Confira as principais estratégias de Marketing Digital para Iniciantes 2021 e entenda quais os tipos de marketing online você pode aderir em seu negócio.
Em primeiro lugar, quero lhe dar os parabéns!
Pois, o primeiro passo para ingressar na área de Marketing Digital, você já deu. Afinal, buscar por conhecimento é uma estratégia básica e necessária para todos que desejam adquirir habilidades em um novo negócio.
E por você ter me dado seu voto de confiança nessa jornada, quero te ensinar tudo o que eu aprendi para faturar mais de 8 milhões de reais apenas trabalhando pela internet. Confira!
O que é Marketing Digital?
Antes de tudo, vamos entender melhor o que significa o termo “Marketing Digital”.
Em síntese, marketing digital é uma estratégia online que visa atrair e reter uma audiência para empresas, marcas e empreendedores digitais.
Nesse sentido, para trabalhar com esse modelo de negócios você precisa conhecer algumas ferramentas essenciais que te ajudarão a dominar os mecanismos de buscas da internet. Como por exemplo, o Google e o Bing.
Além disso, podemos dizer que quem trabalhar com Marketing Digital é o profissional capaz de mensurar dados e analisar a concorrência. De modo geral, você precisa ter um cérebro analítico, para conseguir se infiltrar em meio a concorrência e, por meio de insights, consegui extrair boas oportunidades de negócios.
Mas calma! Tudo isso pode ser adquirido e você não precisa se desesperar achando que não leva jeito para tal.
Qual a Importância do Marketing Digital?
Com o advento da pandemia, o que já era importante ficou ainda maior!
Só para termos uma ideia da dimensão do Marketing Digital em nossas vidas, dá uma olhada nos dados coletados por uma pesquisa do IBGE divulgado na Agência Brasil. Olha o que o estudo revelou no ano passado:
- 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet, representando um gigantesco mercado de 134 milhões de usuários
- 90% deles relataram acessar a internet todos os dias
- 92% utilizam serviços de mensagens, como WhatsApp, Skype e Facebook
- 39% relataram que realizam compras por comércio eletrônico.
Diante desses números, já podemos compreender como foi possível adotar novos hábitos em nosso dia a dia. Sobretudo, no que se refere ao uso da internet dentro de casa.
Atualmente, qualquer compra, incluindo àquelas do supermercado, são feitas via celular ou computador. Por isso, trabalhar pela internet é uma “obrigação” para quem deseja se manter no mercado de trabalho pelos próximos anos.
Você também vai gostar de saber: “Qual é a Estrutura Básica para Vender como Afiliado (Domínio + Hospedagem)“
Tipos de Marketing Digital
Você sabia que existe mais de um tipo de Marketing Digital? E eu não estou falando sobre a ramificação dos modelos de negócios dessa área, como por exemplo, o Marketing de Afiliados ou o Dropshipping.
O que eu estou dizendo é que existem muitas possibilidades a serem exploradas dentro da internet, sendo que, cada uma delas possui uma demanda específica e, por isso, você precisa conhecer os principais canais de comunicação que tornam o Marketing Digital possível.
Podemos dizer que existem 3 “tipos” de Marketing Digital que podem ser usados em uma estratégia de vendas online. São eles:
Orgânico
O primeiro deles é o Marketing Digital Orgânico. Como você já deve imaginar, ele trata-se das buscas realizadas no Google ou em outros mecanismos de buscas, que fazem com que muitos usuários acesses uma página, site ou vídeo, por meio do tráfego orgânico. Ou seja, sem que seja necessário pagar anúncios para que isso aconteça.
Para conseguir trabalhar através desse tipo de marketing, você precisa dominar as estratégias de SEO. Por meio das técnicas de SEO é possível impulsionar páginas de blogs, sites e até mesmo, vídeos do Youtube, a fim de viralizar seu conteúdo na internet.
Quanto mais pessoas vieram organicamente para suas páginas, mais vendas você fará ao longo dos anos.
A grande vantagem desse tipo de marketing é que ele é atemporal, ou seja, não tem prazo de validade e vai durar pelo tempo que você deixar suas páginas no ar.
Pago
Já o Marketing Digital Pago é aquele que utiliza de links patrocinados para obter resultados expressivos nas vendas online.
Por exemplo, você pode criar anúncios pagos no Google Ads ou no Facebook Ads para vender um produto ou serviço. Bem como para divulgar sua empresa ou marca.
A vantagem desse tipo de Marketing está na rapidez de resultados. No entanto, essa estratégia é vulnerável e depende de uma série de fatores. Dentre eles, o orçamento disponível para cada campanha etc.
Você vai gostar de saber: “O que é uma Conta de Anúncios e como Criar uma?“
Social
Por fim, temos o Marketing Digital Social, que como o próprio nome sugere, é aquele feito dentro das redes sociais.
Nesse caso, podemos trabalhar com:
- Youtube
- Entre outras.
O WhatsApp também pode entrar nessa categoria, afinal, atualmente é possível criar uma vitrine de produtos dentro do WhatsApp Business. Portanto, os resultados podem ser excelentes se você souber aplicar as dicas que te darei, a seguir! Confira!
Estratégias de Marketing Digital para Iniciantes 2021
Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de Marketing Digital existentes no mercado, vamos conferir algumas dicas que te ajudarão a se dar bem nesse mercado:
#1 – Estude o Mercado
Antes de definir se você vai trabalhar como afiliado ou produtor. Antes de criar sua própria loja online, conheça o mercado.
Identifique as necessidades do mercado, pois, dessa forma será possível saber exatamente o que as pessoas estão procurando e como ajudá-las com esse problema.
Essa “identificação” é feita por meio de pesquisas online mesmo. Você pode pesquisar por notícias, novidades tecnológicas, assuntos do momento etc.
Com esses dados em mãos, será mais fácil escolher seu nicho de mercado.
#2 – Escolha Apenas 1 Nicho de Mercado
Se você está trabalhando como afiliado, EU SEI que dá vontade de divulgar produtos de diferentes nichos. MAS o meu conselho para você é: COMECE COM APENAS 1 NICHO.
Você até pode divulgar mais de um produto, mas que faça parte de um mesmo segmento. Dessa forma, será mais fácil produzir um conteúdo voltado para uma única audiência.
Além disso, você conseguirá focar em um público específico, tornando suas estratégias de vendas mais assertivas e com melhores resultados!
#3 – Trace Metas
Quando eu falo em metas eu quero dizer: tenha objetivos bem definidos.
Isso é importante, porque do contrário, ficará fácil desistir no meio do caminho.
Sendo assim, crie uma meta de curto prazo. Por exemplo: “Quero ganhar R$1000 nos meus primeiros 3 meses de Marketing Digital”.
Parece pouco? Sim! Mas é um começo!
A cada nova conquista, aumente suas metas e deixe-as mais agressivas! Uma hora você conquistará tudo aquilo que deseja, MAS JAMAIS DESISTA!
#4 – Produza MUITO conteúdo
Eu sei que tem gente por aí dizendo que o conteúdo não é algo importante no Marketing Digital, mas olha… isso é BALELA!
As pessoas que dizem isso, são as mesmas pessoas que estão produzindo conteúdo para te atrair para essa ideia.
Percebeu a incoerência?
Assim que você definir o seu nicho e saber exatamente quem é seu público-alvo, arregace as mangas e comece a produzir conteúdo.
Crie um blog, crie perfis nas redes sociais (não precisa ser em todas, apenas naquelas em que seu público está), faça vídeos para o Youtube etc. Você não precisa fazer tudo de uma vez, mas faça um pouquinho de cada.
Através de um bom conteúdo você vai atrair pessoas para o seu negócio e assim, vai conseguir aumentar suas vendas!
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Te vejo lá!
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