Plano de Marketing para Afiliados: Como fazer?

Marketing de Afiliados

Plano de Marketing para Afiliados: Como fazer?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 9, 2020
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Aprenda como criar um Plano de Marketing para Afiliados. E construa um negócio digital consistente e que realmente garanta os resultados que você merece!

Decerto, o mercado de afiliados é um setor em ascensão. O que por consequência, faz com que profissionais comprometidos com essa carreira, invistam em soluções consistentes, visando o resultado a médio e longo prazo. Afinal, todo mundo já sabe que para ganhar dinheiro online é preciso determinação, foco e paciência!

Por meio dessa realidade, é necessário se destacar na internet. E para aumentar sua autoridade na rede e promover sua marca em diferentes canais de comunicação, é importante saber como traçar seu plano de marketing para afiliados.

Em função disso, criamos esse artigo que irá te explicar exatamente tudo o que você precisa saber para construir o seu próprio plano de marketing do absoluto zero! Continue lendo…

O que é um Plano de Marketing?

Antes de tudo, você precisa ter em mente que trabalhar com Marketing Digital requer disposição! Isso porque, é preciso buscar ideias, considerar diferentes interesses e claro, criar um excelente planejamento de campanhas – e é aqui que entra o plano de marketing. 

A construção de um plano de marketing digital, representa o mapeamento de todas as ações de um negócio, tendo em vista, a melhoria dos resultados das campanhas, sobretudo, o aumento do faturamento.

No caso dos afiliados, sabemos que sem vendas não há comissão. Portanto, o plano de marketing deverá ser totalmente direcionado para a conquista de novos leads, objetivando muitas conversões.

Além disso, pode-se dizer que através do plano de marketing você consegue antecipar o retorno sobre o investimento – visando o valor do ticket de cada produto, bem como, pode considerar o grau de afinidade que você tem com cada produto que irá divulgar (o que pode demandar mais ou menos esforço, tempo e recursos).

Benefícios de construir um Plano de Marketing para Afiliados

Inegavelmente, para obter sucesso com um empreendimento, seja físico ou digital – é necessário investir em um plano de marketing. Tratando-se do mercado de afiliados, podemos destacar os seguintes benefícios:

  • Ao mapear todas as etapas, você economiza tempo e dinheiro;
  • Garante maior assertividade na escolha do nicho e dos produtos;
  • É capaz de antecipar possíveis erros nas campanhas seguintes;
  • Aprende a mensurar os resultados;
  • Identifica e reconhece as características de suas Personas;
  • Aprende como utilizar corretamente cada um dos canais de comunicação.

Leia também: “Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa”.

marketing com bruno marinho

Como fazer um Plano de Marketing para Afiliados eficiente?

Mas, agora que você já sabe o que é um Plano de Marketing para Afiliados e sabe quais são seus benefícios, confira 7 dicas de como montar o seu:

#1 – Defina o Nicho e Escolha os Produtos

Primeiramente, é importante ter o nicho bem definido.

Em segundo lugar, escolha produtos dos quais possua certa afinidade. Já falamos desse assunto em outros artigos aqui no blog. Mas, é sempre bom ressaltar essa questão.

Isso porque, ao escolher produtos que você já tem algum tipo de conhecimento prévio, ou pelo menos, goste de falar sobre – as chances de potencializar as vendas, aumentam e muito!

Além disso, lembre-se que será preciso criar conteúdo sobre o produto que será vendido, o que por sua vez, requer habilidade e domínio. Sendo assim, foque em produtos que você realmente goste e acredite de verdade nos benefícios.

#2 – Segmente seu Público

A segmentação do público-alvo é extremamente fundamental para um afiliado de sucesso. Do contrário, você pode colocar seu plano de marketing em risco.

Quando você segmenta suas campanhas, pensando exatamente nas pessoas que deseja atingir, consegue fazer com que cada ação seja altamente direcionada. Isso pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia.

Para segmentar seu público, comece considerando os seguintes critérios:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Interesses;
  • Comportamento online;
  • Hábitos de consumo.

Saiba mais através desse artigo: “Como Criar Personas para seu Negócio Online?”.

#3 – Monte um Calendário Editorial

O calendário editorial é o mesmo que um cronograma com datas pré-estabelecidas para a publicação de seus conteúdos digitais. Por exemplo, você pode programar suas publicações para as segundas, quartas e sextas.

Em suma, você precisa dele para construir seu plano de marketing, pois ele te ajudará a manter a constância na rede – o que é muito importante para os algoritmos do Google a das redes sociais.

Através da publicação periódica você melhora o engajamento de suas publicações e assim, consegue atrair mais usuários para seu site, blog e perfis nas mídias sociais.

#4 – Pratique o Benchmarking

Em linhas gerais, o Benchmarking é o mesmo que analisar de maneira aprofundada, as estratégias utilizadas por seus concorrentes. Ou seja, espie a concorrência!

Esse tipo de prática é muito comum e saudável, pois melhora os níveis de qualidade das campanhas, fazendo com que os produtos divulgados sejam bem recebidos pelos clientes.

Nesse sentido, verifique quais são os canais de comunicação mais utilizados pelos concorrentes, e procure fazer campanhas mais completas do que as que estão sendo oferecidas por eles.

#5 – Defina quais serão seus Canais de Atuação

Passada a etapa inicial de escolha de nicho e programação de conteúdo, é importante definir em quais canais sua empresa estará presente. Portanto, depois de ter analisado sua concorrência, ficou fácil planejar em qual canal você irá atuar, não é mesmo?

Dentre os canais de comunicação mais utilizados pelos afiliados, temos:

  • Redes Sociais;
  • Blogs;
  • E-mail Marketing;
  • WhatsApp;
  • Youtube;
  • Google Ads.

#6 – Faça Parcerias

Quando falamos de parcerias no Marketing de Afiliados, estamos nos referindo ao ato de ‘delegar tarefas’.

Ainda que você consiga fazer muita coisa sem a ajuda de ninguém, saiba que existem pessoas especializadas em determinados segmentos, o que pode alavancar o seu negócio digital.

Por isso, considere as seguintes parcerias:

  • Contrate um profissional que Produza seu Conteúdo;
  • Invista em um Designer para criar suas artes personalizadas;
  • Procure por influenciadores digitais que possam promover sua marca nas redes sociais.

#7 – Mensure os Resultados

Sempre mensure os resultados!

Independentemente das campanhas que você faça, nunca se esqueça de efetuar um levantamento dos dados.

Ao analisar os resultados de cada estratégia, você consegue prever e antecipar possíveis falhas em campanhas futuras. Além disso, fica mais fácil registrar quais são seus indicadores-chave de performance (KPIs).

E por hoje é isso!

Se você quiser consumir mais conteúdo como esse, continue navegando em nosso blog. 

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