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O que são Públicos Personalizados?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 8, 2021
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Para garantir a satisfação dos usuários do Gerenciador de Negócios do Facebook, a plataforma disponibilizou a opção de Públicos Personalizados. Que por sua vez, permite a criação de públicos específicos com base em informações obtidas fora da rede social. Como por exemplo, aquelas deixadas em suas páginas de vendas ou coletadas através de sua lista de e-mail.

Desde 2013, o Facebook oferece a seus usuários a ferramenta de personalização de públicos com base em listas de e-mails. Dessa forma, é possível utilizar telefones e e-mails obtidos fora da rede social.

Em outras palavras, você pode coletar as informações de seus leads em qualquer local (site, blog ou página de captura) e, posteriormente, utilizar esses dados dentro dos anúncios personalizados do Facebook.

Para quem é afiliado, essa opção é muito plausível. Visto que, o produtor de um produto em específico, tem acesso a uma série de informações sobre pessoas que compraram ou demonstraram interesse em seus produtos. Nesse caso, o afiliado pode solicitar essa lista para criar públicos personalizados em campanhas do Facebook.

Obviamente que, essa estratégia é muito assertiva, pois, por meio dessa personalização, a chance de “fisgar” alguém que está altamente propenso a comprar de você, se torna muito maior! Em suma, você gasta menos com anúncios e consegue vender muito mais!

Salve para ler depois: “O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook e como usar?

O que são Públicos Personalizados?

Públicos Personalizados são uma opção de segmentação do Facebook. Por meio deles, você pode integrar uma lista de e-mails e telefones com o sistema de anúncios da plataforma.

Nesse hiato, existe um enorme benefício dentro desse recurso. Afinal, ele favorece a criação de campanhas específicas para quem já conhece o seu produto ou serviço.

Em resumo, os Públicos Personalizados se distribuem da seguinte forma:

  • Antes de tudo, você precisa construir uma lista de e-mails e telefones fora do Facebook. Isso pode ser feito por meio de blogs, sites, páginas de captura, newsletter etc;
  • Depois, você deverá baixar os dados coletados e organizá-los em um arquivo único;
  • Em terceiro lugar, esse arquivo precisa ser upado dentro do Facebook. Dessa forma, a rede social fará uma comparação entre os dados enviados por você e os dados cadastrados dentro da plataforma. Esses dados são aqueles que fornecemos no momento do cadastro da nossa conta para usar o Facebook;
  • Assim que o Facebook identifica os usuários, ele “cria um grupo de contatos importados” e te autoriza a criar anúncios segmentados para esse grupo em específico. Nesse sentido, suas campanhas já serão adaptadas aos seus interesses. Isso vale para os anúncios que aparecem no Facebook e no Instagram.

Qual a Importância dos Públicos Personalizados?

É comum ter dúvidas sobre a relevância de usar esse recurso de “personalização de públicos” do Facebook. Mas você precisa saber que por meio deles, sua estratégia de Marketing Digital fica muito mais assertiva.

Além disso, você consegue economizar muito dinheiro, pois, os públicos são mais redirecionados, evitando cliques indesejados (o que chamamos de tráfego frio).

Outro aspecto relevante a ser analisado é o fato de que o Facebook é extremamente concorrido. Ou seja, existem muitas empresas interessadas em anunciar dentro da plataforma e, por isso, a rede limitou o alcance orgânico das publicações, forçando as empresas a investirem em anúncios.

Sabendo que muitas empresas estão investindo em anúncios, a melhor maneira de conseguir ter bons resultados com suas campanhas, é otimizando e personalizando seu público-alvo. Do contrário, será tempo e dinheiro perdido!

Através da customização de sua audiência, você consegue obter detalhes importantes, que passariam desapercebidos, caso não houvesse a possibilidade de segmentar os anúncios. Daí, a importância de compreender e usufrui dos diferentes tipos de públicos personalizados do Facebook!

publico personalizado

Quais os Tipos de Público do Facebook Ads?

Quando você acessa a opção de Públicos no seu Gerenciador de Anúncios, verá que existem 4 tipos de segmentação de público. São elas:

  1. Público Personalizado – A primeira opção é a de Público Personalizado, onde você consegue utilizar uma lista de contatos pronta para definir com quem seus anúncios deverá ter contato dentro do Facebook e Instagram. Ou seja, pessoas que já conhecem sua marca ou produto.
  2. Público Semelhante – Essa opção é chamada de “Lookalike”, onde o Facebook permite chegar a novos usuários que possuem características semelhantes às pessoas que já se interessaram por sua empresa anteriormente, como por exemplo, aquelas da lista de público personalizado.
  3. Público Salvo – Após utilizar as opções anteriores (Personalizado ou Semelhante) você pode criar públicos salvos. Dessa forma, reutiliza-se dados importantes, junto de dados de interesses, comportamentais e demográficos. A ideia é munir-se de muitas informações para melhorar os resultados de campanhas futuras.
  4. Público de Anúncio Especial – Essa opção é mais direcionada para quem deseja criar anúncios de emprego, moradia ou crédito especial. Isso porque, essa opção de segmentação usa informações de públicos existentes para alcançar pessoas de comportamento parecido ou com restrições de seleção dessas categorias.

publico personalizado

Como Criar Campanhas de Público Personalizado com uma Lista de Clientes

Depois que você define o formato do seu anúncio dentro do Facebook Ads, a opção de segmentação de público aparecerá. E para escolher a opção de Público Personalizado Lista de Clientes, você deverá enviar uma lista de contatos em formato de .txt ou .csv.

Basta carregar o arquivo no local informado pela plataforma e pronto. Siga o seguinte passo a passo:

  • Para adicionar uma lista de clientes vá até Criar público;
  • Em seguida, clique em Público Personalizado e depois em Lista de clientes;
  • Depois selecione os identificadores que deseja incluir;
  • Feito isso, adicione a lista de clientes e dê um nome para ela;
  • Confirme se mapeou os identificadores corretamente e verifique se todos os possíveis erros foram resolvidos. Nessa etapa você receberá uma das seguintes notificações:

O símbolo de marca de seleção verde significa que seus identificadores foram mapeados corretamente e estão prontos para serem convertidos em hash e, consequentemente, usados para o processo de correspondência.

O símbolo de exclamação amarelo significa que você optou por não incluir certos identificadores ou que alguns identificadores precisam ser atualizados manualmente. Você tem mais chances de obter uma taxa de correspondência melhor para criar um público se fizer as correções antes de carregar o arquivo.

  • Por fim, carregue a lista de clientes, clicando em Carregar e criar.

De maneira automática, a ferramenta mapeará as informações por meio de cruzamento dos dados, de sua lista de contatos com os dados do próprio Facebook.

Assim que as correspondências forem encontradas, ou seja, quando os e-mails que você enviou para o Facebook são encontrados na base da rede social, elas serão adicionadas a um Público Personalizado para você utilizá-lo na sua segmentação. Os contatos não encontrados são excluídos.

(Fonte: Facebook)

Como Criar Campanhas de Público Personalizado em seu Site

Quando você opta em trabalhar com o Facebook Ads, passa a ter muitas vantagens em suas estratégias de Marketing Digital. Isso porque, as campanhas de Público Personalizado no Facebook podem ser integradas e monitoradas com muita facilidade, devido ao Pixel do Facebook.

O pixel é uma simples linha de código que, implementada em seu site, permite que o Facebook combine o público que visitou o seu site com o público do Facebook. Como resultado dessa combinação, seus anúncios começam a aparecer para pessoas específicas, aumentando as chances de conversão.

Portanto, para criar campanhas de público personalizado em seu site, tudo o que você precisa fazer é instalar o Pixel do Facebook dentro dele (ou em uma página de vendas). Dessa forma, os dados serão cruzados e você poderá analisar e mensurar os resultados dentro do seu relatório do Facebook.

O que são as Campanhas de Público Personalizado de Envolvimento?

Um Público Personalizado de Envolvimento é um tipo de Público Personalizado. Todavia, ele é formado por pessoas que, de alguma maneira, se envolveram com algum conteúdo da sua página no Facebook.

Por exemplo: usuários que curtiram ou comentaram em algum post seu. Bem como, pessoas que visualizaram um vídeo, ou abriram um formulário de cadastro.

Por meio dos Públicos Personalizados de Envolvimento, você pode criar campanhas para pessoas que realizaram essas ações em específico. Ou ainda, pode usar essas informações como fonte para criar um Público Semelhante.

Como Criar um Público Personalizado com base em Envolvimentos com a Página:

  • Acesse seus Públicos;
  • Clique em Criar público;
  • Escolha Público Personalizado;
  • Clique em Página do Facebook;
  • Escolha uma seção de regras (é preciso começar com uma regra inclusiva);
  • Adicione seções de regras inclusivas ou exclusivas (você pode ter no máximo 5 regras por público);
  • Dê um nome para o público;
  • Clique em Criar público, e pronto!

Como Criar um Público Personalizado de Envolvimento com a Experiência Instantânea:

  • Acesse seus Públicos;
  • Clique em Criar público;
  • Selecione Público Personalizado;
  • Em seguida, selecione Experiência instantânea;
  • No campo “Incluir”, escolha o tipo de envolvimento que você deseja usar;
  • No campo “Nos últimos”, digite o número de dias que você deseja que o Facebook colete os envolvimentos;
  • Depois escolha a Página cuja experiência instantânea você deseja usar;
  • Busque opções disponíveis de experiência instantânea;
  • Clique em Incluir mais ou Excluir mais para adicionar seções de regras adicionais ao seu público (você pode ter cinco seções de regras por público);
  • Adicione um nome ao público criado;
  • Clique em Criar público, e pronto!

Como Criar Públicos Personalizados com base no Envolvimento do Instagram:

Por fim, você pode criar públicos personalizados com base no envolvimento do Instagram. Para isso, é necessário que sua conta do Instagram seja de uso profissional.

Você poderá segmentar seus públicos com base em usuários que:

  • Visitaram o perfil da conta;
  • Se envolveram com as postagens ou anúncios;
  • Enviaram mensagens para a sua conta;
  • Salvaram seus posts ou anúncios.

Para criar públicos personalizados com base no envolvimento do Instagram, faça o seguinte:

  • Acesse seus Públicos;
  • Clique em Criar público;
  • Escolha a opção de Público Personalizado;
  • Em seguida, clique em Perfil comercial do Instagram;
  • Clique em “Perfil comercial” e escolha o perfil desejado;
  • Depois clique em “Tipo de envolvimento” e escolha o tipo desejado;
  • Preencha o campo “Nos últimos” com o número de dias que você deseja consultar o envolvimento dos usuários. Você pode consultar até os últimos 365 dias;
  • Em seguida, adicione seções de regras (no máximo 5). Clique em Incluir mais ou Excluir;
  • Por fim, clique em Salvar.

Por meio de todas essas otimizações você torna suas campanhas mais assertivas e melhora seus resultados no Marketing Digital.

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2 Replies to “O que são Públicos Personalizados?”

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