouco difundido no Brasil, muitos empreendedores já estão utilizando em seus negócios. Saiba mais!

Não há como negar que o formato de conteúdos em vídeo é um dos mais consumidos em todo mundo. E, não é a toa que milhares de pessoas estão focadas em criar seus canais no Youtube para começar a fazer dinheiro dentro da plataforma.

Acontece que um negócio não vive só de Youtube e, é totalmente possível ganhar dinheiro fazendo transmissões ao vivo, oferecendo produtos físicos e digitais. Para esse tipo de divulgação, damos o nome de Live commerce.

Para se ter uma ideia do imenso potencial das lives, de acordo com uma pesquisa realizada pela Google, 71% dos brasileiros que possuem acesso à internet, assistiram, pelo menos, uma live em 2020 e outros 38% assistiram 6 ou mais.

Quando unimos esses dados, ao fato de que no ano passado (2020) as compras pela internet ultrapassaram R$41 bilhões, percebemos o quão positivo pode ser, vender produtos através de transmissões ao vivo.

Em resumo, as Live Commerce ou Live Shops, como também são chamadas, são excelentes para quem tem um negócio físico ou digital e, pretende expandir ainda mais seus horizontes.

Você também vai gostar de saber: “Como Fazer suas Primeiras Vendas pelo Instagram?

https://www.youtube.com/watch?v=J9S51O1Y3v0

O que é Live commerce?

Antes de tudo, você precisa compreender que a Live commerce é um tipo de estratégia de marketing digital. Portanto, assim como as demais estratégias, ela precisa ser bem elaborada e não deve ser feita por impulso.

Em outras palavras, por meio das transmissões de vídeo ao vivo você pode divulgar e vender os seus produtos ou serviços. No entanto, essa prática precisa ser aplicada com clareza, do contrário, muitos clientes podem não compreender a finalidade da transmissão, o que por sua vez, surtirá o efeito contrário.

Quando você decide fazer uma live precisa apresentar um produto, expondo suas características e benefícios. Mas, também precisa deixar que seu público interaja com você. Isso significa que é preciso abrir espaço para perguntas e respostas, onde durante a transmissão, você esclarece dúvidas da audiência.

Quando essa troca é inexistente, ou seja, quando só você fala sem deixar que o público interaja com você, a transmissão pode se tornar um fracasso, o que por sua vez, coloca em risco a sua reputação e por consequência, o sucesso das vendas do produto.

Ao optar por criar uma Live commerce, pense nela como uma junção de entretenimento e oferta de compra. Dessa forma, você estreitará seu relacionamento com os clientes e ainda, entregará um conteúdo de valor para sua audiência, podendo converter usuários em clientes.

Vantagens de Fazer uma Live commerce

Agora vamos conhecer os principais benefícios de fazer uma Live commerce para o seu negócio:

Aumento no Engajamento

Ao estreitar os laços com sua audiência, você melhora o engajamento do seu perfil na internet, seja no Youtube ou no Instagram, por exemplo.

As transmissões ao vivo tem esse poder de atrair e criar uma audiência para um novo negócio. Assim como, consegue melhorar o relacionamento entre marcas e consumidores.

Acredito que atualmente, as lives são a melhor forma de engajar um perfil para potencializar as vendas de um negócio na internet.

Influenciar a Decisão de Compra dos Clientes

Você já percebeu que quando uma empresa paga para um influenciador digital promover uma marca ou um produto, as vendas desses produto crescem, absurdamente?

Isso acontece porque, geralmente, eles possuem uma conexão com seu público fiel e, dessa forma, conseguem influenciar o poder de compra deles.

Quando você cria uma Live commerce consegue surtir esse mesmo efeito. Lembrando de sempre usar gatilhos mentais em suas transmissões, ok? Para eliminar suas dúvidas sobre gatilhos mentais, leia esse artigo.

Aumento nas Vendas Pela Internet

Se você tem um negócio físico saiba que a transmissão ao vivo pode ser perfeita para alavancar suas vendas, principalmente em tempos de pandemia, onde muitos negócios estão de portas fechadas.

Pense nessa estratégia como sendo uma aliada. Afinal, ela é perfeita para tirar o seu empreendimento do sufoco (se esse for o caso).

Lembre-se de oferecer condições especiais para seus clientes e, interaja com eles como se estivessem dentro da sua loja. Converse “cara a cara”, com respeito, objetividade e transmitindo total confiança.

Dicas para Criar uma Live commerce Perfeita

Talvez você esteja pensando “Ok Bruno, eu já entendi que as lives podem ajudar o meu negócio. Mas como criar uma transmissão ao vivo que dê certo e realmente funcione?”.

Calma, que eu vou te ajudar! Anote aí algumas dicas importantes:

Saiba Exatamente Quem te Segue nas Redes Sociais

Em primeiro lugar, você sabe quem é sua audiência nas redes?

Talvez você saiba quem é seu público-alvo, isto é, quem são as pessoas que compram de você. Mas, essas mesmas pessoas são aquelas que te seguem na internet?

Exemplo: Você tem uma loja de brinquedos e, nesse sentido, as pessoas que compram os brinquedos têm filhos. Mas, e se quem te segue nas redes sociais são as crianças e não os pais? O que fazer?

Perceba que ao conhecer seus seguidores, você consegue traçar uma estratégia mais assertiva para não errar na hora de criar as lives commerce.

No exemplo que citei, para conseguir alcançar seu público-alvo (os pais), você teria que criar mecanismos para que as crianças informassem aos pais que, em tal dia e horário, a sua loja estaria ao vivo no Instagram, por exemplo.

O mesmo vale para qualquer outro nicho, como o dia das mães, por exemplo. Onde os filhos teriam que encontrar sua live para decidir comprar ou não, um presente para as mães. E assim por diante.

Para descobrir quem te segue nas redes sociais, comece a criar enquetes com perguntas e respostas. Assim, você se aproxima das pessoas e começa a conhecer quem são.

Escolha a Melhor Plataforma para o Seu Negócio

Outra dica relevante é que você precisa escolher uma plataforma que seja integrada. Ou seja, uma plataforma que te permita inserir links de compra durante a transmissão.

Lembre-se que o objetivo das transmissões ao vivo é atrair compradores para o seu produto ou serviço. Por isso, é muito importante que você crie lives em uma plataforma que te permita inserir links de compra.

Caso você opte por usar uma plataforma que não tem essa opção, como o Youtube por exemplo, coloque seus links de compras na descrição do vídeo e no chat.

Agora que você já sabe o que é Live commerce e sabe como funciona, compartilhe esse conteúdo com seus amigos empreendedores.

Um abraço e até a próxima!

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o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

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