Palavra-chave Youtube: Seu Vídeo no Topo

Vídeo Marketing

Palavra-chave Youtube: Seu Vídeo no Topo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em fevereiro 3, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Você sabia que dá para deixar seu vídeo no topo dos mais vistos usando apenas um truque? Chamado de “palavra-chave Youtube”, esse truque é bem simples e hoje vou te ensinar como fazer.

Engana-se quem pensa que postar vídeo no Youtube e fazer um canal crescer é uma “jogada de sorte”. Na verdade, ainda que alguns “sortudos” viralizem com um vídeo ou outro, o segredo do sucesso chama-se otimização de SEO e ter um bom conteúdo, é claro.

Seja como for, assim como acontece com os blogs, um canal no Youtube precisa de diversas otimizações para conseguir ter muitas visualizações e assim, consequentemente, ganhar mais inscritos.

Hoje quero te explicar o que o termo “palavra-chave Youtube” significa e; vou te mostrar como usá-lo corretamente para conseguir melhorar seu posicionamento dentro da plataforma de vídeos mais famosa do mundo.

Você também vai gostar de saber: “Hacks para Aumentar Views no Youtube

Por que Usar o Youtube para Promover um Negócio?

Mas antes de ir direto ao ponto, quero te dar bons motivos para usar o Youtube em uma estratégia de negócios, principalmente, se você trabalha pela internet como Afiliado, por exemplo.

O primeiro grande motivo para se trabalhar com Youtube (ou dentro dele) é que a cada 60 segundos, pelo menos 300 HORAS de vídeo é “upado”.

Sabe o que isso significa? Que o tempo todo tem gente publicando conteúdo na internet, inclusive seus concorrentes. Portanto, corra e faça o mesmo, caso ainda não tenha começado!

Além disso, existem muitos outros benefícios. Tais como:

  • O Youtube pode ser acessado por pelo menos 91 países;
  • Anualmente, a plataforma cresce cerca de 70% no que se refere as buscas por tutoriais e dicas;
  • Segundo os desenvolvedores, a média de visita dentro da plataforma é de 40 minutos;
  • Mais de 1 bilhão de horas são assistidas no Youtube, todos os dias!

Em resumo, se você vende algum produto ou serviço, precisa estar dentro da plataforma. Afinal, com certeza seu público-alvo é um telespectador assíduo do Youtube. E, em algum momento da vida, ele procurará por algum conteúdo relacionado àquilo que você comercializa.

Palavra-chave Youtube: Seu Vídeo no Topo

Como Deixar Seu Vídeo no Topo usando Palavra-chave Youtube

Vamos direto ao assunto para descobrir como usar Palavra-chave Youtube, a fim de garantir que seus vídeos fiquem sempre no topo.

#1 – Primeiro Passo: Faça a Pesquisa das Palavras-chave

Se você já utiliza blog em sua estratégia digital, deve saber que é preciso fazer uma pesquisa extensa de palavras-chave para conseguir descobrir o que sua audiência deseja encontrar na rede quando faz uma busca no Google.

Nesse sentido, antes de sair publicando um vídeo “de qualquer jeito”, analise as palavras-chaves relacionadas ao conteúdo do seu vídeo. Afinal, de nada adianta criar um vídeo que ninguém quer ver, certo?

Para encontrar as palavras-chave que mais tem a ver com seu vídeo, você pode usar algumas ferramentas gratuitas que são disponíveis na internet. Como por exemplo, o Ubersuggest, que disponibiliza diversos termos de pesquisas relacionados a um mesmo assunto.

No entanto, você pode usar o próprio Youtube para encontrar suas palavras-chave. Isso pode ser feito usando a caixa de pesquisa da plataforma.

Por exemplo, se o seu vídeo ensina como fazer bolo no pote, você pode digitar essa frase no Google e verificar todas as sugestões que ele te dá. A partir disso, é só salvar todas elas para usar nas tags do seu vídeo.

#2 – Segundo Passo: Defina Qual Palavra-chave será a Principal do Vídeo

Agora que você já tem uma lista de palavras-chave relacionadas ao assunto do seu vídeo, é hora de escolher apenas uma delas para ser o “carro-chefe” do seu conteúdo.

Isso é importante porque essa palavra-chave precisa estar no título, na descrição e nas tags do vídeo.

Para conseguir escolher uma boa palavra-chave principal, faça uma análise da concorrência. O ideal é escolher uma palavra-chave que não seja muito concorrida. Dessa forma, as chances de ter seu vídeo no topo serão maiores.

O próprio Ubersuggest dá uma estimativa da concorrência de cada termo de busca. Nesse hiato, escolha a palavra-chave que possui menos concorrência.

PS – Fuja de palavras-chave muito concorridas. Do contrário, seu vídeo ficará escondido entre os vídeos de maior autoridade dentro da plataforma.

#3 – Terceiro Passo: Lembre-se que as Tags são Palavras-chave

Se você é daqueles que publica um vídeo e esquece de preencher as tags, saiba que seu vídeo, dificilmente, irá viralizar.

Isso porque, as tags representam as palavras-chave do vídeo e, por isso, são fundamentais no processo de upload de um conteúdo novo.

Sempre que for publicar o vídeo, certifique-se de ter preenchido as tags e, se possível, use todos os 500 caracteres permitidos, a fim de garantir que o vídeo ficará bem posicionado.

As tags podem ser palavras soltas ou frases. O ideal é que você inclua tags que sejam variantes da sua palavra-chave principal (como já vimos no passo anterior).

Dicas Extras para Deixar seus Vídeos no Topo do Youtube

Agora que você já entendeu a importância e sabe como usar Palavra-chave Youtube, vamos conhecer alguns truques extras para que seu vídeo fique bem posicionado dentro da plataforma:

Crie Conteúdos que Chamem a Atenção do Usuário

No Youtube é preciso ter uma alta taxa de retenção para garantir que o vídeo será bem posicionado.

Isso significa que é necessário criar um conteúdo que prenda os telespectadores em frente ao monitor durante todo o vídeo (ou por boa parte deles).

O ideal é pesquisar bastante sobre o tema que irá falar e, depois criar um bom roteiro para gravar o vídeo de um jeito que mantenha as pessoas atentas ao que você está dizendo!

No geral, crie tutoriais e vídeos com dicas valiosas. Dessa forma, existe uma enorme chance de te assistirem até o final.

Compartilhe seu Vídeo nas Redes Sociais

Uma outra maneira de assegurar que seus vídeos serão vistos por muitas pessoas é através do compartilhamento em redes sociais.

Você precisa compartilhar o link do seu vídeo novo em todos os lugares possíveis, porém, sem fazer spam, ok?

Sendo assim, use o Facebook, WhatsApp, Pinterest e outras mídias, para interagir com as pessoas e levar mais gente para seus conteúdos.

Crie uma Thumbnail Atraente

A thumbnail é a capa do seu vídeo e ela deverá ser chamativa, com o intuito de fazer com que o usuário escolha clicar no seu vídeo, em vez de clicar no vídeo do concorrente.

Use imagens de pessoas com diversas expressões faciais, bem como use letras e cores que possam chamar a atenção de quem está rolando o feed em busca de respostas.

Bom, por hoje é isso! Gostou desse conteúdo e quer receber mais ideias sobre como fazer seu canal bombar no Youtube?

Deixe seu nome e e-mail aqui embaixo e faça parte do meu banco de dados. Por lá, te enviarei conteúdos sobre Marketing Digital em primeira mão!

Um abraço e até lá!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

One Reply to “Palavra-chave Youtube: Seu Vídeo no Topo”

Imagens para Grupo de Afiliados no WhatsApp

[…] Vídeo Marketing […]