O que é Branding e como Melhorar a Gestão da sua Marca

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O que é Branding e como Melhorar a Gestão da sua Marca

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 13, 2020
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Branding é um conjunto de ações que visam melhorar a percepção das pessoas com relação à sua marca. A ideia é tornar o seu negócio mais conhecido por meio de uma identidade visual, de seus valores etc.

Quando você se depara com duas cores específicas: amarelo e vermelho, rapidamente consegue relacioná-las à quê empresa?

Se sua resposta for “McDonald’s” é sinal de que o Branding deles está funcionando muito bem!

Em suma, o Branding se refere a gestão de marca de uma empresa, cujo objetivo é fazer com que ela fique cada vez mais conhecida!

O exemplo do McDonald’s foi só um, dos inúmeros que podemos citar, a respeito de cases de sucesso relacionadas a gestão de marca.

Afinal, quem é que ao ver um ‘papai noel’ – em segundos lembra de uma coca-cola bem gelada? Você e eu!

Ou ainda, ao ver uma ‘maçã mordida’ fica tentado(a) a comprar um iphone da Apple?

Todas essas grandes empresas focam muito na gestão de marca, pois sabem que trabalhar o Branding é essencial para se tornar inesquecível no mundo dos negócios!

Leia também: “Jornada do Herói: Atraia clientes através de uma boa história”

O que é Branding?

O conceito de Branding é exatamente esse: ser lembrado ou ainda, jamais ser esquecido!

Portanto, essa estratégia requer planejamento, estruturação e claro, muita gestão. Afinal, é preciso construir um plano de ação para torná-lo eficiente e consistente.

Para ecoar na mente dos consumidores, a empresa precisa se destacar da multidão.

Lembra do exemplo do McDonald’s? Existem milhares de outras empresas de fast-food, mas nenhuma delas é tão imponente quanto ela. E por que? Porque os gestores sabem exatamente o que fazer para atrair a atenção dos consumidores.

Ainda seguindo esse exemplo, a empresa age de diferentes maneiras para atrair olhares:

  • Criaram o Ronald – o palhaço exclusivo da marca;
  • Adicionaram brindes em um lanche infantil – dando vida a um lanche ‘especial’ para as crianças;
  • Fazem ações sazonais com o logo – como por exemplo, agora em época de pandemia a empresa alterou o logo, separando os arcos amarelos da marca. Fazendo alusão ao fato de que é preciso se manter em isolamento social para evitar a disseminação do vírus.

Perceba que todas essas ações fazem parte da gestão da marca, que por sua vez, está o tempo todo atento às mudanças comportamentais do mundo dos negócios.

Portanto, podemos dizer que o maior intuito do Branding é fazer com que todas as pessoas reconheçam uma empresa e lembrem-se de seu posicionamento social, de seus valores e de suas crenças.

O que é uma Marca?

Mas talvez agora você esteja em dúvida sobre o que é uma marca, já que o Branding é uma estratégia da gestão de marca de uma empresa.

E o que posso te falar sobre isso é que, uma marca está além de um logotipo ou do nome da empresa.

Sua marca representa sentimentos e experiências que você deseja transmitir para o seu público.

Em síntese, cada pessoa pode interpretar sua marca de um jeito diferente, contudo, o seu objetivo como empresa, é tocar positivamente, o maior número de pessoas, por meio de contextos sociais, culturais e econômicos.

Portanto, ainda que você não tenha total controle sobre o que as pessoas irão sentir ao ver sua marca, é importante “gerir” essa identidade, com a finalidade de que o maior número de pessoas consiga ser impactado positivamente pelo seu negócio.

E o Branding é, justamente, a ferramenta ideal para fazer essa gestão!

marketing com bruno marinho

Como Melhorar a Gestão da Sua Marca

E agora vamos descobrir como você pode melhorar a gestão da sua marca.

Antes de tudo, lembre-se que sua empresa precisa de uma marca forte e coerente com suas crenças. Por isso, é importante que você crie mecanismos que possam fortalecer seu relacionamento e comunicação com os clientes.

Anote aí algumas dicas:

Relembre seu Propósito

O primeiro passo é relembrar os motivos de ter criado sua empresa.

Ao iniciar um negócio, seja ele físico ou digital, você precisa de um propósito, certo? Afinal, seu objetivo é lucrar com algo que faça a diferença na vida das pessoas. Isso quer dizer que, seu propósito é a razão do seu negócio existir!

Por isso, para melhorar a gestão da sua marca, é necessário revisar seus valores e a essência da sua marca.

Anote quais são suas promessas e identifique como você se posiciona perante ao mercado e as dores de seus consumidores. Use os resultado dessa análise para restabelecer ações e traçar novas metas.

Fortaleça sua Promessa

Se você se comprometeu a fazer algo por alguém ou pelo mundo à sua volta, então faça!

Por exemplo, meu propósito desde o início, foi construir uma estrutura sólida e confiável para ajudar empreendedores que desejam conquistar sua independência financeira, fortalecendo seus negócios digitais.

Mas, independente disso, me comprometo a ajuda diferentes empreendedores, inclusive, àqueles que possuem negócios físicos. Pois a ideia é atender uma demanda da população que deseja fazer seus negócios decolarem.

Nesse sentido, criei esse blog que você está lendo, bem como, criei o Instituto Desenvolve T.I – uma plataforma acessível, que oferece cursos online para empreendedores de diferentes segmentos!

Ou seja, estou fortalecendo minha promessa perante à comunidade!

Faça o mesmo pelo seu negócio e dessa forma, você conseguirá melhorar seu Branding, que por sua vez, irá fortalecer sua gestão de marca.

Destaque os Atributos de Marca

Os atributos da sua marca são elementos que podem caracterizar o seu negócio. Como por exemplo:

  • Paleta de Cores;
  • Logo;
  • Conteúdo;
  • Voz da marca (como você se comunica com os clientes).

Considere os atributos da marca como sendo características da personalidade da sua empresa.

É isso mesmo! Trate sua empresa como se ela fosse uma pessoa e dê vida à ela!

Conclusão

Como resultado de seguir e implementar todos esses aspectos em seu negócio, você terá humanizado sua empresa. Isso significa que agora você tem uma empresa mais humana, que atende às necessidades reais de pessoas reais.

Isso não tem preço!

Em outras palavras, através de uma gestão de marca eficiente, e de uma estratégia de Branding detalhada, sua empresa conseguirá alcançar clientes qualificados.

Ou seja, pessoas que se identificam com seu negócio e estão dispostas à defendê-lo, tudo porque compartilham de ideias e valores semelhantes aos seus!

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