Vídeo Marketing

Palavra-chave Youtube: Seu Vídeo no Topo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em fevereiro 3, 2021

Você sabia que dá para deixar seu vídeo no topo dos mais vistos usando apenas um truque? Chamado de “palavra-chave Youtube”, esse truque é bem simples e hoje vou te ensinar como fazer.

Engana-se quem pensa que postar vídeo no Youtube e fazer um canal crescer é uma “jogada de sorte”. Na verdade, ainda que alguns “sortudos” viralizem com um vídeo ou outro, o segredo do sucesso chama-se otimização de SEO e ter um bom conteúdo, é claro.

Seja como for, assim como acontece com os blogs, um canal no Youtube precisa de diversas otimizações para conseguir ter muitas visualizações e assim, consequentemente, ganhar mais inscritos.

Hoje quero te explicar o que o termo “palavra-chave Youtube” significa e; vou te mostrar como usá-lo corretamente para conseguir melhorar seu posicionamento dentro da plataforma de vídeos mais famosa do mundo.

Você também vai gostar de saber: “Hacks para Aumentar Views no Youtube

Por que Usar o Youtube para Promover um Negócio?

Mas antes de ir direto ao ponto, quero te dar bons motivos para usar o Youtube em uma estratégia de negócios, principalmente, se você trabalha pela internet como Afiliado, por exemplo.

O primeiro grande motivo para se trabalhar com Youtube (ou dentro dele) é que a cada 60 segundos, pelo menos 300 HORAS de vídeo é “upado”.

Sabe o que isso significa? Que o tempo todo tem gente publicando conteúdo na internet, inclusive seus concorrentes. Portanto, corra e faça o mesmo, caso ainda não tenha começado!

Além disso, existem muitos outros benefícios. Tais como:

  • O Youtube pode ser acessado por pelo menos 91 países;
  • Anualmente, a plataforma cresce cerca de 70% no que se refere as buscas por tutoriais e dicas;
  • Segundo os desenvolvedores, a média de visita dentro da plataforma é de 40 minutos;
  • Mais de 1 bilhão de horas são assistidas no Youtube, todos os dias!

Em resumo, se você vende algum produto ou serviço, precisa estar dentro da plataforma. Afinal, com certeza seu público-alvo é um telespectador assíduo do Youtube. E, em algum momento da vida, ele procurará por algum conteúdo relacionado àquilo que você comercializa.

Palavra-chave Youtube: Seu Vídeo no Topo

Como Deixar Seu Vídeo no Topo usando Palavra-chave Youtube

Vamos direto ao assunto para descobrir como usar Palavra-chave Youtube, a fim de garantir que seus vídeos fiquem sempre no topo.

#1 – Primeiro Passo: Faça a Pesquisa das Palavras-chave

Se você já utiliza blog em sua estratégia digital, deve saber que é preciso fazer uma pesquisa extensa de palavras-chave para conseguir descobrir o que sua audiência deseja encontrar na rede quando faz uma busca no Google.

Nesse sentido, antes de sair publicando um vídeo “de qualquer jeito”, analise as palavras-chaves relacionadas ao conteúdo do seu vídeo. Afinal, de nada adianta criar um vídeo que ninguém quer ver, certo?

Para encontrar as palavras-chave que mais tem a ver com seu vídeo, você pode usar algumas ferramentas gratuitas que são disponíveis na internet. Como por exemplo, o Ubersuggest, que disponibiliza diversos termos de pesquisas relacionados a um mesmo assunto.

No entanto, você pode usar o próprio Youtube para encontrar suas palavras-chave. Isso pode ser feito usando a caixa de pesquisa da plataforma.

Por exemplo, se o seu vídeo ensina como fazer bolo no pote, você pode digitar essa frase no Google e verificar todas as sugestões que ele te dá. A partir disso, é só salvar todas elas para usar nas tags do seu vídeo.

#2 – Segundo Passo: Defina Qual Palavra-chave será a Principal do Vídeo

Agora que você já tem uma lista de palavras-chave relacionadas ao assunto do seu vídeo, é hora de escolher apenas uma delas para ser o “carro-chefe” do seu conteúdo.

Isso é importante porque essa palavra-chave precisa estar no título, na descrição e nas tags do vídeo.

Para conseguir escolher uma boa palavra-chave principal, faça uma análise da concorrência. O ideal é escolher uma palavra-chave que não seja muito concorrida. Dessa forma, as chances de ter seu vídeo no topo serão maiores.

O próprio Ubersuggest dá uma estimativa da concorrência de cada termo de busca. Nesse hiato, escolha a palavra-chave que possui menos concorrência.

PS – Fuja de palavras-chave muito concorridas. Do contrário, seu vídeo ficará escondido entre os vídeos de maior autoridade dentro da plataforma.

#3 – Terceiro Passo: Lembre-se que as Tags são Palavras-chave

Se você é daqueles que publica um vídeo e esquece de preencher as tags, saiba que seu vídeo, dificilmente, irá viralizar.

Isso porque, as tags representam as palavras-chave do vídeo e, por isso, são fundamentais no processo de upload de um conteúdo novo.

Sempre que for publicar o vídeo, certifique-se de ter preenchido as tags e, se possível, use todos os 500 caracteres permitidos, a fim de garantir que o vídeo ficará bem posicionado.

As tags podem ser palavras soltas ou frases. O ideal é que você inclua tags que sejam variantes da sua palavra-chave principal (como já vimos no passo anterior).

Dicas Extras para Deixar seus Vídeos no Topo do Youtube

Agora que você já entendeu a importância e sabe como usar Palavra-chave Youtube, vamos conhecer alguns truques extras para que seu vídeo fique bem posicionado dentro da plataforma:

Crie Conteúdos que Chamem a Atenção do Usuário

No Youtube é preciso ter uma alta taxa de retenção para garantir que o vídeo será bem posicionado.

Isso significa que é necessário criar um conteúdo que prenda os telespectadores em frente ao monitor durante todo o vídeo (ou por boa parte deles).

O ideal é pesquisar bastante sobre o tema que irá falar e, depois criar um bom roteiro para gravar o vídeo de um jeito que mantenha as pessoas atentas ao que você está dizendo!

No geral, crie tutoriais e vídeos com dicas valiosas. Dessa forma, existe uma enorme chance de te assistirem até o final.

Compartilhe seu Vídeo nas Redes Sociais

Uma outra maneira de assegurar que seus vídeos serão vistos por muitas pessoas é através do compartilhamento em redes sociais.

Você precisa compartilhar o link do seu vídeo novo em todos os lugares possíveis, porém, sem fazer spam, ok?

Sendo assim, use o Facebook, WhatsApp, Pinterest e outras mídias, para interagir com as pessoas e levar mais gente para seus conteúdos.

Crie uma Thumbnail Atraente

A thumbnail é a capa do seu vídeo e ela deverá ser chamativa, com o intuito de fazer com que o usuário escolha clicar no seu vídeo, em vez de clicar no vídeo do concorrente.

Use imagens de pessoas com diversas expressões faciais, bem como use letras e cores que possam chamar a atenção de quem está rolando o feed em busca de respostas.

Bom, por hoje é isso! Gostou desse conteúdo e quer receber mais ideias sobre como fazer seu canal bombar no Youtube?

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Um abraço e até lá!

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