Vídeo Marketing

Como Monetizar Youtube Sendo Afiliado?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 15, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Neste post veremos como monetizar Youtube, que é de longe uma das redes sociais mais poderosas que existe.

Poucos percebem o verdadeiro potencial desta plataforma e o que você pode conseguir com vídeos hoje é extraordinário, sendo que essa tendência só vai crescer nos próximos anos.

Fazer vídeos agora é muito mais imediato e acessível. Existem muitas histórias de sucesso no Youtube e a sua pode ser a próxima, não é mesmo?

Se você deseja fazer vídeos profissionais, recomendo fortemente que invista nesse canal!

Como Monetizar Youtube Sendo Afiliado?

Aprenda Como Monetizar Youtube Sendo Afiliado

Em primeiro lugar, depois de atingir 4.000 horas de visualizações e 1.000 inscritos, você pode enviar a solicitação de monetização para seu canal.

Nesse ponto, o Youtube começará a exibir anúncios em seus vídeos e, portanto, pagará a você uma quantia por cada visualização.

Muitos acreditam que a monetização do canal é a única forma de lucrar com o YouTube. Logo, todos querem saber como fazer isso e quanto dinheiro pode ser feito dessa forma.

Embora a monetização tenha desempenhado um papel importante no passado, hoje representa uma parcela pequena do potencial de ganhos no YouTube, exceto para grandes canais.

Os valores para cada visualização são variáveis. Dependem, por exemplo, do nicho e de como os usuários interagem.

Em geral, você poderá ganhar muito mais usando outros métodos de monetização em vez de apenas usar o Adsense.

Marketing de Afiliados

Em segundo lugar, fazer marketing de afiliados significa vender produtos de outras pessoas e receber uma comissão por cada venda.

Hoje em dia, quase todo e-commerce, plataformas online ou marketplaces utilizam programa de afiliados.

Então, se houver algum produto que você queira promover, basta acessar o site em questão e se tornar afiliado. Uma vez registrado, você receberá um link para promover.

No Youtube, você colocará o link na descrição. Então, você pode fazer vídeos com uma avaliação convincente do produto que deseja vender.

Pode ser, por exemplo, um tutorial, que explique como o produto funciona. Além disso, dependendo do seu nicho, você pode usar o produto durante o vídeo, como um produto para o rosto, por exemplo.

E, também, você pode utilizar uma estratégia de marketing de conteúdo para produzir vídeos de interesse da sua audiência. Com o tempo, seu público vai confiar em você e vai querer comprar com a sua indicação.

Quando o número de seguidores aumentar, o número de vendas também aumentará.

E, para ter tráfego no Youtube, você precisa utilizar técnicas de SEO e otimizar vídeos para se classificarem entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Além disso, uma dica extra é fazer também uma thumbnail atrativa e caprichar na copy.

Colaboração com Marcas

Em terceiro lugar, se você conseguir se tornar bastante popular no Youtube com o tempo, pode ser contatado por marcas para colaborações, ou empresas mais ou menos conhecidas que lhe pagarão pelo serviço.

Essas marcas buscam influenciadores e é uma prática cada vez mais comum entre empresas que estão constantemente em busca de autoridade em determinados nichos.

Como funciona? Basicamente, alguém entrará em contato com você para fazer uma oferta de colaboração, com sugestão de valores.

Os tipos de colaboração são inúmeros, mas geralmente os mais conhecidos são, por exemplo: para promover determinados produtos ou serviços, para fazer análises positivas dos mesmos, para usá-los em seus vídeos, entre outros.

Em troca desses serviços, você pode receber diferentes tipos de compensações, como dinheiro, desconto para produtos, viagens e estadias pagas, este último sendo comum em canais de turismo.

Quanto mais você se tornar conhecido e autoridade em um determinado setor, mais possibilidades surgem de colaborações com marcas.

O que postar para monetizar Youtube?

Se você quer começar e não tem ideia do que seu canal pode oferecer, pare e pense no que você mais gosta e no que é ou em que deseja ser autoridade.

Talvez você viaje frequentemente e nunca perde a oportunidade de filmar suas aventuras. Ou, por exemplo, você é bom na cozinha e criou muitas receitas saborosas e leves.

Ainda, você é um especialista em jardinagem, computadores ou em idiomas… Enfim, você deve se concentrar no que faz bem.

Depois de identificar o assunto, use as ferramentas do Google para entender quais são as tendências.

Faça algumas pesquisas no Google Trends ou aproveite as sugestões do YouTube. Em relação a este último, se quiser, por exemplo, falar sobre videogames, você pode digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa do YouTube que as palavras-chaves mais pesquisadas aparecerão logo abaixo.

Essa é uma das melhores maneiras de descobrir o que postar para monetizar o Youtube, pois, dessa forma, e com SEO, você conseguirá tráfego para o seu canal.

Como divulgar seus vídeos do Youtube

O que fazer agora? Você precisa divulgar o vídeo em outras plataformas sociais, para ampliar seu alcance. De nada adianta produzir um vídeo se ninguém vai assistir, certo?

No começo, se ainda não estiver muito familiarizado com SEO, essa divulgação é muito importante para trazer mais tráfego para o seu canal e monetizá-lo.

Portanto, utilize grupos do Facebook ou o perfil no Instagram para divulgar o seu canal. E quanto ao Twitter? Sim, procure aproveitar todos os meios em que você possui um perfil para trazer visualizações ao seu conteúdo.

Digamos que você queira, por exemplo, anunciar um vídeo sobre alguma receita culinária. Por que não publicá-la em pedaços nos Stories do Instagram?

Além disso, você pode tentar promover o vídeo, ou o canal inteiro, por meio do link da bio.

Conclusão Sobre Como Monetizar Youtube

Vimos então como ganhar dinheiro com o canal do YouTube. Vale lembrar que no Youtube você precisa cuidar da própria imagem pessoal e do branding.

Ou seja, deixe claro quem você é, preencher todos os campos detalhadamente e não criar um canal vago e genérico. Procure ser específico.

Lembre-se também de planejar os conteúdos. Então, não pense que os assinantes se lembrarão de você se você postar apenas uma vez por mês.

Existem muitos youtubers e os usuários tendem a esquecer aqueles que não se destacam de alguma forma.

Portanto, recomendo que você planeje bastante conteúdo e programe-o para publicação e distribuição nas semanas seguintes.

Por fim, tenha paciência e foco, pois pode levar algum tempo até que seu canal comece a monetizar.

Aprecie o processo durante a sua jornada e você terá excelentes resultados!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.