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Principais técnicas de vendas para atrair clientes

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 25, 2021
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As técnicas de vendas são mecanismos de negociação e de abordagem que auxiliam no fechamento de um negócio. Com elas é possível quebrar objeções, convencendo o cliente a comprar um produto ou serviço de você.

Se você possui um bom produto ou tem um excelente serviço a oferecer, mas na hora “do vamos ver”, acaba perdendo muitos clientes, pode ser que o problema esteja em suas técnicas de vendas.

Note que é comum presenciar vendedores dialogando com clientes por longos períodos de tempo e; é importante dizer que essa conversa faz parte das técnicas de vendas do profissional, que por sua vez, busca convencer o cliente a comprar algo da loja.

Em tese, por meio de um alto poder de persuasão, é possível criar uma espécie de conexão com o cliente, fazendo com que ele se sinta confortável em comprar algum produto ou serviço (que diga-se de passagem, às vezes ele nem precisa).

Mas, engana-se quem pensa que dentre as técnicas de vendas está a mentira. Na verdade, mentir foge os princípios básicos do bom vendedor; que deve ser representado por uma figura confiável e totalmente transparente.

“Ah Bruno, mas você mesmo disse que muitas vezes o cliente nem precisa do produto e, mesmo assim, o vendedor consegue persuadi-lo a comprar.”

Sim! Mas, isso não significa que o vendedor tenha mentido sobre o produto.

Tudo o que o vendedor precisa fazer é dizer a verdade com bastante persuasão, apontando os benefícios do produto – sem precisar inventar histórias.

Quantas vezes você já comprou algo que não precisava naquele momento, mas que sabia que pelos benefícios, valeria a pena? Uma hora ou outra, a gente sempre acaba utilizando o que compramos – e quando não utilizamos, doamos para alguém que usará.

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O que são Técnicas de Vendas?

Em síntese, as técnicas de vendas são representadas por uma abordagem, isto é, um diálogo que leva ao convencimento de alguém com relação a compra de determinado produto ou serviço.

Nesse sentido, o papel do vendedor é quebrar as objeções (dúvidas) do cliente, convencendo-o de que realmente vale a pena fazer negócio naquele momento.

Portanto, as técnicas de vendas devem garantir que o cliente sairá com a certeza de que o produto é bom e, que, obviamente, suprirá suas necessidades de consumidor.

No entanto, é preciso dizer que existem diversas metodologias que podem ser aplicadas; que por sua vez, precisam ser utilizadas de maneira apropriada. Visto que, existem muitos cenários diferentes e cada cliente possui necessidades específicas.

Princípios Básicos

Para que haja um entendimento maior sobre os mecanismos de negociações, vamos esclarecer o seguinte:

  • Todo vendedor precisa compreender a necessidade do cliente e deve saber identificar sua urgência de compra;
  • O bom vendedor deve, obrigatoriamente, esmiuçar todos os benefícios do produto ou serviço que está vendendo;
  • É preciso quebrar objeções com sensibilidade, a fim de evitar constrangimentos para os clientes. Como por exemplo, falar sobre falta de dinheiro etc.

técnicas de vendas

5 Técnicas de Vendas Matadoras para atrair clientes

Anote aí tudo o que você precisa saber para vender muito mais, seja pela internet ou pessoalmente.

#1 – Foco Total no Cliente

Nem venha com desculpas, pois para ter sucesso em qualquer empreendimento é preciso ter foco no consumidor.

Como você conseguirá vender produtos ou serviços se não estiver pensando em quem consumirá?

Portanto, a primeira técnica a ser aplicada, na verdade nem técnica é. Tudo o que você precisa fazer é ter empatia pelo cliente e saber ouvi-lo com atenção.

Quando você volta sua atenção para o que está sendo dito pelo consumidor, ele se sente mais confortável e confiante em expor seus pensamentos com relação ao produto ou serviço que está sendo oferecido a ele.

Através dessa ligação e conexão que se cria entre vocês, a venda acontece! Vai por mim!

#2 – Positividade Sempre

Sabe aqueles dias que não dá nem vontade de sair da cama?

Pois é, o bom vendedor ignora o fato de que existem problemas no mundo e se entrega a positividade do universo.

Obviamente que não dá pra ficar de bom humor sempre, mas, agir e falar com total positividade é uma arma poderosa no mundo dos negócios.

Você não precisa ser “falso”. Mas pode ser simpático.

Com certeza, isso fará a diferença na vida de alguém e, pode ser o segredo para te garantir aquela venda tão importante.

#3 – É Tudo ou Nada

Todo cliente está em busca de duas coisas: prazer e economia.

Portanto, o seu trabalho como vendedor é conseguir saciar esses desejos que estão entrelaçados.

Ofereça oportunidades e faça com que elas pareçam “únicas”.

Demonstre que é “tudo ou nada” ou “agora ou nunca”. Isso aumentará o senso de urgência do cliente e, por conseguinte, resultará em mais vendas.

#4 – Concordar Sempre, desde que…

É importante que o cliente sinta que “está ganhando o jogo”. Isto é, ele precisa sentir que está dominando a negociação. Mas, não pode decidir os acertos finais.

Nesse caso, você até pode aceitar descontos propostos pelo cliente, desde que, ele feche com você, imediatamente.

Além disso, explique que acordos são válidos apenas para aquele momento e, do contrário, ele estará perdendo uma excelente oportunidade.

#5 – Use Metáforas

Para garantir que o cliente consiga visualizar e compreender melhor o funcionamento de determinado produto, por exemplo, você pode criar comparações com situações do dia a dia.

Esse tipo de linguagem (metáfora) tende a ser mais acessível e, por isso, é mais fácil de convencer.

Conclusão

Existem muitas técnicas de vendas que podem ser utilizadas no dia a dia, tanto em vendas presenciais quanto em vendas online. Mas, o mais importante de todo o processo é saber como lidar com o cliente.

Para se tornar um bom vendedor é preciso ter empatia, ou seja, saber ouvir e saber se colocar no lugar do outro.

Muitas vezes, o outro está passando por um momento difícil e, através de uma palavra ou ação, podemos mudar o rumo de sua vida.

Portanto, antes de iniciar uma negociação, seja humano!

Sempre ouça e fale com carinho e atenção. Essa é a base para o respeito mútuo e, com certeza, faz toda a diferença na hora de fechar uma venda.

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Um abraço e até a próxima!

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