Marketing Digital

Passo a Passo: Como Criar uma Fanpage no Facebook

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 30, 2020
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Você acabou de lançar um negócio na internet e quer vender pelas redes sociais, mas não sabe como criar uma Fanpage no Facebook? Confira nosso tutorial que irá te ajudar a explorar todas as possibilidades dessa rede social incrível.

Para quem acabou de criar um negócio digital, ou está decidido(a) a expandir seu negócio físico para as redes sociais, obviamente, que a Fanpage no Facebook é uma excelente maneira de começar essa iniciativa.

Isso porque, o Facebook é a maior rede social do mundo e abocanha mais de 2,3 bilhões de usuários ativos mensalmente. Portanto, se o seu objetivo é vender na internet, obrigatoriamente, precisa estar no Facebook.

Além disso, saber como criar uma Fanpage no Facebook vai te ajudar a desenvolver uma estratégia específica para trabalhar suas campanhas de marketing dentro da plataforma.

Você também vai gostar de saber: “Como Ganhar Dinheiro Como Afiliado Amazon?”

O que é uma Fanpage?

Em linhas gerais, a Fanpage é uma página de divulgação. Onde marcas podem criar conteúdos para atrair novos clientes e nutrir o relacionamento com clientes antigos.

Em síntese, qualquer empresa, ou ainda, empreendedor digital, pode criar uma Fanpage no Facebook, que por sua vez, serve para representar a marca dentro da rede social.

Não existem muitas diferenças entre uma conta pessoal no Facebook e uma Fanpage. Isso porque, você irá inserir informações relevantes no perfil, bem como, deverá adicionar uma foto de capa e foto de perfil – exatamente como faz em sua conta pessoal.

Obviamente, que a recomendação é que a fanpage de um negócio seja totalmente profissional, se possível, com logotipo e outros aspectos relevantes que possam ser facilmente associados ao nome e, aos serviços ou produtos, oferecidos pela empresa.

Além disso, a Fanpage de um negócio oferece ao usuário ferramentas específicas de contato e divulgação, a fim de favorecer o contato entre empresa e clientes.

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Benefícios de Criar uma Fanpage no Facebook

Mas além das ferramentas de contato, quais os verdadeiros benefícios de criar uma Fanpage no Facebook?

Em primeiro lugar, temos o fato de que ao criar sua página comercial no Facebook você é mais visto na internet. Junto com um site ou blog, o Facebook é uma excelente carta de apresentação na internet.

Toda vez que alguém procura por alguma empresa no Google, a página do Facebook é mostrada, o que por consequência, aumenta a relevância da empresa na internet.

Além disso, a página comercial no Facebook não limita o número de seguidores, diferentemente, do que acontece em um perfil pessoal (onde há um limite máximo de 5 mil amigos). Portanto, você pode ter milhares de seguidores acompanhando seus conteúdos publicados na Fanpage.

Você também consegue instalar plugins e botões com chamadas para ação em sua Fanpage, coisa que não acontece na conta pessoal.

Outro benefício está na facilidade de administração. Caso você não consiga gerenciar sozinho(a) sua Fanpage, pode adicionar outros administradores para te ajudar a manter sua página sempre atualizada.

Por fim, quero salientar que ao criar uma Fanpage no Facebook você tem acesso as métricas do seu negócio, que são essenciais para garantir que suas campanhas sejam cada vez mais assertivas, a fim de melhorar seu desempenho em vendas e faturamento.

Como Criar uma Fanpage no Facebook [PASSO A PASSO]

Confira nosso passo a passo para criar uma Fanpage no Facebook:

PASSO 01 – CRIANDO SUA PÁGINA OFICIAL

  1. Acesse o link de criação;
  2. Vincule sua página a sua conta pessoal (caso não tenha uma, crie através do seu e-mail ou número de telefone);
  3. Defina qual será a categoria da sua Página (negócio ou marca/ comunidade ou figura pública);
  4. Após escolher a categoria, preencha as informações necessárias;
  5. Clique em Começar e siga as instruções que aparecerão em sua tela.

OBS: Lembre-se que é importante fazer um planejamento antes de criar a página, a fim de traçar um objetivo coerente com sua proposta de trabalho. Nesse hiato, conhecer sua Persona é muito importante. Acesse nosso artigo sobre como criar Persona e salve para ler depois.

PASSO 02 – PERSONALIZANDO A FANPAGE

Depois de criar sua página comercial no Facebook, é hora de personalizá-la.

Sobre

Na aba “sobre”, você irá falar sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa, bem como, deverá inserir informações de contato, endereço etc.

Aproveite para personalizar sua URL, utilizando o nome da sua marca como link de acesso. Isso irá melhorar seu ranqueamento na internet, e também facilitará o acesso das pessoas até sua página comercial.

Foto do Perfil e Capa

Se você tiver um logotipo próprio, pode colocá-lo como foto de perfil. Todavia, se seu negócio é novo e quase ninguém conhece ainda, pode usar uma foto sua. Foto de pessoa tende a aproximar os usuários, fazendo com que mais gente passe a confiar em seu negócio.

Ao escolher sua foto de perfil, lembre-se de respeitar os padrões de tamanhos das imagens sugeridos pelo próprio Facebook. Faça o mesmo com a escolha da capa da sua página comercial.

Favoritos

Uma dica especial que pode lhe poupar tempo, é adicionar sua nova página aos favoritos.

Ao incluir sua Fanpage aos seus favoritos, você consegue acessá-la rapidamente, tanto pelo computador, quanto pelo celular ou tablet. Dessa forma, será mais fácil manter a organização do seu negócio.

Público Preferido

Nesse caso, estamos falando sobre as predileções de público-alvo.

Para garantir que pessoas interessadas em seu negócio encontrem sua página com facilidade, você deve escolher quais os principais interesses dos usuários que deseja alcançar.

Isso inclui:

  • Gênero
  • Idade
  • Localização
  • Comportamento
  • Etc

PASSO 03 – PUBLICANDO CONTEÚDO E INTERAGINDO COM O PÚBLICO

Depois de ter configurado sua Fanpage do Facebook, é hora de criar conteúdo relevante para seus seguidores.

Procure publicar regularmente, pois isso irá influenciar no engajamento de sua página.

Além disso, crie um conteúdo que seja atraente para sua audiência. Isto é, que responda suas dúvidas, que tire suas dúvidas e seja de fácil entendimento.

Toda vez quem alguém comentar em uma publicação sua ou te enviar uma mensagem, responda o mais rápido possível. Dessa forma, o Facebook irá considerar sua página relevante e passará a indicá-la para mais usuários da rede.

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