Desenvolvimento Pessoal

Poder de Persuasão: A arte de convencer qualquer pessoa

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em fevereiro 20, 2020
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Você já se perguntou como convencer qualquer pessoa através do simples Poder de Persuasão? Aprenda como vender mais sem precisar manipular ninguém!

Decerto você já percebeu o quão difícil é, se destacar dos concorrentes sem ter uma Estratégia de Marketing Digital bem definida. Afinal, existem milhares de afiliados e produtores digitais que estão em busca de novos clientes. E para conquistar um lugar ao sol, é preciso determinação, trabalho duro e muito jogo de cintura no momento de realizar uma nova venda.

Embora a internet seja incrivelmente poderosa, ela não faz milagres! E não é à toa que o planejamento de vendas é um dos processos mais importantes da estruturação de um negócio online.

Supomos que você tenha optado por um nicho rentável. Já tenha uma estrutura digital através de mini sites, blogs e perfis sociais, contudo, não entenda nada sobre vendas. O que fazer para atrair mais clientes e conseguir potencializar seu faturamento?

Nesse sentido, o mais coerente a se fazer é, estudar maneiras de convencer (honestamente) as pessoas de que seu produto ou serviço vale a pena e, que ela terá inúmeras vantagens ao comprar de você. Por isso, nesse artigo vamos abordar o Poder de Persuasão, a fim de implementar suas técnicas de vendas, garantindo que você venda mais pela internet!

Como aumentar as vendas através do Poder de Persuasão?

Antes de tudo vamos recorrer ao dicionário para tratar com clareza sobre a definição de persuasão:

“Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro indivíduo adote certa linha de conduta, teoria ou crença.”

Quando falamos do poder de persuasão em vendas online, é preciso muito cuidado!

Você deverá ter em mente que ao vender um produto, seja físico ou digital, é de sua inteira responsabilidade, negociar com os clientes através de argumentos autênticos. Ou seja, não se pode mentir, nem “acrescentar” atributos que não existem.

Por exemplo, é totalmente comum e justificável usar da persuasão em copys e landing pages. Pois você precisa convencer as pessoas de que seu produto realmente funciona.

No entanto, afirmações falsas sobre os benefícios dos produtos/serviços podem dizimar sua credibilidade; acabar com as chances de crescimento do seu negócio; e ainda, no pior das hipóteses, você pode acabar com problemas judiciais.

Mas, como aumentar as vendas através do Poder de Persuasão?

Aprendendo o máximo que puder sobre a pessoa que você deseja convencer!

Quer mais detalhes? Continue lendo esse artigo…

Qual o melhor momento para usar essa técnica?

Inegavelmente, quando você vende algum produto ou serviço, já tem em mente o ‘tipo de pessoa’ que irá comprar de você, certo? No Marketing Digital, chamamos isso de Persona.

A persona é um personagem fictício que representa diferentes tipos de clientes de um determinado segmento. Por meio dela, nós conseguimos definir as melhores estratégias de vendas através da segmentação. Ou seja, dentro do seu Público-Alvo existem diferentes Personas, sendo que, é possível vender para todas elas, desde que você reconheça as características específicas de cada uma.

Portanto, para usar o Poder de Persuasão é preciso conhecer a sua Persona, identificando em qual momento do Funil de Vendas ela está. Já tratamos desse assunto em um outro artigo sobre Funil de Vendas e E-mail Marketing, vale a pena conferir!

Em função disso, existem alguns aspectos importantes que poderão te ajudar a reconhecer esse momento ideal. Sendo que o primeiro deles é a Reciprocidade!

Isso porque, no geral é mais fácil convencer alguém que se sente em dívida com você. Afinal, se você faz algo bom para alguém, ela se sente grata. E é justamente nesse momento, em que você tem mais abertura para persuadi-la a comprar de você.

Vamos trazer isso para o Marketing Digital, a fim de ilustrar melhor esse mecanismo.

Exemplo: Se você tem um site que vende suplementos para emagrecer, pode (e deve) oferecer algum material gratuito para ser baixado por seus visitantes (um e-book com dicas, por exemplo). Em troca desse pequeno favor, eles deverão deixar seus e-mails.

Dessa forma, a partir daí, é possível enviar sua proposta de vendas através do e-mail marketing, que por sua vez, terá uma margem de abertura maior, afinal, o usuário já te conhece e confia em você, pois anteriormente, você enviou para ele um e-book de dicas para emagrecer sem cobrar nada.

Percebeu como esse ‘truque’ pode ser essencial em sua estratégia de vendas?

marketing com bruno marinho

Como convencer qualquer pessoa de qualquer coisa?

Porquanto, agora que você já compreendeu que através do Poder de Persuasão é possível convencer qualquer pessoa de qualquer coisa, vamos às dicas de como fazer isso na prática:

#1 – Nunca diga NÃO

Surpreendentemente, as pessoas simplesmente ignoram a palavra “Não”.

Quer um exemplo?

“Não pense em um elefante rosa”.

Provavelmente, nesse exato momento você está visualizando um elefante rosa em sua mente.

Isso acontece porque nosso cérebro não consegue processar o “Não”.

Nesse hiato, a primeira dica é: nunca diga não.

Na prática isso funciona da seguinte forma, em vez de dizer “não esqueça de compartilhar esse conteúdo em seu Facebook”, diga “compartilhe esse conteúdo em seu Facebook”.

Esse tipo de afirmação é uma prática totalmente honesta de persuadir os usuários a fazer algo que você deseja!

#2 – Crie uma Necessidade durante a Persuasão

De acordo com o psicólogo americano Abraham Maslow, nós somos motivados por tudo aquilo que ainda não temos, sendo que, existe uma hierarquia quanto às necessidades básicas da vida humana, como comer e dormir, por exemplo.

Em suma, Maslow classifica nossas necessidades da seguinte maneira:

  1. Básicas – respirar, comer, dormir, ter abrigo e satisfazer os desejos sexuais.
  2. Psicológicas e sociais – onde todo mundo precisa de amor e da sensação de pertencimento a um grupo.
  3. Autorrealização – nesse caso, quando o indivíduo tem as necessidades anteriores atendidas, deseja a autorrealização, a fim de evoluir como Ser.

Portanto, para usar o Poder de Persuasão para vender mais, você pode explorar todas essas necessidades, de tal forma, que seus clientes serão facilmente convencidos de que seu produto ou serviço, realmente irá ajudá-lo.

#3 – Crie Escassez

Se você leu nosso artigo sobre Gatilhos Mentais em Mídias Sociais, já está familiarizado(a) com o tema. Todavia, vale ressaltar que o gatilho de escassez é um dos mais imponentes que existem. Principalmente, porque através dele é possível convencer um cliente de que a compra precisa ser feita com urgência, do contrário, ele poderá ficar sem todos os benefícios do seu produto/serviço.

Em síntese, isso significa que quando você usa um gatilho de escassez, ativa em seu cliente o medo de perder aquela oportunidade única, fazendo com que ele realize uma ação a seu favor (nesse caso, que ele compre de você).

Existem duas formas de usar o gatilho de escassez:

  1. Quantidade – “Restam apenas 10 produtos em estoque”;
  2. Prazo – “A promoção se encerra em 24 horas”.

#4 – Seja consistente

Segundo o psicólogo Robert B. Cialdini, autor do livro “As Armas de Persuasão”, nós temos certa tendência em ver a consistência como algo atraente. Sem contar que, tratamos disso como um forte indicativo de que, quando alguém é consistente, é também estável e confiável.

Em outras palavras, se você agir com consistência conseguirá persuadir os clientes a tomarem uma decisão favorável ao seu negócio.

Para isso, é preciso ter compromisso com a verdade e ser coerente em tudo o que diz. 

Novamente, vale lembrar que mentir sobre falsos benefícios é uma péssima ideia. No lugar da mentira, mostre a realidade! Vamos falar disso na próxima dica…

#5 – Use a Prova Social durante a Persuasão

Por fim, para garantir que o consumidor compre de você sem que você tenha que inventar histórias sobre o que você vende, utilize a prova social para influenciar os consumidores.

Exemplos de prova social:

  • Depoimentos de quem já comprou de você;
  • Avaliações positivas do produto;
  • Comentários nas redes sociais;
  • Apoio de influenciadores digitais;
  • Número de seguidores e visualizações de seu negócio;
  • Selos de confiança.

Esses são só alguns exemplos de tudo o que pode ser usado em favor do seu negócio digital, para convencer alguém de que realmente vale a pena comprar de você.

Viu só quanta dica importante para impulsionar a sua estratégia de vendas online?

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